Por que o Japão tem 9 milhões de casas abandonadas

preview_player
Показать описание
Enquanto o preço de imóveis novos e velhos dispara em grandes metrópoles globais, o mercado imobiliário do Japão tem uma característica curiosa: casas são como carros, ou seja, quanto mais tempo você as tem, menos elas valem.

Por trás disso estão peculiaridades do Japão, como os terremotos, e uma crise demográfica profunda. Mas alguns titokers estão tentando trazer essas casas de volta à vida. Neste vídeo, o repórter Shin Suzuki como é morar nas akiyas, as casas abandonadas do Japão, e por que elas chegaram a um número recorde.

#bbcnewsbrasil #noticias #japão #akiya #moradia

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A estimativa é quase 92% da população japonesa vive nas grandes cidades, o que torna o Japão um país altamente urbanizado e populacional, são milhões em Tóquio, Osaka, Nagoya Yokohama.

amaltex_
Автор

Continuem trazendo temas como esse! Por favor! É muito importante saber o que está rolando nessas temáticas ao redor do mundo.

ytshack
Автор

A analogia com carros parece interessante; é custoso adaptar a novas regras de habitação, o que no caso deles por causa dos terremotos é bem sério. E o destaque vai para a fertilidade, caindo em países desenvolvidos. Acho que é no canal da DW que tem algo sobre a Coreia do Sul e a causa principal é ser difícil demais criar filhos no ritmo de trabalho e condições de vida disponíveis.

washingtonluiz
Автор

Moro no Japão, aqui mesmo do lado onde eu moro tem um conjunto habitacional enorme abandonado, com mato subindo pelas paredes !!

cleibibarroso
Автор

Se não estou enganado, no Japão não se herda simplesmente um imóvel, como acontece no Brasil, onde se paga somente a transferência etc.
Me lembro que havia um sistema em que o herdeiro tem que pagar uma fortuna para receber o imóvel. Isso seria um fator agravante.
Pelo menos era o que eu fiquei sabendo, quando morei em Hokkaido 2005-2011

georgeshiguekiyasui
Автор

O Japão só está passando por crises q quase todos os países "desenvolvidos" do mundo passarão, principalmente na Europa

zp
Автор

Ótima reportagem, muito aprendizado. Precisamos de conteúdo como este. Parabéns...

eduardomacedo
Автор

Aqui no Brasil tem milhares sem ninguém morando só pela Especulação Imobiliária.
Enquanto no Japão é pessoas indo para cidades grandes, especulação imobiliária ( locais com muitas casas vazias é bom para empresas fazerem suas sedes ou grandes imobiliárias ) e declínio da natalidade.

venusbcarmesim
Автор

Para quem gosta de explorar lugares abandonados não irá faltar oportunidades. Todos os países terão boa parte do território abandonado nas próximas décadas devido ao colapso demográfico.

zetranquilo
Автор

Minuto 3:59, Abroad in Japan, cara esse YouTuber britânico é um dos mais famosos da internet em questão da vida, sociedade e cultura no Japão.

maiquephrancisco
Автор

Pra quem tiver achando “pq não dão as casas vazias para os sem casa, já que no BR temos o dobro do déficit”. Não é fácil assim, apenas cerca de 10% das casas vazias estão em condições plenas de habitabilidade.

italooliveira
Автор

O Japão realmente é um país incrível, com muita oportunidade de emprego para estrangeiros com descendência assim como eu, o país é limpo, organizado e muito prático para se viver, porém a dificuldade e o valor altíssimo para trazer familiares e amigos tem dificultado a permanência da maioria de nós. Estou aqui pela terceira vez, amo o Japão mas meu coração também ama o Brasil! O ideal seria maiores oportunidades para ambos.

mayara.alencarf
Автор

O blogueiro gastou R$ 600 mil na casa, realmente é bem barata

jacielramiro
Автор

Há tempos o geógrafo David Harvey fala que, segundo mapeamentos feitos em diversos países, há mais casas e apartamentos ociosos e sem cumprir sua função social (habitação) do que pessoas em situação de rua.

Casos como esse da reportagem mostram uma outra faceta dessa questão. Sempre muito interessante ter conhecimento sobre o que acontece em outros contextos culturais e econômicos.

luisapinheiro
Автор

Eu moro no Japão a 30 anos, não tem nenhuma vontade de ter uma casa aqui !
Poderia até ganhar uma dessas casa, mas não compensa!
A única coisa que vale é terreno o imóvel não tem valor mesmo sendo novo !
Reformar uma casa não compensa é melhor construiu uma nova !
Para demolir uma casa fica 30 mil dólares!
Aqui tudo é descartável!
Exemplo se uma pessoa quer montar uma loja de conveniência ela aluga um terreno e constrói o imóvel e se ele falir tipo em 2 anos o inquilino pergunta para o dono do terreno se ele quer a construção ou é para demolir !
Na maioria dos casos o dono manda demolir pq fica caro para demolir !
Quantas vezes Eu vi no mesmo terreno construir e demolir várias vezes em menos de 10 anos, por isso que Eu digo aqui é tudo descartado.

SeculossJP
Автор

Aqui no Brasil existem as casas de veraneio q só são ocupadas em épicas específicas, o q é diferente de abandonada. No meu estado existem cidades q têm uma diferença enorme entre a população no inverno e no verão (flutuante).

flaviocarvalho
Автор

Muito interessante, o incrível é que no Brasil com milhões de imóveis fechados ou abandonados e milhões sem casa sonhando em possuir um imóvel, assim vemos a gritante vergonha de distribuição de renda no país que teve mais de 300 anos de escravizados, uma situação muito triste!

cirodeoliveiraleite
Автор

Bbc cada vez mais surpreendendo com conteúdo rico em informações. Parabéns 👏🏻👏🏻

clawdineysantos
Автор

Continuem sobre esse tema! Tem muuuuita coisa sobre esse assunto

LadyLyn
Автор

Não compensa reformar casas velhas no Japão. Em terremoto forte, elas cairão. Além disso, elas não tem um bom isolamento térmico, significa que você gastará muito dinheiro para manter aquecida no inverno, e gastará muito com ar condicionado no verão. E a grande maioria não tem ligação de esgoto, quer dizer que você terá que fazer uma fossa nova, porque a cada 30 anos precisa construir uma nova fossa. É por isso que os japoneses não tem interesse por esses imóveis. Eles preferem comprar apartamento no centro da cidade, porque fica perto de escolas, hospitais, estação de trem, posto de gasolina, supermercado, e muitas outras coisas. Enquanto algumas cidades estão se esvaziando, outras estão cheias de apartamentos de 20 andares sendo construídos. Os japoneses moram em cidades, e nos finais de semanas vão acampar nas montanhas.

yatiesumizuka