Resenha de 'O Estrangeiro', de Albert Camus

preview_player
Показать описание
Bem-vindos ao "O Canal Literário", aqui você encontra resenhas de grandes clássicos da literatura mundial. Neste quadro, apresentamos a obra "O Estrangeiro", do consagrado franco-argelino, Albert Camus. Neste vídeo, apresentamos não apenas uma resenha de "O Estrangeiro", do filósofo e escritor Albert Camus, como também, uma breve explicação sobre sua filosofia, o absurdismo versus o niilismo de Nietzsche. Em "O Estrangeiro", de Albert Camus, acompanhamos Mersault, um pied noir, ou seja, francês radicado na Argélia, niilista ao extremo. Mersault, em sua apatia, é um "Estrangeiro" à realidade e em seu niilismo, mata um árabe, apenas por matar. "O Estrangeiro", de Albert Camus, é um dos grandes clássicos da literatura e coloca o absurdismo em seu máximo potencial.

📢Participe de nosso grupo de Telegram e fique por dentro de promoções, notícias literárias, novidades do canal e notícias do clube.

✉️ Receba nossa newsletter semanal!

➡️Parceiros do Canal:

❤️Comprando pelos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais e apoia o canal com uma pequena comissão! (Alguns links meus tem até descontos exclusivos!)

📗 Economize comprando livros seminovos na Estante Virtual!
Utilize o cupom "MARCELO7" e obtenha 7% de desconto!!

Siga nossas páginas:
📲 Instagram/Tiktok/Twitch: @ocanalliterario1
📲 X / Skoob: @ocanalliterario

📚Conheça meu livro!

Agradecemos a audiência.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá, Marcelo! Parabéns pela resenha! É notável o seu empenho na busca de material de apoio que contextualiza e enriquece as leituras. Muito bom te ouvir! Também recomendo a obra. Reli O Estrangeiro em 2021 e gostei ainda mais. Um personagem que me causou bastante inquietação. À época, assisti a um vídeo - ainda está disponível no YouTube - que traz a visão de um psicanalista ( Paulo Henrique Favalli) sobre a personalidade do personagem de Camus. É só procurar por: SPPA - Café Literário - O Estrangeiro. O professor, membro da Sociedade de Psicanálise de Porto Alegre, compara a personalidade do protagonista a de pacientes, cujo diagnóstico clínico está no campo das doenças do vazio mental. Vale a pena ouvi-lo; uma explanação clara e consistente. Também gostei de A Peste, porém minha leitura está desatualizada. Os contos me surpreenderam positivamente em O Exílio e o Reino. São tão interessantes que, apesar de já ter lido o livro há anos, ainda me lembro de muitos deles. Ainda quero refazer essa leitura. Valeu, Marcelo!

dina
Автор

Eu sempre intercalo uma Leitura / Releitura... Sua resenha me motivou a trocar a Releitura de Sob o sol de Satã ( livraço, recomendo ) pela do Estrangeiro .... Abraço .

renatoroveroni
Автор

Em minha resenha, conclui que Camus nos apresenta a relação do absurdo no deslocamento do ser com o mundo, consigo mesmo, com o outro e da irresponsabilidade das ações de um ser que é um contraponto do drama psicológico humano, não tendo maldade ou bondade. Feito de pele, de vínculos físicos e essências esvaziada de sentimentos. A todo tempo, o mundo tenta compreendê-lo, dentro de sua complexidade, com subjetividade e significado quando pode não haver ou ser um absurdo.

O protagonista foi julgado no tribunal do mundo por ser insensível ao comportamento comum e categorizado como psicopata, "de coração criminoso", que matou a mãe moralmente, negou a Deus conscientemente e assassinou um árabe sem motivos.

yanpereira
Автор

Comentários inteligentes. Camus é um desafio. Na melhor das hipóteses, ele incomoda.

simba
Автор

Achei a resenha fantástica muito boa análise!

peter_