Amor, paixão ou CARÊNCIA?

preview_player
Показать описание


___________________________________

O que é amor? O que é paixão? O que é carência? Qual é a diferença entre amor e paixão? Qual é a diferença entre amor e carência? O que é dependência emocional? O amor é um tema muito interessante. Frases de amor, músicas de amor, vídeos sobre amor — conteúdos sobre amor, enfim, são muito procurados. Mas muita gente não sabe identificar os sinais de amor, paixão e carência (e suas diferenças). Hoje você vai aprender o que a filosofia e a ciência nos dizem sobre tudo isso.

___________________________________

REFERÊNCIAS DE LEITURA:

Comte-Sponville, A. (2006). Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes.

Comte-Sponville, A. (2007). Amor e Solidão. São Paulo: Martins Fontes.

Fisher, H. E., Xu, X., Aron, A., & Brown, L. L. (2016). Intense, passionate, romantic love: a natural addiction? How the fields that investigate romance and substance abuse can inform each other. Frontiers in psychology, 7, 687.

Fisher, H. (2016). Anatomy of love: A natural history of mating, marriage, and why we stray (completely revised and updated with a new introduction). WW Norton & Company.

Fisher, H. (2005). Why we love: The nature and chemistry of romantic love. Macmillan.

Gottman, J., Gottman, J. M., & Silver, N. (1995). Why marriages succeed or fail: And how you can make yours last. Simon and Schuster.

Johnson, S. (2008). Hold me tight: Seven conversations for a lifetime of love. Little, Brown Spark.

Lehrer, J. (2016). A Book about Love. Simon and Schuster.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já dizia Jô soares: O segredo da felicidade é aprender a ser feliz sozinho, porque daí a companhia de outra pessoa será questão de escolha e não de necessidade.

brenooliver
Автор

Vivi sozinha por mais de 10 anos, e nunca tive problemas com Isso. Apreciava minha companhia, e não pretendia ter alguém comigo. No final do ano passado decidi me permitir viver um novo relacionamento, abri as portas do coração, e deixei as coisas fluirem. Em pouco tempo apareceu alguém que traz muita leveza para os meus dias. Somos diferentes em muitos aspectos, mas sabemos respeitar essas diferenças. Com ele dou muitas risadas, e me permito ser eu mesma. Vivemos um dia de cada vez com muito afeto e sinceridade.

canalconnect
Автор

Pensei que ia passar o dia dos namorados sozinho, vou passar com o professor, tá ótimo!!!!

roterigo
Автор

"Paixão tem Alta intensidade e pouca duração o Amor tem pouca intensidade e muita duração"

DaviiiMc
Автор

23 dias após a morte da minha mãe meu pai tb se foi. Ficaram juntos por quase 60 anos

lucianakobaiashi
Автор

Você vai saber que é amor quando pela primeira vez o foco não é você receber amor, carinho, afeto mas dá amor, carinho, afeto. Gente, é mágico, eu vivi isso pela primeira vez. Na mulher vem o sentimento maternal de proteger a pessoa amada, no homem vem o sentimento paternal de proteger a pessoa amada.

materiaescuraa
Автор

Meu marido e eu nos conhecemos desde os nossos dezessete anos, hoje temos quase sessenta, pois ele é de novembro e eu de dezembro, ambos 1962.
Somos amigos, amantes e companheiros um do outro, acima de tudo temos respeito um pelo outro, temos o lema de 50% de cada.
Só de pensar nele partindo (falecimento), eu sinto uma angústia.
Tudo o que vc falou é vdd.

miriaribeiro
Автор

Terminei um relacionamento de 4 anos já tem 7 meses. Após 7 meses ainda sinto um amor grandioso por ela. Após muito tempo quieto, tive a coragem de falar para ela o que ainda sentia. Mesmo assim, ela decidiu por ficar na dela, vivendo a veida dela e assim, eu a deixo ir. Durante esse tempo todo vi que não era carência, afinal, lembrava dela o tempo todo, mesmo estando com outras pessoas. Mas hoje, depois de tanto, sinto saudades, mas a deixo livre, vou guardá-la para sempre comigo, sinto que conheci o amor da minha vida...só não foi para essa vida. E, se um dia for o momento do reecontro, será, mas até lá, vou vivendo só, voltando a ocupar minha cabeça com outras coisas, trabalhando, fazendo hobbys que amo. Obrigado professor! sua fala é sempre sensata e inteligente.

