Alien: Covenant ( 2017) O Vírus mais Mortal e Devastador ( PANDEMIC )

preview_player
Показать описание
Título : Alien: Covenant ( EUA . Brasil ) 2017

Ridley Scott voltou ao universo de Alien para explicar, em Prometheus, quem são os Space Jockeys da nave mostrada no filme de 1979. Agora em Alien: Covenant seu impulso é similar: explicar como a criatura assassina da franquia ganhou sua forma icônica. A vantagem desta vez, pelo menos, é que não é uma explicação oblíqua como a de Prometheus e sim uma ponte direta com a trama do Alien original.

Além de interpretar outro androide, Michael Fassbender retorna ao papel do robô David, numa trama que se passa alguns anos depois do fim de Prometheus. A ligação é ostensiva com o longa anterior, embora o elenco se renove e a trama seja uma narrativa antocontida de horror: a tripulação da nave Covenant busca expandir os limites da humanidade pelo espaço mas mexe com o desconhecido e paga o sangrento preço por esse desafio. Se Prometheus enveredava mais pela ficção científica clarkeana com toques místicos, Alien: Covenant se contenta com o modesto cautionary tale.

Tudo isso não seria um demérito, se Ridley Scott demonstrasse ao longo de Alien: Covenant que realmente fazer só um filme moral de horror espacial lhe basta. O cineasta não parece, porém, muito interessado em seguir as regras do gênero que ajudou a popularizar; as cenas de matança do Alien frequentemente se resumem ao pós-morte e Scott evita se entregar por completo ao sadismo que se esperaria do seu conto moral. Nesse sentido, o recente Vida, um exploitation espacial despudorado que é equivocadamente visto como um sub-Alien, é um filme muito mais inspirado e recompensador.

Ao desinteresse com que Scott pensa e realiza suas cenas de horror se soma o subaproveitamento do ótimo elenco. Sua protagonista Daniels (Katherine Waterston) é uma versão recauchutada de Ripley com um arco dramático de superação menos sutil que o da protagonista do original, e ao resto da tripulação cabe apenas reagir de forma estúpida ao perigo, seja metralhando tanques explosivos, agindo com displicência em atmosfera selvagem ou simplesmente metendo a cara onde não deve. O fato de Alien: Covenant desperdiçar a chance de reunir James Franco e Danny McBride em cena já diz bastante sobre seu senso de oportunidade.

Em compensação, Fassbender faz os melhores androides que a franquia já teve, num longa que acaba consumando uma tendência que já era vista desde 1979: são os androides de Alien os canalizadores de toda a discussão que os filmes promovem sobre a aproximação de homem com Deus, nos quais a criatura assassina do espaço personifica o castigo divino. Não é por acaso que Scott retornou à franquia pegando para si o mito de Prometeu, e Fassbender consegue dar aos seus personagens a dimensão trágica que esse diálogo com a grandiosidade grecoromana exige.

O saldo, porém, é bastante discutível. Alien: Covenant fica muito abaixo do filme de 1979 como experiência de horror e claustrofobia, e no fim das contas acaba servindo a um propósito muito funcional de tapar lacunas que até hoje se preencheram com pavor e mistério. Não deixa de ser irônico que, ao acabar com os encantos que cercam o Alien, o filme tire o sentido do próprio nome Xenomorfo. "Xeno" significa estranho, estrangeiro, e depois de Covenant tudo o que resta é a familiaridade.

Data de lançamento: 11 de maio de 2017 (Brasil)
Direção: Ridley Scott
Bilheteria: 240,9 milhões USD
Séries de filmes: Quadrilogia Alien
Roteiro: Michael Green, D.W. Harper, John Logan
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Engenheiros criaram a raça humana!
Raça humana criou o David!
David, destruiu a raça dos Engenheiros!
David se torna um deus, pois além de imortal vai aprender e ter toda tecnologia pra criar outras raças e todo canto do universo!!!

Calopsitass
Автор

"Eu matei os deuses dos meus desues" -David

sr.milagre
Автор

O evento chamou a atenção de toda a população, uma nave voltar ao planeta depois de milênios, deve ter sido detectada com muito tempo de antecedência, todos se reuniram e foram surpreendidos.😱

solrac
Автор

Isso que o david fez com essa civilização e covardia se caso isso nao tivesse acontecido talvez os seres humanos finalmene teriam contato direto com essa civilização.... e eles não eram primitivos e nem muito avançandos

mrshrekweb
Автор

Coloca o filme inteiro pra gente vê amigo

PauloCesar-xgdd
Автор

Kkkk geral achando que o David exterminou os engenheiros KKK obs: esses não os engenheiros . É só outra raça humanoide que eles criaram. Assim como os humanos !!! Outro detalhe eles são bem diferentes também na fisionomia dos engenheiros mostrados no filme Prometheus...

Diegovitturine
Автор

Onde assistir esse filme? Ja procuerei e n acho.

dvyd
Автор

Eu adorei o fato do David ter matado esses malditos 😂😂😂

gabrielamendes
Автор

Seres tão inteligentes e não inventaram um antidoto pra algo tão devastador 😂

joseazevedo
Автор

uma coisa me chamou a atenção, se o patógeno é um acelerador de vida? porque o planeta simplesmente morreu por completo, não havia nenhum outro tipo de vida!

jeffersondarbteliasdealmei
Автор

Esse filme o nome é PROMETHEUS
O início da mutação dos Alliens tem o 1 e o 2.

nazaremarkes
Автор

Esses caras eram da espécie dos engenheiros? Os caras não parecem tecnologicamente avançados

AizenSosuke_d
Автор

Quando assisti não vi está cena ? Não é Alien conevant?😊

alexandrebenfica
Автор

Acho que esse de capuz é feminina 0:52

ma
Автор

Caralhoe so ler o nome do filme ya na descrição, nen perca tempo vendo o filme se nao conseguiu ler pra achar o nome

robsonsucolotti