CURIOSA HISTÓRIA DA RUA DAS MARRECAS – CENTRO DO RIO DE JANEIRO

preview_player
Показать описание
CURIOSA HISTÓRIA DA RUA DAS MARRECAS – CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Uma das ruas mais antigas do rio de janeiro é a rua das marrecas, perto do passeio público, sendo aberta na época da construção do parque, no sec. XVIII ficando conhecida pelo poético nome de “rua das belas noites

Na primeira metade do século XVIII, a cidade do rio não possuía praça arborizada, forçando a população a retirar-se das ruas das ente meio-dia e 17 horas, pois ninguém aguentava o calor.
Então o vice rei, dom luís de Vasconcelos com o objetivo de embelezar a cidade mandou construir o passeio público, um parque à semelhança do passeio público de Lisboa.
O pedido foi feito ao grande mestre Valentim, que além do parque construísse uma rua para melhor acesso ao passeio.
no final dessa rua o mestre construiu um chafariz, esquina com a rua dos Barbonos, atual Evaristo da Veiga, um bebedouro central, e como a água jorrava do bico de cinco marrequinhas de bronze, o chafariz ficou conhecido como chafariz das marrecas, e a rua em frente ganhou o mesmo nome.
A fonte possuía dois tanques, alimentados por bicas simples. Na parte de cima, encontrava-se um terceiro tanque, no qual caía a água que jorrava das marrequinhas.
Faziam parte do conjunto do chafariz, duas estátuas representando a ninfa eco e o caçador narciso.
Na rua das marrecas começou a concentrar muitos prostíbulos, baseados no tráfico de mulheres judias do leste europeu entre 1860 e 1930, que foram trazidas ao brasil para serem prostituídas: as conhecidas polacas.
Em muitos casos, essas prostitutas utilizavam o iídiche – língua bastante utilizada pelos Judeus da Europa central e oriental – para darem recados entre si.
Durante o seu trabalho, ao suspeitarem de que um cliente portava algum tipo de doença venérea, elas chamavam o sujeito de “ein krenke”, para definir a ideia de “doença”. Naturalmente, a popularização do termo acabou ficando abrasileirada para a nossa conhecida “encrenca”
#ruadasmarrecas #passeiopublico #rioantigo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

AJUDE ESTE CANAL 👇🏻:
- Deixe o LIKE 👍🏻
- Deixa um COMENTÁRIO 💭
- INSCREVA-SE no Canal 😎
- Ative o SININHO 👊🏻

MemóriaCarioca
Автор

keep going ! Muito Bom !!!!
agora eu sei oque eu nºao sabia. Ontem eu fumei um baseado de boa sem ninguem me incomodar, dentro do Parque Passeio. Eu Gosto muito de Ver a forma das +arvores, e oque mais me impressiona +e a existªencia de uma Arvore que vive at+e 5 mil anos. Existe de verdade verdadeira um Arvore que se chama BAOBA. J+a fiz muita meditaçºao ali durante a Pandemia. At+e vela ja acendi. Ajudou muito !!!

pavaopavao
Автор

SEUS VÍDEOS SÃO EXCEPCIONALMENTE BEM FEITOS/ BACANAS
INFORMATIVOS
E
EDUCATIVOS

silviofernandes
Автор

Verdadeiras aulas de história seus vídeos. Parte da minha infância eu passava por essa rua de bicicleta. Parabéns pelos vídeos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

BestMat
Автор

Opa! bom vídeo, adorei o relato das histórias... mas, puxa vida, daqui em diante se for perguntado se tenho ou já tive alguma encrenca, vou responder que não, que nunca jamais, Obrigado, ñ sabia a origem da palavra (aliás, não sou luso-falante nativo, mas tentando aprender...) Valeu, e até o próximo!!!

raulgentili
Автор

Que história bonita do Rio Antigo, muito bom seu vídeo, informações muito boas da nossa memória carioca, obrigada por compartilhar 😊👍

fatimafernandes
Автор

Ótimo vídeo. Essa rua teve seu nome mudado pra rua Juan Pablo Duarte, mas o governador Carlos Lacerda fez retornar o antigo nome de Rua das Marrecas, assim como de outras que haviam sido mudadas, conservando assi. os nomes originais dos logradouros do Centro do Rio.

cgribl
Автор

Sou apaixonada pelas histórias e imagens do rio antigo!!

joseribamarbezerrasa
Автор

Triste ver o que o Rio poderia ter sido e o que se transformou... Ótimo vídeo! Torcendo pelo canal.

Andrefpaes