pcma
Автор

Uma coisa que eu amo da solidão é que ela é verdadeira!! solitude é melhor do que estar rodeado de pessoas e se sentir só.
compactuo com essa máxima de: viemos sozinhos e partiremos sozinhos, as pessoas são companheiras de conveniência, que nos ajudaram ou não a viver aqui na terra. Outra situação é que vivemos buscando nos entender, seria meio louco querer entender ao outro, sendo que nós mesmos não nos conhecemos.

wilson
Автор

“Enquanto não atravessarmos a dor da nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um.”

11:07👊🏻

queziag
Автор

Melhor notificação!
Pedro, vc é necessário para o mundo!
Obrigada, obrigada e obrigada! ❤️

julianacamargo
Автор

Uma vez vi meu filho se ferir gravemente, eu daria tudo para trocar de lugar com ele. Isso é amor.

LucianoOliveira-qyfe
Автор

Que gostoso ouvir ouvir essas palavras. Traz conforto, esclarecimento. Eu já vivi o amor, tive o coração partido pelo fim do relacionamento mas eu sempre pensei que quando realmente amamos, deixamos as pessoas livres. Se voltasse é porque me amaria, mas se não voltasse eu simplesmente torcesse para vê-lo feliz, mesmo que fosse com a companhia de outra pessoa, afinal o amor tudo suporta, e se realmente é amor, vou querer ver essa pessoa feliz, mesmo custando a minha dor. No decorrer do tempo eu descobri a solitude e me apaixonei por mim mesma. Hoje já sei o que é amar e ser amada, porém, também, já sei o que é o desprezo e a dor de um coração partido. Mas nada é mais importante hoje do que a minha própria felicidade comigo mesma. Enfim tornei a solidão em solitude e hoje sou muito feliz com a minha própria companhia, meus momentos, minha essência. No amor eu me dei uma nova chance, estou com uma pessoa, mas acima de tudo, estou comigo mesma. Isso me faz muito feliz, pois descobri que a Felicidade morava dentro de mim e eu não sabia.

crislenepaixao
Автор

1:04 a historia da introdução do vídeo é o verdadeiro "SE BEBER NAO CASE"

Jappolean
Автор

Boa noite, aprendi o amor vendo o casamento de meus pais, mesmo com 17anos de casamento, eles namoravam, é quando minha mãe partiu, mesmo com anos se passando ele disse que preferia ver ela bem com outra pessoa, seria menos dolorido que nunca mais poder ver o sorriso dela

leticiaflores
Автор

Meu avô faleceu em agosto de 2010 e minha avó faleceu 2 anos depois em agosto de 2012 😢.Eles tinham mais de 60 anos casados. Já peguei ela chorando sozinha por vezes após a morte dele :(

RaquelBrasil_
Автор

UAU! Nossa, que aula! Me fez lacrimejar ao final com essa declaração. Muito conhecimento, sabedoria, reflexão, experiências... Esse Canal não é uma banda musical, mas dá um show, um show imperdível. Muito obrigado Prof., Pedro, e a toda equipe da Neurovox. Fiquei verdadeiramente mais feliz com a ideia de vossa existência. Com a presença de vossos incríveis seres humanos. Meus parabéns pelo vídeo, ficou extremamente plausível. Gratidão!! 🧠🧠🧠♥️👏👏👏👏

berg
Автор

E não estamos sozinhos temos um pai celestial que é onipresente está sempre conosco, quando vc entender isto nada mais te para

elisangelasuzyferreiradeol
Автор

Eu, não estou sofrendo por amor, nem conheço alguém que está sofrendo por amor, até pq o amor não faz ninguém sofrer, te faz sofrer não é amor...

conceicaolopes
Автор

Pedro, você não tem noção, da importância dos seus vídeos para mim, nesse momento… Apenas quero ressaltar a minha GRATIDÃO!!!

elenrossi