'Modos Gregos' com Nelson Faria | Fica a Dica

preview_player
Показать описание
A dica de hoje trata de um assunto fundamental e que ainda causa espanto em alguns estudantes: os modos gregos. Muito disso se dá pela forma como esse conteúdo é passado. Os modos com seus nomes "estranhos" são muito mais do que desenhos de escala ou qualquer outra simplificação que se faz. Então confere no vídeo um pouco do que o Nelson diz sobre os modos gregos! ;)

Seja um membro do nosso canal e tenha acesso a videos e lives exclusivas!

Conhece nossa Playlist no Spotify?

Sua escola de música na Internet!

Já conhece a nossa lojinha? Corre lá pra ver!

Faça parte do nosso Clube de Assinantes:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube:

Conheça nossa página no Facebook:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gostei da jogada de antebraço no teclado 😂😂😂😂👋👋👋👋

silviomp
Автор

Única maneira que me fez compreender os modos. Obrigado, Nelson.

gazireguilherme
Автор

Ensina passo a passo os modos pra nós aí Mestre!

gilsonsoares
Автор

Sempre pensei dessa maneira! O pessoal fala de desenho quando na verdade é a sonoridade da escala tocada sobre o acorde.
Muito legal como sempre mestre Nelson Faria!

henriquemendes
Автор

Vish mestre, como a má informação pode confundir a gente né. Por incrível que pareça, são os "grandes músicos" que ensina dessa forma por preguiça de explicar.
Um grande abraço mestre!

carlosantonio
Автор

Tocar teclado igual ao Nelson: isso pelo menos eu consigo

renanferreira
Автор

Ele toca um Ré e depois bate com as mãos no teclado, especialmente nas teclas brancas, porque um Ré dórico só tem teclas brancas, ou seja, não tem nenhuma tecla preta. Rsrsrsrs... Para descobrirmos um determinado modo, basta fazer a seguinte pergunta: Ré dórico é o segundo grau de que escala? Da escala de Dó, portanto se tocarmos a escala de Dó começando do Ré, temos um Ré dórico. Obs: cada modo tem sua característica na sonoridade, e isso vem de uma notinha, no caso do Ré dórico, a característica é a 6ª Maior. Podem tocar a escala de Dó em cima de um Dm6, dando enfase na nota Si (6ª Maior), vcs terão um som de Ré dórico. Obs: para usar o exemplo citado acima, vc precisa saber a sequência dos modos: 1 - Jônio, 2 - Dórico, 3 - Frígio, 4 - Lídio, 5 - Mixolídio, 6 - Eólio, 7 - Lócrio, onde cada um tem sua característica no som. Mais um exemplo para descobrir um Ré Eólio: Ré Eólio é o 6º grau de que escala? Da escala de Fá, portanto se vc tocar um Dm7 e em cima dele tocar a escala de Fá, vc estará tocando um Dm Eólio, que é o 6º grau do campo harmônico de Fá Maior. Há, já ia esquecendo, a nota que caracteriza o som do modo Eólio é a 6º bemol (b6), neste caso seria o Si bemol. Observem que Dm pode ser Dórico ou Eólio, depende das notas que vc vai tocar. Poderia ser também um Dm Frígio, depende das notas, use os exemplos acima e tente descobrir. Espero ter ajudado alguém.

EdnaldoGaldinoTeclas
Автор

Os Modos da Escala Maior existem sim e este é um pensamento moderno, BASEADO na ideia dos modos! Quando se tinha os Modos na Grecia antiga, nem nome de notas havia, mas relações intervalares e mais... os modos eram de 4 notas e descendentes... Sim os modos são mais antigos que a escala, mas o pensamento dos Modos a partir da escala maior é moderno, plausível e PODE SIM ser usado!

Автор

agora embaralhou minha mente, mestre faz uma serie so de modos gregos

AlexandreSouza-hgbq
Автор

Ollha, o que o Nelson falar, pra mim é lei, porque em matéria de tirar um improviso perfeito é o melhor que já vi, em toda minha vida, é o músico e mestre mais humilde que existe na internet. O curriculo desse cara é invejavel; o Mundo inteiro o conhece. Ele não joga nem uma palavra fora, porque elas são fundamentadas nos padrões universais de toda A Criação.
Quando não entendo de primeira, eu pesquiso os melhores e concordo com ele.
Um abraço, Mestre!

wagnonsoresinedeoliveira
Автор

Nelson faz um vídeo explicando cada um dos modos gregos mais importantes

gilsonrezende
Автор

Hahaha genial! Até que em fim alguém de nome falou a verdade! O excesso de informações causa essas (esquisitices) e distorções na música.

AmilcarBaxo
Автор

Nelson obrigado por essas explicações a gente acaba aprendendo errado. mas estamos no caminho os modos gregos não é difícil é só entender como ele funciona.

rdanielromeros
Автор

Faz a parte dois desse vídeo pelo amor de Deus!
#ficaAdica

johnlopes
Автор

Mestre, Nelson gostei muito das explicações das justas, poderia falar sobre transposição de sax Mb para violão

aniziodutrapereira
Автор

Complicou tudo agora. Desconstruiu o que achava está certo.

lucasoliveira
Автор

Eu comecei a aprender música no teclado. Fico perdidinho com desenho de escala. Kkkkk... bom, pelo menos não cometo essas confusões. Só consigo aprender escalas e outras coisas pensando nas diferenças e tudo mais. Talvez seja por isso que nunca consegui aprender modos gregos, porque muita gente ensina que eles vem da escala maior... Valeu aí! Vídeo muito bom.

DanielOliveiraViolao
Автор

Relaciono os modos com os intervalos me liguei que talvez faria mais sentido enxergar assim .... mas honestamente eu me debruço sobre os modos e ainda não os entendo com clareza, como eu estudo sem a tutela de um professor nunca consigo pontuar esse tema de forma conclusiva, sempre encontro uma informação diferente que me faz perceber algo novo .... e o mais curioso é que a princípio não uso os modos em nada que eu toco ....

fabiosato
Автор

Tem muita gente que sabe tocar sem conhecimento da teoria e estudo do instrumento. mas daí ensinar sem conhecimento e propagar isso é estupidez, obrigado mestre pelo esclarecimento e ajudar que tem prestado a todos nos aspirante a músico.

lucasguitar
Автор

Vídeos do Marcelo Amazonas sobre modos são bons para explicar os modos

tais