O QUE É O CÂNCER e COMO ele ACONTECE? - DRAUZIO VARELLA E GUSTAVO PRADO

preview_player
Показать описание
DR. DRAUZIO VARELLA (CRM 13.449SP) é oncologista, cientista e escritor, e DR. GUSTAVO PRADO (CRM 100.706SP - RQE53423) é pneumologista. Eles vão bater um papo sobre câncer de pulmão e tabagismo. O Vilela sempre diz que gostaria de ter dois pulmões pra poder ter mais fôlego.

ASSISTA a este episódio completo:


As opiniões expressas pelos participantes do Podcast são de responsabilidade exclusiva dos convidados do programa e não refletem necessariamente as opiniões da AstraZeneca do Brasil.

Conforme a RDC 96/2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dr. Gustavo declara potenciais conflitos de interesse:
Participação de cursos e simpósios / Consultoria científica / Palestras:
Boehringer-Ingelheim, AstraZeneca, Bristol Myers Squibb, Merck Sharp & Dohme, Daiichi Sankyo, Roche, Janssen, Takeda
Declara NÃO ter:
Contrato continuado ou ações de empresas do segmento farmacêutico ou OPME
Qualquer relação com indústria do tabaco

Referências:
BRAY, F. et al. Global cancer statistics 2018: Globocan estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: a cancer journal for clinicians, Wiley Online Library, v. 68, n. 6, p. 394–424, 2018.
KONING, H. J. de et al. Reduced lung-cancer mortality with volume ct screening in a randomized
trial. The New England journal of medicine, 2020.
PEREIRA, L. et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem para o rastreamento do câncer de pulmão no Brasil. J Bras Pneumol. 2024;50(1):e20230233
COSTA, G.; THULER, L. C. S.; FERREIRA, C. G. Epidemiological changes in the histological subtypes of 35,018 non-small-cell lung cancer cases in Brazil. Lung cancer, 2016, 97: 66-72.
TOUMAZIS, I. et al. Risk-based lung cancer screening: A systematic review. Lung Cancer, v. 147, p. 154–186, 2020.

Material destinado a todos os públicos. BR-33589. Agosto/24

Quer mandar presentes para nós? A/C Rogério Vilela

CAIXA POSTAL
Caixa Postal: 81969
CEP: 05619-970
São Paulo - SP

#InteligenciaLtda #Podcast
----------

REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
ANFITRIÃO: Rogério Vilela | Siga no Instagram: @vilela
EDIÇÃO: Yasmin, Gabriel e Israel
PRODUÇÃO: Rogério Vilela
ROTEIRO: Fabio Mantoanelli
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Mais agrotóxicos, mais poluição, mais estresse, mais sedentarismo. Combo perfeito!

leandrecodeco
Автор

Tou enfrentando um câncer de intestino tenho 46 anos fiz 5 cirurgia a radioterapia detonou minha bexiga uso bolsa na barriga onde sai a urina uso bolsa de colostomia por mais que tente entender é difícil é uma batalha fisica e psicológica perdi 25 kilos em 3 meses nao trabalhar brincar com meus filhos me limitado em tudo mais a fé que supre tudo

andersonmartins
Автор

Em janeiro perdi minha filha com 16 anos, com tumor cerebral, ela foi diagnosticada com 12 anos, foi operada, fea rádio e quimio, viveu sem sintomas com uma vida normal por 4 teve reincidência, sofremos muito, más nosso amor e a doçura dela nos deu forças para o tratamento e para nos confortar em sua passagem....

betorincao
Автор

Eu acho que a rotina corrida e estressante de hoje é o maior agravante.A gente não tem tempo nem pra saber quem a gente é.

michelesilva
Автор

Meu filho teve câncer no fígado com apenas 1 ano e 3 meses (hepatoblastoma) no ano passado, 6 sessões de quimioterapia, 1 cirurgia para retirada do tumor ( foi feita uma hepatectomia parcial ). Junto com o diagnóstico e tratamento vem todo medo e sofrimento, esperança de dias melhores, perda auditiva leve, mudança no paladar e entre outras situações que vamos vivendo ao longo dos dias . Hoje 8 meses depois estamos vivendo um novo momento, apenas de acompanhamentos através de exames e principalmente vivendo os dias com
Gratidão pela vida 🤍
Para as pessoas que vivem esse momento tão difícil desejo dias melhores e que possam viver a cura .

anacarolinacosta
Автор

Minha irmã está lutando contra um câncer de garganta, que Deus abençoe a todos que luta contra essa doença!!

izabeloliveira
Автор

Eu venci um câncer no cérebro, graças ao meu Bom Pai!!!!❤❤❤❤

danielemiliani
Автор

Minha mulher com 25 anos teve câncer no útero, teve de fazer a retirada completa e agora não poderá mais gerar filhos, o que era seu sonho, nosso sonho. Todos os medicos ficaram incrédulos pois o que é " normal " é ocorrer em mulheres acima de 50 anos. A vida realmente prega peças muito bem executadas ...

nrlTlT
Автор

O maior diferencial para pior desses últimos 20 anos é o strees. As redes sociais e as cobranças no estudo e trabalho são os potencializadores disso. Recentemente um cientista escreveu que o trabalho está matando as pessoas e ninguém faz nada. Tudo em prol do capital. Lamentável . As redes sociais mostrando falsas vidas perfeitas, corpos bonitos, gente bonita e impondo um modo de viver e ser feliz. Strees e ansiedade estão acabando com as pessoas

jadielbastos
Автор

Sou professor, tenho uma aluna com 17 anos que descobriu um câncer no instestino bem agressivo, está fazendo uma cirurgia nesse momento. Impressionante!

aislanleite
Автор

Acabei de terminar meu tratamento de cancer, 29 anos, foi uma fase dificil, ainda bem que procurei tratamento o mais rapido possivel.

renancarvalho
Автор

Parabéns ao Vilela que insistiu na pergunta sobre a incidência em jovens! Bom entrevistador!

marcosjose
Автор

O estado mental é crucial pro correto funcionamento do corpo...

