COMO COMEÇAR A PERDOAR? | MARIA HOMEM

preview_player
Показать описание
Por séculos, o cristianismo desenvolveu uma abordagem destinada a confrontar e contrapor-se à vingança, propondo uma alternativa à escalada interminável de violência: o perdão.

Ao longo do tempo, a compreensão do perdão evoluiu, mas isso não implica que tenha se tornado simples. Em meio a debates intensos, surge a questão: como começar a perdoar?
____________________________________

Acompanhe também:

Novo livro 'Lupa da alma - Quarentena Revelação'
(Todavia, 2020)
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acredito que as pessoas têm essa dificuldade de perdoar os outros porque, antes de tudo, talvez tenham dificuldade em perdoar a si mesmas. Penso que, se quisermos mudar isso, um bom começo seria partir de nós mesmos, observar como desenvolvemos o nosso diálogo interno e o quão capazes somos de perdoar nossos erros. Então, respondendo à pergunta: Como começar a perdoar? Começando por se perdoar.

driellemekelin
Автор

Olha, acho um tema super importante.

"Perdoar" me parece um julgamento: devo ou não, o outro merece ou não, é bom ou não.

Algumas pessoas falam "aconteceu e pronto, nada a fazer", então teoricamente você não deve ficar sofrendo e revivendo aquilo, deve "deixar ir".

Mas eu acho que existe, lá no fundo, uma teimosia em "não deveria ter sido assim", então brigamos querendo que fosse de outro jeito. Até soa infantil, mas não somos nós crianças crescidas?

Ter humildade para reconhecer que o outro faz o que pode, e também o que quer, o que acha que deve. O outro é "autônomo" (entre aspas) e nós também.

MAIS IMPORTANTE AINDA: penso que na maioria das vezes, o outro fez algo porque eu estava lá disponível, permitindo, me sujeitando, confiando. Eu me expus ao outro, e ele fez isso. Sabendo ou não, eu me coloquei também na situação.

Acho que ajuda pensarmos que não foi por acaso. Foi um encontro, eu e o outro. Os dois estávamos dispostos ao encontro e à situação, e toda situação tem seus riscos.

Somos "autônomos" e tudo pode acontecer. A partir de agora, depois do ferimento, é necessário mais sabedoria, mentalidade melhor, e quem sabe a situação não te ensina uma coisa ou duas.

lucasgambit
Автор

Entre errinhos e errões, qualquer erro é erro. A gente entrega o que podemos entregar no momento. Os medos, as inseguranças, a ansiedade, muitas vezes, impulsionam esses erros. É humano. Precisamos perdoar para seguir em frente.

alinegomes
Автор

Percebo a dificuldade em perdoar, como uma resistência ao que é, ou ao que foi. Nos apegamos a noção de erro, "isso ou aquilo não deveria ter acontecido " "fulano fez isso pra mim" é sempre o eu, ou algo q o outro fez contra o eu.
E esse eu nos coloca em um lugar de criança, de vítima e uma vitima precisa de vilões e heróis e de um enrredo triste p continuar sofrendo.
Como seria se nos apegassemos ao um novo paradigma de que não há erros, há apenas seres humanos fazendo escolhas e experenciando causas e efeitos?
Como seria se soltassemos a necessidade de nos vitimizar, de apontar o outro, e julgar?
Vamos parar de contar p nós mesmos a nossa querida história triste, aquilo q o outro fez pra mim e nos responsabilizar por nosso autoconhecimento e experiências?
Medite nisso😊

LucianaLuz-rffm
Автор

Perdoar é um processo que poderá ou não resultar no perdão.
Sim... há pessoas que con-seguem e, no fundo este é o objetivo.
Mas, perdoar sim, con-viver novamente não!

antoniorobertodasilva
Автор

Grata Maria, tocar a vida é o melhor perdão que existe...

lucianamaffra
Автор

Valeu por isso. Deixar público suas visões psicanalíticas, é uma reparação histórica, já que nós da população negra somos os mais f#didos em relação ao adoecimento mental.
Somos filhos e netos de pessoas escravizadas que trazem consigo várias violências causando desestruturas em nossas vidas.

jandaialoli
Автор

Para considerar o perdão precisamos sentir antes, que o " jogo " vai mudar; e não muda...

H.Molina
Автор

Eu acho q o povo romantiza demais o perdão, na minha opinião não é tão libertador o quanto dizem. Parar de reagir é facilmente confundido com perdão. Tem processo que vc nunca consegue esquecer 👀

angelicaliberdade
Автор

Os processos de judicializacao são muito importantes não só pra reparação e superação de traumas do indivíduo mas também pra se colocar limite no agressor. Principalmente em casos coletivos tipo Braskem em Maceió. É parar essa destruição em massa

mariaraquelaferreira
Автор

Tem que ser maduro para pedoar e chegar à essa compreensão. Quem olha só para si não consegue perdoar, e de fazer mal a si mesmo.

gabrieladias
Автор

Considero que o “final” da minha análise foi perceber que posso perdoar e seguir a minha vida, tentar outras formas de amar também ❤

CrieSuaAtividade
Автор

Gostei muito desta explicação.
Puxa, sua voz é tão tranquila que eu quase hipnotizo. Rs
José Chadan, do Pûlpito Cristão.

ze_paulo_
Автор

Perdão é repactuar... achei interessante demais.

MoniqueFigurante
Автор

Tão esclarecedor! Tão necessário! Que gostaria de te pedir, sugerir, que você insistisse em suas "aulas" nesse tema! Creio que poderia ajudar muito, muito mesmo, em promover a paz entre nós, humanos! O momento é mais do que oportuno! Urgente! Obrigada, Maria! Valeu!

zezepontieri
Автор

o que a sociedade faz, é imperdoável :3

paulobianconi
Автор

Incrível, Maria. Reflexão mais que oportuna.

paullinygualberto
Автор

Estou precisando muito trabalhar o perdão. Mas é muito difícil quando a gente está sofrendo no presente as consequências da falha do outro para conosco. Chorei vendo esse vídeo. Gostaria de um vídeo maior da MH sobre o tema. Foi terapêutico ver isso. Obrigado 🙏

guigocard
Автор

Acredito que tem coisas que não são perdoáveis. Como o intolerável não pode ser tolerável.

marciaalvarenga
Автор

Sem vingança. Mas também perdoar no cristianismo é muita hipocrisia. O melhor é tocar a vida e esquecer quando é possível. Se afastar da destruição e do mal. Enfim, para males pequenos sequer tenho tempo para o perdão. Que a vida se encarregue de dar a César o que é de César.

lauresharafi