ASSIS - SÃO PAULO

preview_player
Показать описание
Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, distante 434 km da capital estadual e abriga uma população total de 104.386 habitantes (Estimativa IBGE/2019).
A sede tem uma temperatura média anual de 21,37 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo uma zona de transição de vegetação e solo, diferenciando-se da região, possuindo uma coloração avermelhada porém arenoso.
O nome Assis, o qual o município é conhecido hoje, era originalmente Acis e foi batizada assim em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Acis Nogueira. Assis teve sua grafia alterada por força do decreto-lei estadual nº 14.334, de 30­/11/1944.
Assis foi emancipada de Campos Novos do Paranapanema na década de 1910.
Assis é conhecida pelo seu título de Cidade Fraternal e pelos cursos de graduação da Unesp de Assis, a FEMA e Unip.
O desenvolvimento de Assis veio a partir da linha férrea da Estrada de Ferro Sorocabana (em 1914) que ligava o município à capital. Junto com a ferrovia também vieram os ferroviários, o comércio começou a crescer e atender a região e ao Norte do Paraná que ainda estava sendo desbravado.
Na década de 20 foi elevada à Comarca e recebeu uma Delegacia de Polícia, Grupo Escolar, Fórum e a Diocese de Assis. O desenvolvimento com a chegada da ferrovia permitiu que, em 1917 o Distrito de Paz tornasse "Município de Assis".
Até hoje o comércio possui papel importante na cidade, além de possuir maior parte na composição da economia, é o que emprega a maior parte dos assisenses. É diversificado, principalmente na parte de Supermercados, abrigando diversas lojas. O Setor Industrial, apesar de ser o segundo mais relevante, é fraco devido ao processo relativamente recente de investimentos. O Distrito Industrial com baixa infraestrutura, alta regulação de mercado e altos impostos acabam destoando a capacidade de empreendimentos industriais na cidade. Mesmo com esses problemas que impedem o desenvolvimento local, há algumas indústrias dentro e fora dele.
A cidade possui um potencial turístico na região do Médio Paranapanema, graças a Casa de Taípa (em que é abrigado parte do acervo histórico da região), o Parque Buracão, o Centro Social Urbano e alguns pontos de turismo, embora alguns estão sem acesso ao público e outros em deterioramento total.
Além disso, o município é servido pelo projeto Incubadora de Empresas de Assis - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Renato de Rezende Barbosa", criada no dia 25 de junho de 2004, com o apoio das entidades parceiras FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a FEMA e Prefeitura Municipal de Assis, localizada no antigo prédio das Oficinas de Locomotivas da FEPASA - Ferrovia Paulista S/A (antiga Estrada de Ferro Sorocabana), onde oferece serviços de apoio gerencial e administrativo às micro e pequenas indústrias do município, através do processo de Incubação. Os serviços compreendem, oferta de espaço para instalação da indústria, treinamento e capacitação dos empresários. Segundo um artigo de 2009 do site Vigor Econômico, as empresas são de pequeno porte e estão em crescimento para se lançarem no mercado, na época havia 10 empresas incubadas e mais uma por incubar: a CANTEC (Mecatrônica), Brasileirice (Moda), Diferenti (Moda), Dom Spinosa (Vinagres naturais e de frutas orgânicas - Biotecnologia), BioHengel (controle biológico - Biotecnologia), Biscoilito (Alimentos), Marcenaria Sob Medida (Movelaria), Celeri Bolsas (Moda), Ecovale (Indústria Química) e SDC Eletrônica (Eletrônica). Além dessa incubadora, há também outras como a PreInova da Unesp Assis que visa incorporar projetos de alunos durante a graduação e realizar estudos para lançamentos dos mesmos no mercado. A Unesp também mantém uma Incubadora de Cooperativas Populares, uma das poucas no estado (mantidas por universidades estatais) segundo o site Universia. No setor de empreendedorismo portanto, a cidade está bem servida e pronta para receber novos investimentos, mesmo com os entraves regulatórios.
Recentemente, a cidade passou a contar com um número respeitável de empresas de Tecnologia da Informação (segundo o site Skyscrappercity, o número é na ordem de 65 empresas de Tecnologia) como a antiga PRX, hoje parte da TOTVS - uma das maiores empresas no ramo de serviços e soluções para o agronegócio. Apesar da aquisição da PRX, existem inúmeras empresas de desenvolvimento de software na cidade, com ênfase em diversos segmentos da economia como Sistemas de Informações Geográficas (como a empresa Comunicar TI) até segmentos de gestão de farmácia (como a VSM ).
Рекомендации по теме