Jobert
Автор

Que Deus Ajude todas pessoas que estão passando por essa doença

jeanribeiro
Автор

Muitos estão achando que é só a alimentação, mas eu tenho certeza que é o nosso mental, se não cuidarmos, tudo fica mais difícil, nada funcionará, por isso a importância da prática dos esportes e da busca pela felicidade.

ivansilva
Автор

Tenho esse problema de saúde, detalhes sobre o meu caso que deixaram os médicos extremamente perplexos dos vários que eu conversei.
Nenhúm deles conseguiu exatamente entender do por que eu tive a doença, logo eu, uma pessoa aparentemente tão saudável.
Tenho hoje 39 anos e, a 7 desde que eu descobri tudo. Conviver com dores e várias dificuldades já faz parte do meu cotidiano.
Logo que eu descobri o meu problema conhecido como Hodgkin, fiz a tal da quimioterapia e me recuperei depois de mais ou menos um ano de tratamento.
Tive metástases, mas o meu pior problema foi nos meus pulmões que estavam muito comprometidos. Acabei descobrindo infelizmente tarde e a doença já estaca bem desenvolvida.
Coisas que consumiram minha mente por esses anos todos, foi tentar entender do por que comigo. No começo eu não aceitava o fato de ter me cuidado sempre tanto e mesmo assim, ter tido esse problema.
Eu éra um atleta, tinha uma dieta extremamente regrada já por mais de uma decada e ficava loge de qualquer tipo de alimentos processados. Raríssinos eram os dias que eu tinha como um chamado dia livre e, com isso se dava o direito de então liberar algo para comer normal fora da dieta, como por exemplo algum alimento ultra processado.
Eu não fumava, não bebia alcohol, eu me cuidava do meu sono, fazia de tudo para não ser uma pessoa extressada no dia a dia.
Depois que descobri, na minha cabeça eu pensava coisas do tipo, isso não esta certo, e nao realidade não tem muita explicação. Tudo só pode ter ocorrido por um simples motivo, um conjunto de fatores que se somaram e, me levaram a desenvolver esse tipo de problema.
A maioria dos médicos me falavam coisas como, que por eu ainda não ter uma idade tão avançada e, por ser muito forte fisicamente por causa dos esportes, era provavelmente o que iria me salvar, pois outras pessoas num mesmo quadro que o meu, já poderia se contar os dias.
Acreditei fielmente naquilo e eles tinham razão de certa forma, foi o que realmente me manteve vivo. Claro, admito também que foi por um fio de cabelo, mas foi um fio de cabelo muito forte.
O no fim deu certo, o pior passou, finalizei o tratamento e, agora depois de ter passado 6 anos anos, venho notando que o monstro que estava cochilando esta querendo acordar.
Faço tudo dentro do meu alcance para que esse monstro não acorde embora já esteja quase de olhos bem abertos.
Sei que não tenho muito tempo e procuro viver cada semana e a cada mês como nunca.
Sabem aquela partida de futebol que seu time esta perdendo, o jogo já nos acrescimentos e então, você torce que tenha só mais um minuto, e depois mais um e, então mais um, hahah? Cada ano que passa, é esse minuto no jogo da minha vida, acabo vendo dessa forma, sei que uma hora ou outra o jogo acaba mas, a gente nunca quer que isso ocorra.
Não posso perder mais tempo com pequenas coisas, estou proíbido, preciso e tenho que viver assim, aproveitar o máximo dentro do possivel.
Não sou religioso mas, gosto e confio em boas energias. Se alguém leu até aqui, pensa positivo, deixa uma bandeira azul e branca que são minhas cores favoritas, torce aí galera, um dia tudo passa, essa é a vida, a nossa vida!

emersonbaby
Автор

Deus ajude todos aqueles que estão a passar por esse problema ❤❤❤❤

Phill
Автор

Minha mãe faleceu há 7 anos de um câncer no pâncreas…. 😞😞😞😞😞 Foi horrível ver dia a dia a doença consumindo ela e devastando ela por dentro….

Joel_Miller_
Автор

Eu acho que hoje nos estamos carregando muita carga emocional, de família, de faculdade, de trabalho. De amigos, estamos intolerantes. Pais que não deixam criancas serem criancas, vivemos sobe pressão e cada dia menos amor, todo mundo tem um limite na vida, só que querem nos obrigar ir alem do que damos conta. Estamos adoecendo mentalmente e emocionalmente. Estamos magoados, remoendo rancores, ódios, deixanfo as pessoas ditarem o que as pessoas querem para gente, o adolescente vive o mundo perfeita da família e ninguem esta ai para o que ele pensa, enfim muita coisa para analizar e pensar. Só uma força do amor maior para nos ajudar. Muito triste vermos tantos jovens passarem por isso e muitos não tem o apoio do pai ou do cônjuge mais é da mãe .😢

virginialemes
Автор

Uma menina que estudou comigo no ensino médio ano passado fiquei sabendo que ele tinha falecido de câncer de mama com 23 de idade muito jovem essa doença está atingindo muitos jovens mesmo atualmente

joaorazvan