Plenário - Breves Comunicações - Discursos Parlamentares - 10/10/2022

preview_player
Показать описание
O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se nesta segunda-feira (10) para analisar uma pauta com 29 itens: medidas provisórias (MPs) que podem perder o prazo de vigência até o segundo turno da eleição presidencial, projetos, e requerimentos de urgência.

As votações ainda serão definidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), após conversas com os líderes partidários sobre as pautas prioritárias.

Uma das medidas provisórias que estão na pauta é a MP 1122/22, que reabre prazo para os servidores dos antigos territórios (AP, RO e RR) migrarem para carreiras federais de finanças e controle, planejamento e magistério dos ensinos básico, técnico e tecnológico.

A MP é relatada pelo deputado Acácio Favacho (MDB-AP) e precisa ser votada até o próximo dia 19 ou perderá a validade.

Há outras cinco medidas provisórias na pauta:

MP 1123/22: altera regras para credenciamento e descredenciamento de Empresa Estratégica de Defesa (EED). São empresas que atuam em tecnologia e defesa e, após credenciamento, tem benefícios tributários específicos. A MP precisa ser votada até o dia 20 ou perderá a validade;

MP 1124/22: concede independência administrativa e financeira à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão federal responsável por fiscalizar e aplicar a Lei Geral da Proteção de Dados. A MP precisa ser votada até o dia 24 deste mês ou perderá a validade;

MP 1125/22: prorroga, por até dois anos, os contratos temporários de 393 analistas censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) responsáveis pelo censo de 2022. A MP precisa ser votada até o próximo dia 25 ou perderá a validade;

MP 1126/22: libera a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada.  A MP também precisa ser votada até o dia 25 ou perderá a validade.

MP 1127/22: limita o reajuste das taxas de foro e de ocupação dos terrenos da União a 10,06% (correspondente à inflação de 2021), no exercício de 2022. A MP precisa ser votada até o dia 3 de novembro ou perderá a validade.
Lobby e mulheres

A pauta traz ainda o Projeto de Lei 781/20, do Senado, que trata sobre as delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam). A relatora, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), incorporou ao texto outras medidas sugeridas pelos parlamentares: facilitação de acesso às iniciativas de apoio judicial às vítimas; incentivo à criação de delegacias especializadas; prioridade no atendimento à mulher vítima de violência; aplicação da Lei Maria da Penha em caso de violência contra a mulher idosa, se mais favorável à vítima.

Também estão na pauta proposta que inclui a pedofilia no rol de crimes Hediondos (PL 1776/15), a criação de programas de saúde mental para profissionais de segurança pública (PL 4815/19), a ampliação da assistência à gestante (PL 130/19), a perda de cargo de condenados por violência contra a mulher (PL 1742/22).

Criptomoedas

Outra proposta na pauta é a que prevê a regulação e fiscalização, pelo governo federal, das operações com moedas virtuais, o que abrange criptomoedas como a bitcoin e outras (PL 4401/21). O texto já foi aprovado pela Câmara, mas foi alterado no Senado.

O relator, deputado Expedito Netto (PSD-RO), criticou as mudanças e anunciou que vai defender a aprovação do texto original da Câmara.

Pesquisas eleitorais

A discussão sobre regras para pesquisas eleitorais não está na pauta, mas pode ser incluída se os líderes partidários assim decidirem.

A tramitação em regime de urgência garante a dispensa de interstícios e permite que a proposta seja incluída na pauta de votações.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga-nos também nas redes sociais:

#CâmaraDosDeputados
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

APOSENTADOS E PENSIONISTAS PEDEM SOCORRO

terezinhaangelicabessa
Автор

Eu estou acistindo aqui agora noticia da TV câmara dos deputados

joseamaro
Автор

Eu estou acistindo aqui agora noticia da eleição na TV senado

joseamaro
Автор

Eu faço parte desta luta Rio Grande do Sul

noelmadias
Автор

Queremos o 14 salário, estamos de olhoooo🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

soniacampos
Автор

Querendo décimo14 quarto salário aposentados e pensionistas pedem socorro

lindauraalmeida
Автор

Boa tarde deputados
VCS gosta de voto mas não gosta dos eleitores nós aposentados estamos pedindo para olha para nós

mariluciadantastamandare
Автор

Votamos por você aí na Câmara e de quebrar você tirou o nosso 14salário nos deixando com fome em pleno final de ano

alvinabraga
Автор

Deixando os profissionais da saúde de lado, processo lento, tudo que é pra enfermagem é lento, nenhuma consideração pela classe na pandemia .

luanaanisio
Автор

Boa Noite Lira os aposentado pedi socorro fora lira

marlivalentimvalentim
Автор

quero o 14 salário senhor arthur lira, devolva o que nos tirou por pura maldade

terezacristinapedroza
Автор

Arthur Lyra moro em Campestre Alagoas. Interior que vossa Excelencia conhece demais e por sinal o povo pobre e aposentados votaram quase totalidade de pessoas existentes. Agora para agradecer os votos, voce retirou o 14° de pauta. Explique-se? Mostre qual meio de dificuldade é o 14° para idosos que nada receberam de ajuda. AGUARDAMOS SUAS EXPLICAÇÕES

z
Автор

É inadimissiveis que nenhum de vcs Irão falar sobre a Fonte de Custeios, nosso Piso Salarial.

djanepraxedes
Автор

Boa noite, vcs não irão falar nada Fontes de Custeios para o.piso da Enfermagem.

djanepraxedes
Автор

Arthur lira você está sendo muito covarde com os aposentados por que quando você queria nos damos pedir para você ser eleito agora tirou o nosso 14salário nos deixando a mingua

alvinabraga
Автор

pelo amor di Deus zema no futuro presidente misericórdia misericórdia do geito nenhum

cidadejesus