Código de Hamurabi: Lei ou Religião?

preview_player
Показать описание
O Código de Hamurabi é um famoso texto da Civilização Mesopotâmica, do período em que a Babilônia se destacava como principal potência da região (século XVIII a.C.). Muitos já ouviram falar desse documento e de sua importância para a História do Direito. No entanto, muito menos costuma ser dito sobre o seu valor para a História das Religiões.

Neste vídeo, conheça um pouco mais sobre o Código de Hamurabi, seu contexto histórico e suas características profundamente religiosas.

Referências:

Texto do Código de Hamurabi completo em português:

🏰 Junte-se à Guilda:

⚗️ Curso: História da Alquimia:

#História #Mesopotâmia #Hamurabi
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como advogado na Babilônia o melhor conselho que você poderia dar a um cliente era aprender a nadar.

Sr_Ningvem
Автор

A quem se interessar, tem traduções para o português do código de Hamurabi e das Leis de Eshnunna, feitas e publicadas pelo Emanuel Bouzon e publicadas pela Editora Vozes

MrIgortcr
Автор

É, parece que quem soubesse nadar levava uma boa vantagem naquela época. Rsrs
Muito interessante essa história. Obrigado por compartilhar.

ProfGilRodrigues
Автор

Eu tive a honra de ver pessoalmente esse obelisco no Louvre... como advogada, nao pude mentir que me emocionei!

denemascarenhas
Автор

cara, seu canal é bom demais! desde q o Youtube me recomendou n paro de ver

aaa-tzc
Автор

meu TCC foi justamente sobre o Código de Hamurabi, comparando-o com a legislação da época. Fiquei impressionado com a modernidade de muitas leis. Tem princípios do processo que usamos até hoje.

AlexandreAntonioCFaria
Автор

No parágrafo 188 a seguinte provisão “Se o artesão toma para criar um menino e lhe ensina o seu ofício, este não pode mais ser reclamado” e paragrafo 189: “Se ele não lhe ensinou o seu ofício, o adotado pode voltar à sua casa paterna”, como forma de se proteger a técnica dos artesãos . Os parágrafos mostram a preocupação de justiça social da reforma de Hammurabi ao conferir direitos iguais entre filhos adotivos e filhos naturais: o artesão somente terá direito a esse filho adotivo se lhe ensinar seu ofício. Entre os ofícios citados no código no parágrafo 274 encontra-se pisoeiro (kamidu), o que trabalha com linho, gravador de sigilos (parkullu), construtor de arcos (sasinnum), ferreiro (nappahum), carpinteiro (nagarum), trabalho em couro (askapum), cesteiro (atkuppum), pedreiro (itinnum). Nuno Carvalho observa que o exemplo do Código de Hammurabi reconhece o valor do conhecimento que era transferido do artesão ao aprendiz. Segundo Nuno Carvalho o exemplo mostra que “os princípios da propriedade industrial estão profundamente enraizados no tecido social". Voce concorda que a propriedade industrial esta presente no Codigo de Hammurabi ? BOUZON, E. O código de Hammurabi, Rio de Janeiro:Vozes, 1976; CARVALHO, Nuno. A estrutura dos sistemas de patentes e de marcas: passado, presente e futuro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009

otimistarj
Автор

Bom dia Henrique e seguidores do canal.

zulma
Автор

O Senhor está parecendo um menino nesse vídeo aula, mas muito talentoso, inteligente e dando uma aula maravilhosa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

terezarodrigues
Автор

Interessante a sentença 200 tida por muitos como a lei de talião, lei da reciprocidade, porém a sentença 201 e 202 nos mostra que não era bem assim a justiça do olho por olho e sim a depender de classes. Parabéns pelo vídeo!

denissantos
Автор

Fico imaginando que tipo de rio/mar era esse no qual as pessoas eram testadas. É desesperador imaginar que alguém do nada possa lhe acusar para tentar ficar com a sua casa/terreno e você simplesmente precisar passar por um desafio mortal. As mulheres então, coitadas, iriam para o teste simplesmente para "não ficarem mal faladas".

hectorvido
Автор

Adoro esses vídeos mais longos. Pelo amor, traga mais mitos da Mesopotâmia e como seus deuses se relacionam? Clarificar sobre a religião deles seria algo mais que necessário. Sinto que ainda há uma visão mais bestial nas pessoas de hoje? principalmente da Babilônia, por causa da Bíblia. Seria interessante ver a complexidade dos seus mitos, ritos e crenças e como a política e filosofia está enraizada em suas religiões.
Poderia nos falas sobre Ishtar e a questão matriarcal em tempos primórdios da Mesopotâmia? Poderia me esclarecer um pouco aqui? Ainda me parece nebuloso o matriarcado dessa região.

Obrigado ❤

JacuTurcoAgachado
Автор

Seu vídeos ilumina o que a luz propaga e abre a visão no oculto .

PLS-pdqq
Автор

Parabéns pelo seu estudo, lembro que o único estudo sobre o Código de Hamurabi foi feito por mim e publicado na revista Verbum, da PUC do Rio, obrigado, professor Frota, do Instituto Histórico

GuilhermeFrota-gk
Автор

Video recomendado pelo YouTube. Adorei. E ja me inscrevi no canal! Agora tô Maratonando seus videos! Show!

anapaulamelo
Автор

parabéns pelo vídeo muito claro e objetivo, mostra como direito e religião eram parte de um todo único.

otimistarj
Автор

Marcelo Rede melhor professor da USP ♥️

raycaji
Автор

Como sempre, você foi ótimo nos trazendo o grande Hamurabi. 🙏🙏🙏🙏

Rosemammarella
Автор

Excelente explanacoes, parabéns pelos conhecimento, bons demais!

jeanetebastoscabral
Автор

Parabéns pelo canal excelente conteúdo ❤

dovahkin_