Esse é o 'Novo Mercado de Tecnologia'?

preview_player
Показать описание
Alguns anos depois da euforia de contratação de devs pelo mundo o mercado agora está diferente. Será que houve uma contração na demanda a ponto das vagas se extinguirem? Alguns gostam de dizer que sim. Está saindo muita coisa na imprensa ultimamente, o que pode não ajudar no entendimento de como nosso mercado de trabalho realmente funciona.

📌 LINKS CITADOS
→ Matéria Estadão 05/07:

📌 COMPILADO PODCAST
→ Newsletter:

📌 LINKS DO CÓDIGO FONTE TV

📌 USAMOS CADEIRAS HERMAN MILLER

#MercadoTrabalho #Tecnologia #Economia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Desde 2009 que noticiam que tem falta de mão de obra para programadores. Sinceramente quem mais lucrou com a Ti foram os vendedores de cursos.

wesleydejesusdutra
Автор

Eu sou desenvolvedor front end e fui pego por demissão em massa em fevereiro, desde então estou tentando uma recolocação, mais percebo que o mercado está com poucas oportunidades, nunca fiquei tanto tempo a procura de oportunidade, tenho sete anos de experiência

serginholsantos
Автор

Sou Dev Sênior back-end e, na minha opinião, uma das várias causas de tudo isso foram os famosos cursos "Salário de 5k em 3 meses". As pessoas achando que iriam estudar 3 meses e ganhar 5k trabalhando remoto em qualquer horário. Quem ganhou foram os gurus vendedores de curso. O que tem de pessoas aplicando para vaga júnior sem ter conhecimento de nem 1% do necessário É BRINCADEIRA. Já vi vaga que de 500 inscritos, só 2 currículos eram minimamente capazes de participar de uma entrevista.

Boozer-m
Автор

Para quem ainda não conseguiu a primeira vaga, recomendo entrar como Analista de Suporte e buscar o crescimento dentro da empresa. Essa estratégia deu certo para mim e para dois colegas de trabalho. Acredito que, se tivéssemos esperado uma vaga direta como Desenvolvedor Júnior, provavelmente estaríamos esperando até agora.

cleversonasj
Автор

Fomos de "mais de 500 mil vagas nos próximos anos" para isso.
Se formos nos guiar e nos motivar por essas notícias, estamos lascados. Só temos que seguir estudando e melhorando todo dia

brunosilva
Автор

Eu sou desenvolvedor sênior e tenho 35 anos de experiência. Programo computadores desde 1989. Caí em um layoff meses atrás e não consegui me recolocar. Maioria das ofertas que chegaram para mim eram para atuar presencial em São Paulo e eu moro em Goiás e não tenho viabilidade de mudança de estado. Por fim, desisti de procurar emprego e estou atuando por conta própria. Não pude me dar ao luxo de ficar esperando por algo que provavelmente nunca viria.

Snoopygeek
Автор

O problema da nossa área se chama formação de exército de reserva. Não é a toa que toda grande empresa nacional e internacional estavam fazendo campanha para atrair novos devs para a área e fomentando até a migração de gente formada para a ti. Nosso sistema econômico funciona melhor quando temos mais funcionários procurando vaga do que empresas procurando funcionários. Desde 2019 eles tão fazendo propagando sobre a bonança da profissão dev e hoje em dia eles colhem os frutos: muito dev, pouca vaga e salários caindo, ou seja, mais lucro pras empresas

nandomax
Автор

Eu vi isso igualzinho na area de engenharia civil, agora chegou na area da tecnologia, principalmente na area de desenvolvimento.

eversonnatan
Автор

Tenho 4 anos e meio de experiencia dev Fullstack Pleno, e moro no interior de Minas Gerais, o mercado para desenvolvimento aqui e extremamente escasso, cidade tem 40 mil habitantes, acabei optando em abrir uma Software House pra atender a demanda local, construindo sistemas, sites etc, para empresas daqui. E tem dado certo! e um bom caminho para quem esta nesse tipo de situação atualmente.

cristyanhenrich
Автор

Sou um desenvolvedor recente com pouco mais de 1 ano de experiência na área e posso confirmar que essa é a realidade. Entrei em uma empresa e me esforcei ao máximo para adquirir conhecimento de forma sólida. Após um ano trabalhando nesta empresa, fui avaliado como alguém que estaria adentrando o nível de Pleno (Uhuuu!, Pensei.), porém, a reavaliação financeira condiz, na verdade, com a de um Júnior (e daqueles ruins).

victorribeiro
Автор

No fundo as empresas brasileiras ficarão pra trás

FazedorDeCortes
Автор

Acontece que sim teve uma romantização gigante em cima da programação, homeoffice salarios altos e bla bla bla, fui fisgado por essa onda, larguei uma carreira de 15 anos de vendas, e graças a Deus consegui migrar de área, mas NÃO foi fácil, fiz faculdade, fiz cursos e projetos pessoais hoje estou a 1 ano e 7 meses na programação, e sim tem sua parte estressante mas tbm tem a parte boa que excede a ruim, enfim, veja se programção é pra vc.

