Débora Wainstock | Se Eu Fosse Eu | Clarice Lispector

preview_player
Показать описание
Débora Wainstock apresenta "Se Eu Fosse Eu", poema de Clarice Lispector.

Estão abertas as inscrições para o TODA A SUA POESIA, mande seu vídeo!

Siga o toda poesia nas redes!
Facebook: @projetotodapoesia
Twitter: @canaltodapoesia

#todapoesia do mundo para vocês!
#compartilhepoesia
#fiqueemcasa

Direção Geral: Guilherme L. Pina
Produção e Assistência de Direção: Clarissa Braga
Fotografia, Edição e Finalização: Diego González
Mixagem e Edição de Som: Thiago Lucas

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor SENTIR.

E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser movida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida.

Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei.

Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro.

"Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido.

No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teriamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos emfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais

luanaketlen
Автор

Declamação tão inspirada e singela que volta e meia dá vontade de assisstir novamente.

OAPRENDIZ
Автор

"Se eu fosse eu, entregaria o futuro ao futuro"

byjessicatavares
Автор

a carga dramática, o olhar direto pra câmera, a fala pessoal trazem algo prazeroso de assistir e me faz lembrar o quão bom é ver algo sincero e de certa forma autêntico.

joaobatistaalbuquerque
Автор

Foi tão bem interpretado que quase pareceu autobiográfico. Ou quem sabe, se não se tornara? Parabéns!

raquelch
Автор

Se eu fosse eu I Clarice Lispector

Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor,  sentir. 

E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida. 

Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei. 

Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro. 

"Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. 

No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teriamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos emfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais.

leandrolopes
Автор

Eu era eu na infância, por isso que eu era feliz, plenamente feliz. Depois, o mundo agressivo me obrigou a ser agressivo. Criei para mim um personagem violento, daqueles que não levam desaforos para casa. Mas não era eu, acho, porque sustentar esse personagem raivoso, cheio de ódio, sempre foi muito pesado para mim. Na verdade, desconfio que o meu verdadeiro eu quer é brincar, fazer palhaçadas, amar e ser amado, sem vergonha de ser bom. Hoje, sou um velho de 72 anos e estou tentando me aproximar do meu eu verdadeiro. É uma viagem dangerosa: eu preciso desfazer muitas máscaras. Eu consegui destruir uma que me era muito pesada: ser um super-homem, o salvador do mundo, o mais sábio, o mais bonito, o mais sedutor, o mais valente. Agora entendo que sou mais que tudo isso, mostro-me aos outros como eu sou: um homem de carne, osso e espírito. Frágil e forte, cheio de dúvidas instigantes...

tadeueduardomoura
Автор

Se a Clarice fosse declamar no Toda Poesia, seria assim.... Sem palavras. Pfv faça mais vídeos.

aldogama
Автор

é a minha preferida! De tempos em tempos volto

rafaelrossato
Автор

não consigo explicar o quanto fico impressionado com Clarice 💙 amei a interpretação.

ivaldoeliziario
Автор

pqp essa poesia e esse vídeo mexem comigo há anos! e é sempre um presente reencontrar esse vídeo

mariaizabel-mabel
Автор

se eu fosse eu, eu não seria uma vagante cheia de medos e inseguranças, não me importaria com os padrões da sociedade, não iria me incluir em tantos sistemas, não seria mais um robô humano, eu teria minha liberdade e criaria minha própria felicidade.

julianacssc
Автор

Toda vez que eu deixo a repressão do externo me fazer esquecer quem eu sou, eu volto aqui e lembro. Gratidão

Umcanalawe
Автор

Foi impossível para mim deixar de ouvir repetidas vezes... É a primeira poesia que se encaixa perfeitamente com o que estou vivendo hoje...

professoranaestrada
Автор

Se eu fosse eu... não me reconheceria
É que, quando tento, me perco!
Quanto vou, retorno.
O fim me afasta da missão de estar
Se um dia chegar...
Se o fim for o ar... /Me perco antes de me achar.

LitaSahun
Автор

Que aula!!!! Bem em linha com o belo dito grego: "Conhece-te a ti mesmo." E tb com as palavras da Bíblia: "Examine-se o homem a si mesmo..." (ICo 11.28).

sementesaovento
Автор

Cá estou eu novamente, em 2021, em janeiro, tenho vindo aqui todos os anos, uma vez ao mês e cada vez é uma sensação nova!

lize
Автор

Impagável a genialidade da autora e da intérprete. Algo surpreendente, mais até do que seus livros, um poema que, na minha opinião, está lado à lado com grandes como Drummond, Lima, Vinicius e outros.

douglasjunior
Автор

Vim nesse canal por pedido da minha professora de língua portuguesa e achei a poesia que ela mais gosta, eu queria deixar os parabéns por ela se acordar todos os dia logo cedo e ir da aula a gente, doente ou não chovendo ou fazendo sol ela vai estar lá dando aula para nos se eu tivesse recitando essa poesia dedicaria a ela pelo modo que ela se dedica a mim e muitas outras pessoas que fazem parte da vida dela. #VANINHA A MELHOR

igor_clash
Автор

Toda vez que eu vejo sinto a mesma emoção da primeira vez que vi! Maravilhosa!

ingridfonseca