BOLETIM DIÁRIO #15 A FAIXA DA ESQUERDA É DE ULTRAPASSAGEM.

preview_player
Показать описание
No Brasil, diferente de muitos Países, o motorista não respeita a faixa da esquerda como sendo de ultrapassagem. Aliás não sabem inclusive que isso da multa. Além disso, alguns motorista que pretendem passar pela esquerda não sabem negociar com o veículo que segue a frente. Assista esse boletim para sempre fazer a coisa certa.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pena que a Infração é Média. Deveria ser Gravíssima. Boa dica, Cesinha!

AutoSuporte
Автор

Quero ver quem vai multar os caminhões que só andam na esquerda da marginal Tietê

rogerioaoliveira
Автор

Cada um fazendo sua parte o trânsito fica bem melhor !!!! Boa dica

israeldrive
Автор

Quase todos motoristas sabem disso. Mas como multar esses motoristas folgados que não dão

silvernandesramazzotti
Автор

Sai pra direita e deixa que o cara vá pro inferno

silviomartinsdefreitas
Автор

A velocidade alta em relação ao fluxo do trânsito (seja na faixa da esquerda ou não) é inaceitável, não existe um único argumento sensato pra isso. Se é pra acelerar assim, que o façam num momento e local adequado. É questão de bom senso e consciência situacional, além de obviamente não ser egocêntrico pra entender que também existem outras pessoas na estrada, que nada tem a ver com a irresponsabilidade e adrenalina barata alheia. Sinceramente acho que você cometeu um desserviço tentando justificar pessoas que andam acima do limite, alguém que anda numa velocidade incompativelmente alta não é um problema só das autoridades competentes, mas de todo mundo que está na via, pois a estrada é pública. Logo, é algo que afeta diretamente a segurança das pessoas que estão nela e diz respeito a todos que ali se encontram.
Óbvio que tem outros fatores como limites de velocidade demasiadamente baixos que são mal estudados, mas isso é outro assunto.

Outra observação, existe uma distinção bem clara no CTB, uma coisa é fazer uma PASSAGEM pela direita, outra bem diferente é ultrapassagem. Se eu vejo que tem alguém que não vai sair de jeito nenhum, simplesmente espero o momento seguro e faço uma passagem pela direita com segurança, é totalmente legal. Não da pra esperar mentalidade européia de trânsito num país onde cada pessoa dirige de um jeito e onde a maioria esmagadora delas são um bando de animais atrás de um volante. Sempre que posso respeito, mas não vou ficar forçando passagem pela esquerda quando vejo que um carro não vai sair dali, questão de sensatez mesmo.

No Brasil ninguém sabe se portar, tanto quem segura a faixa da esquerda quanto quem se acha no direito de colar na bunda dos outros, dar sinal de luz desde a puta que pariu, etc. Usam um suposto erro do outro pra justificar uma atitude mil vezes mais deplorável e ainda acham que estão certos, não sabem o risco que correm agindo assim. Tão câncer quanto quem fica segurando a faixa da esquerda são esses left lane queen babacas, que não conseguem dirigir que nem gente e ficam enchendo o saco de todo mundo na estrada. No Brasil, a maioria usa a faixa da esquerda como desculpa pra acelerar feito uns doentes, como se estivessem sozinhos na estrada e a faixa da esquerda fosse um playground pessoal, e "ai" de quem tiver a "audácia" de tentar se impor com o mesmo tipo de comportamento, fere o ego do cara na hora.

O problema é que brasileiro tem esse costume horrível de ser fast-paced mas nada ágil, além de não ter ritmo constante e de ser egoísta. Isso é o principal fator que faz nosso trânsito ser um lixo, além da total falta de uma cultura de segurança, educação e respeito. Além do mais, é raríssimo ver um motorista bom e sensato nas ruas, as pessoas não olham o retrovisor, não antecipam manobras e não usam direção defensiva, parece que acham que dirigir é uma competição, ou acham que quando compram o carro compraram a rua junto.
Um dos problemas mais graves na minha opinião é que a maioria das pessoas que eu vejo dirigindo não sabem usar os pedais do freio e do acelerador, elas usam os mesmos como se fossem uma tecla ON/OFF, não compreendem que existem cenários onde você nem precisa ficar pisando no acelerador, sem falar que muitos usam o volante de um modo grosseiro.
E distância de segurança então? Raríssimo encontrar alguém que respeita. Nem vou falar de celular ao volante porque é um problema global, mas é absurda a quantidade de pessoas que andam abaixo do limite de velocidade sem necessidade alguma, pra mim, isso é muito pior do que quem segura a faixa da esquerda.

Vou seguido à Portugal e dirijo muito por lá, na Europa em geral existe muito mais respeito e educação (não só no trânsito como em tantas outras situações do dia dia) coisa que pro brasileiro médio é impensável, pois em matéria comportamental/intelectual/cultural, somos um dos piores países no mundo e não é exagero falar isso. As vias lá não são uns lixos cheios de radares justamente porque o povo tem bom senso pra acelerar, coisa que o brasileiro médio também não tem. Outra coisa, não esqueça que lá existem poucos veículos lentos pra ultrapassar e todos os motoristas andam no limite de velocidade, com exceção de carros realmente lentos que não chegam a 120. Sendo assim, há um ritmo constante e a necessidade de ocupar a faixa da esquerda é quase mínima. E o asfalto em ambas as faixas é SEMPRE bom. Já nas estradas do Brasil, não raramente a faixa da direita tá em condições péssimas, fato que obriga muitos carros a ficarem na esquerda, algo que é totalmente compreensível.

