Alfabetismo funcional e expansão da capacidade de reflexividade!

preview_player
Показать описание
[Vídeo gravado em 2020]

Eis o Perfil Alfabetizante do Nosso País:

O grupo dos Analfabetos (4%) é o grupo dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam leitura de palavras e frases. Parcela deste grupo conhece letras e números por afeição de familiaridade dadas as práticas corriqueiras do cotidiano do dia a dia, por exemplo: reconhecimento das letras do Letreiro do Ônibus, identificação de preços e manuseio de dinheiro nas feiras e supermercados.

O grupo dos Rudimentares (23%) é o grupo dos que conseguem realizar tarefas de simples localização de informações explícitas de forma literal, e operações matemáticas básicas, mas que dificilmente conseguem localizar mais de uma informação em textos de extensão média. Reconhecem nos textos os sinais de pontuação pelo nome ou função (vírgula, exclamação, interrogação...).

O grupo dos Elementares (42%) - os deste grupo realizam a leitura de uma ou mais unidades de informações em textos diversos de extensão média, realizando pequenas inferências. Resolvem problemas envolvendo operações básicas com exigência de algum planejamento e controle. Reconhecem significados de representação gráfica de direção e/ou sentido de uma grandeza (valores negativos, valores anteriores ou abaixo e valores posteriores ou acima daquele tomado como referência, por exemplo).

O grupo dos Intermediários (23%) - os desta faixa revelam habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos básicos, mas de organização e elaboração mais sofisticados e complexos (cálculo de juros simples, por exemplo); possuem capacidade de sintetizar ideias centrais de textos e captar efeitos de sentido. Reconhecem o efeito de sentido ou estético de escolhas lexicais de palavras ou sintáticas de estruturas, de figuras de linguagem ou sinais de pontuação. Os intermediários já conseguem trabalhar, em termos básicos, com linguagem de sentido figurado.

O grupo dos Proficientes (8%) é o grupo que revela domínio de habilidades que praticamente não mais impõem restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais e resolvem problemas envolvendo múltiplas etapas, operações e informações. Possui capacidade de elaboração de textos de mais complexidade (mensagem, descrição, exposição e argumentação) com base em elementos de um dado contexto e opina sobre o posicionamento e estilo do autor do texto. Os proficientes têm o domínio pleno da linguagem.

(Estudos especiais e Relatório Indicador de Alfabetismo Funcional [INAF 2016])

***

Numa situação ideal, os estudantes que completam o ensino médio deveriam alcançar o nível de proficiência — no Brasil, o ensino médio completo corresponde a 12 anos de escolaridade.

A situação tem importância para a economia e geração de empregos. Para a professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Lúcia Guedes-Pinto, essa defasagem reflete as desigualdades socioeconômicas históricas no país e aponta para a necessidade de mais investimento na educação básica e pública. (“Ainda não atingimos [bons] níveis de alfabetismo”, diz a docente do departamento de ensino e práticas culturais da Faculdade de Educação da Unicamp. “[Os proficientes] ainda é um grupo muito pequeno, [grupo] de elite”, completa Guedes-Pinto.)

Há cinco níveis de alfabetismo funcional, segundo o relatório “Alfabetismo e o Mundo do Trabalho”. Alocando em distribuição o público pesquisado (2002 pessoas respondentes), temos:

4% de Analfabetos
23% de Rudimentares
42% de Elementares
23% de Intermediários
8% de Proficientes

....O grupo de analfabetos mais o de rudimentares são considerados analfabetos funcionais.

O estudo foi conduzido pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela Organização Não Governamental (ONG) Ação Educativa. No conjunto, foram entrevistadas 2002 pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.

#leitorsapiens
#RepublicadoBrasil
#tesouronacional
#bancocentral
#bancocentraldobrasil
#taxaselic
#jurosabusivos
#democracia
#macroeconomiadaestagnacao
#criptobestialidademonetaria
#pibcidadao
#jornadadocambio
#alfabetismofuncional
#letramento
#letramentocultural
#letramentoemamor
#hortafelicitante
#escoladaunire
#ssedf
#ministériodaeducação
#ministériodacultura
#ministériodoplanejamento
#politicaspublicas
#serviçopúblico
#educaçãopública
#socioeducação
#segurançaprotetiva
#segurancaprotetiva
#bolsafamilia
#auxiliobrasil
#educacacao
Рекомендации по теме