TigocraiG
Автор

Minha opinião é que essa régua alta só está acontecendo por conta dos vendedores de cursos que prometem "Salário de 10k em 6 meses". Isso inchou o mercado. O movimento que eu vejo é: muita gente na área e poucas realmente qualificadas. Isso faz com que as vagas exijam mais pagando menos. Pense comigo. Eu sou uma empresa que tem uma vaga de dev front-end. Para essa vaga, 5 anos atrás, eu tinha 30 candidatos, e esses realmente eram qualificados. Eu contratava um e era feliz. Hoje, essa mesma vaga tem mais de 100 candidaturas, sendo que a maioria esmagadora não tem nenhuma qualificação. Eu vejo essa realidade para vagas Júnior e Pleno. Para Sênior, vejo muitas ofertas em diversas áreas dentro da TI.

Acredito que esse cenário vai se reverter no médio/longo prazo, pois quem entrou na área esperando altos salários vai sair. Isso já está acontecendo, e os profissionais medíocres serão "esmagados". Acredito que quem permanecer na área, com estudos constantes (que é o mínimo necessário para TI) vai colher bons frutos futuramente.

libiquits
Автор

Ta faltando industrias e tecnologias no Brasil. O país tá ficando ruralzão.

suzanalimalese
Автор

Rodei em janeiro durante essas demissões em massa. Sei Ruby, Java, JS e um pouco de Python. Tenho mais de 5 anos de experiência e, até agora, não consegui uma recolocação. No começo do mês, passei por um processo seletivo e me ofereceram R$ 2.5k PJ. Esta semana, precisei quebrar o piso para trocar a caixa de gordura e o pedreiro me cobrou R$ 500 a diaria. Eu acho que a área de TI deu uma saturada legal...

malucodoidera
Автор

sim, trabalho em uma multinacional que está diminuindo aos poucos os quadros de funcionários, no nordeste esta quase saindo, possivelmente serei o próximo a rodar, e vejo isso em muitas empresas atuais de diminuição dos quadros de funcionários, sobre salario não acho que diminuíram mas não aumentaram, só se pegarmos pela inflação pode-se dizer que houve redução

mateusmouta
Автор

O mercado é volátil em qualquer área (existem casos raros), mas no geral o mercado de trabalho é dinâmico e muda de tempos em tempos, é difícil, desafiador, mas se você tem uma meta, e está lendo esse comentário, foque no que você deseja, estude e tenha constância, as coisas vão acontecer! E para esse trabalho maravilhoso que vocês do Código Fonte fazem, um muito obrigado, o conteúdo que vocês entregam é inestimável.

matheusalvesandrade
Автор

Parabéns pelo video Gabriel e Vanessa, vocês são demais, trabalho a 25 anos com desenvolvimento na área de TI e para novatos sempre foi difícil desde dos anos de 96 e 97, isso nunca mudou, verdade, quando comecei foi assim comigo também, , o que mudou foi a concorrência que aumentou, tinha muito menos gente naquela época, o mercado não era muito divulgado hoje com a internet e a disseminação da informação mais pessoas tomaram conhecimento do mercado e muito ingressaram de lá para cá mas sempre consegui trabalho, o importante é estar atualizado com as tecnologias atuais. Nunca deixe de estudar.Abraço.

fernandessp
Автор

Venho avisando sobre isso desde 2020! O mercado de trabalho é receptivo somente para plenos e sêniors! já quando ingressei na área em 2020, depois de ser uma das vítimas desses cursos de 6 meses, coloquei os pés no chão e entrei na faculdade. Foram 550 currículos enviados para vagas de estágio, desses 550 5 me renderam entrevistas e duas uma proposta de estágio. Uma delas me rendeu a vaga de jr que tenho hoje. Mas no grupo da minha faculdade, que me formei agora no meio do ano, tem 74 pessoas, dessas apenas cinco tem trabalho, o resto nem estágio conseguiu. Infelizmente a situação é muito preocupante pra quem está em início de carreira e tende a piorar....

wilsonluizdossantosjunior
Автор

Foi prevendo isso que logo que entrei procurei algo "diferente" pra fazer em TI do que desenvolvimento de software. Graças a Deus consegui um estágio em telecom, é uma area que o conhecimento de dev contribui bastante, mas nao é o foco e ja me abre muito IoT, Analise de dados, ML, IA. Quando escolhi meu curso escolhi Eng de Software já sabendo que nao queria ser apenas Dev. Porque ja pensava que é chutar uma arvore que caem uns 200 devs jrs

handressabenedetto