Numa Autobahn da vida, os motoristas que vem a 180, 200 e até mesmo 300 por hora na faixa da esquerda tiram o pé com antecedência e esperam os outros carros ultrapassarem veículos mais lentos, depois, voltam normalmente pro ritmo anterior. Eles não ficam xingando, bufando, colando na traseira dos outros, dando luz alta e o escambau, comportamentos agressivos extremamente comuns que o brasileiro tem no trânsito, é outro nível de educação, respeito, empatia e civilidade. As pessoas já enxergam de longe onde tem um carro mais lento e planejam a ultrapassagem com antecedência, não ficam fazendo idiotices como a maioria desses acéfalos no Brasil fazem, que acham que a culpa é sempre do outro e nunca do estilo de condução imbecil que eles tem. O uso que eles fazem da direção defensiva e o fato de acelerarem sempre com sensatez é algo de se admirar, simplesmente não tem comparação com a burrice e a estupidez do brasileiro médio. Não apenas lá, mas praticamente todo povo evoluído tem um trânsito bom. E nem precisa ir muito longe, na Argentina, Uruguai e Chile já é outro nível de educação no trânsito.
Quem sabe daqui há 100 anos chegaremos num nível parecido. Quem dera se nosso problema fosse apenas político, quem dera.

PS: pressa não é desculpa pra correr ou dirigir como um sem noção perante os outros, eu não tenho nada a ver com a falta de planejamento alheia. Pressa nos dias de hoje todo mundo tem, engana-se quem pensa que é especial. Aliás, pressa é bem diferente de emergência. Em caso de emergência real, liga-se o pisca-alerta pra todos a sua volta saberem o que se passa, já passei por duas situações que precisei ir ao hospital dirigindo e sei bem como é, emergência não é estar atrasado ou querer brincar de chegar mais rápido no seu destino.

fli
Автор

Realmente é surpreendente essa informação. Eu ultrapasso pela direita, costurando com os caminhões pq na esquerda ninguém anda.
Em Portugal é surpreendente: quase não se usa a pista da esquerda. Só pra ultrapassar!

claudiabocchile
Автор

Aliás, quando ele falou que você dirigindo não é juiz, não é polícia, mesmo que seja, se não está no trabalho como policial, ou no tribunal como juiz, mesmo se for, não tem nada que ficar trancando.

DrHanChad
Автор

Galera agradecendo a "dica" Fico a pensar... Onde tiraram a CNH? Isso é lei, não é dica.

horaciolopes
Автор

Nessa situação descrita ninguém é policial.
Se a pessoa fica muito colada na traseira coloca em risco também quem está na frente, até dificultando a liberação da passagem.
Impedir alguém de passar é ficar fechando o outro veículo.

marcosnoname
Автор

Todos os carros que jogam luz por favor coloque um adesivo no carro SAMU. É o que todos pensam que são.

JessicaSilva-qiee
Автор

Aliás na realidade do meu Estado a faixa da direita é cheia de buracos. Jogo o carro para a direita e me ferro. Posso dar o benefício da dúvida para esse motorista. Mas convenhamos na maioria dos casos é um pateta que se transforma porque está dirigindo um carro potente.

JessicaSilva-qiee
Автор

Uma coisa que me deixa com raiva nessa situação é quando não dá para ir para direita pois o fluxo de carro é grande, a pessoa que quer passar está vendo que não dá para dar passagem e ainda assim fica colando na traseira e dando luz pedindo passagem

isabelagrandini
Автор

O fato das pessoas não obedecerem a esta regra básica da pista de ultrapassagem é o que torna muito perigoso no Brasil uma via sem limite de velocidade.

marciominuzzi
Автор

Enfim a justiça cumpre as leis mas não é justa.

JessicaSilva-qiee
Автор

Gostei muito. Ninguém é impedido de andar devagar, mas ande do lado direito. E tem aqueles que acessam a via na velocidade inferior daquele que vem lá atrás, ou seja, quem já estava na via tem que reduzir a velocidade porque um sem noção viu que dava pra entrar mas nem pensou que quem vinha lá atrás vinha mais rápido. Educação no trânsito é tudo.

edmilsonbeghetto
Автор

Gostei de ver, César! Você falou de um jeito que deu a entender uma coisa que não está certa, mas esclareceu no boletim 17. Só que tem uma coisa que eu queria deixar como sugestão. Você não esgotou o assunto sobre esse lance de piscar o farol, pois existe multa para isso também. Eu abordei todo o assunto em um vídeo no meu canal. Não vou divulgar o link aqui porque seria desrespeitoso de minha parte (a menos que você autorize, pelo que agradeço). A sugestão é que você aborde o assunto de forma similar, pois seu canal obviamente tem mais alcance. Valeu!

binhorbsoft
Автор

Negativo, a faixa da esquerda não é somente pra ultrapassagem, claro que quando vem alguém querendo passar temos que dar passagem, mas a faixa da direita não é só pra ultrapassagem.

coisasdocerradomineiro
Автор

E aqueles que freiam de propósito " brake check oque fazer?

mwsc
Автор

Ok! Concordo plenamente, dirigir é uma tarefa que tem que ter equilíbrio emocional.. tanto de quem deixar ultrapassar, quando de quem quer ultrapassar mesmo vendo que o trânsito está congestionado, e ela vai parar no carro da frente.

tthifernandes