O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL E NO MUNDO

preview_player
Показать описание
Questões sobre o trabalho infantil no Brasil e no Mundo, para o ENEM e demais vestibulares.

Me siga nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Espero que gostem, galera. Bons estudos!

Parabólica
Автор

O Trabalho infantil é o emprego de crianças em qualquer trabalho que a prive da infância, como o direito ao lazer e a escola regular. Antes dos séculos XIX e XX, praticamente não existiam legislações a respeito, e por isso, não havia enquadramento de crimes por parte de órgãos de governo.

O trabalho infantil foi muito utilizando durante a Primeira Revolução Industrial (1760 – 1840), com crianças sendo utilizadas na exploração de minas de carvão e para a manutenção do maquinário industrial. Com o êxodo rural e o aumento da taxa de natalidade nas cidades, muitas crianças ficavam órfãs e eram levadas aos orfanatos, de onde acabavam recebendo ofertas de donos de indústrias para o trabalho exaustivo de 14 horas por dia, recebendo geralmente 20% do que seria um salário de um homem adulto.

O filósofo iluminista John Locke (Século XVII), no contexto pré-revolução industrial na Inglaterra, defendia que em tempos de crise, famílias mais humildes utilizassem de suas crianças para ajudar n renda, matriculando-as em Working-Schools, aos quais se trata de escolas que além de ensinarem e empregarem um ofício, também estão ligadas a moral religiosa puritana, permitindo com que as próprias crianças arquem com o custeio.

Há também o trabalho infantil escravo, que foi utilizado por diversas sociedades ao longo da História com destaques para o Brasil colonial e imperial, com a utilização de crianças de origem africana nas lavouras de cana-de-açúcar, café e outras culturas.

Desde 1940, o trabalho análogo a escravidão é inserido no código penal, sendo considerado crime, a questão é que além do trabalho análogo a escravidão, há o infantil, e ainda são utilizados infelizmente em regiões do Brasil e do Mundo, onde há menos fiscalização do poder público.

alexandrenunespaiva
Автор

Mesmo já tendo entrado em medicina em uma federal continuo assistindo seus vídeos, professor, são de grande ajuda para me manter “lúcido” quanto ao que estou fazendo em meu curso. Obrigado.

rodrigofmb
Автор

Excelente, professor! Recomendo a reportagem do Domingo Espetacular, de 2016, disponível aqui no YouTube. A reportagem trata da exploração, por parte de atravessadores, de crianças e adultos na produção de castanha de caju.

gerciclearodrigues
Автор

Mais uma ótima aula! Importante questões históricas e de construções sociais e culturais para refletir sobre a exploração do trabalho infantil até os dias atuais, em um país com os maiores índices de desigualdade social do mundo, e que se reflete na vida das crianças e adolescentes. Pensar que 6, em cada 10 crianças no Brasil são pobres, diz ainda muito sobre de que direitos e de que cidadania burguesa é destinada a essas famílias na contemporaneidade. Esse ano de 2020, o ECA completa 30 anos! Que avanços e limites essa Lei encerra?

amandabelo
Автор

Sou jovem aprendiz e tenhos amigos que também são aprendizes. Os relatos que eu tenho deles, são de chefes super abusivos e que muitas vezes fala para o aprendiz ficar muito mais do que o horário determinado. E por isso que muitas empresas mandam nós fazermos aquela carta para o sindicado falando que não precisamos deles, mas na verdade precisamos sim. Infelizmente, a minoria, socialmente falando, encara muitos sacrifício no decorrer da vida, e por isso que eu estudo, e sou grata por ter pelo menos esse privilégio na minha vida.

MariaClaraAssuncao
Автор

SOU RECÉM FORMADA EM HISTÓRIA E TENHO APRENDIDO AQUI NO PARABÓLICA!!

ludmillaviegas
Автор

Eu amei, continue fazendo vídeo aula completo que o senhor só tem para nos ajudar

isaacoak
Автор

Parabéns professor, aprendo com você absurdamente mais sobre História do que aprendi no meu período escolar (época da ditadura)

viviana
Автор

Professor, fala sobre o movimento feminista e cada uma de suas fases.

videoaulasparaoenemgratis
Автор

Eu quase não assisto as lives porque ainda to vendo os vídeos mais antigos. Mas já gosto demais do canal. Excelente didática. Ganhou um apoiador! =D

felipecaetano
Автор

Na idade média a esperença era de vida era de 25 anos, uma pessoa de 12 anos era de meia idade .
Durante a revolução industrial, 1760 - 1840, a esperança de vida era de 36 anos, um indivíduo de 18 anos era de meia idade.
Em 1900 a esperança de vida na Europa era de 46 anos, um cidadão de 23 anos era de meia idade.
Falar de trabalho infantil naqueles tempos tendo em conta a longevidade de hoje e os avanços que houve na medicina está errado, se se fizesse isso a maior parte dos cidadãos tinham morrido antes de cumprir os actuais 12 anos de escolariedade obrigatória.
Nas famílias mais bem alimentadas e com melhores cuidados de saúde como a de Sua Majestade D.Pedro IV de Portugal, 1º Imperador do Brasil, ele próprio morreu aos 35 anos em 1834, Dona Maria que o sucedeu morreu em 1853 com 34 anos e D.Pedro V, seu filho e sucessor no Trono morreu em 1861 com 24 anos !
É o nascimento do capitalismo, agrícola e industrial, que cria riqueza, liberta as pessoas do campo para as ciências e artes e prolonga a longevidade.

terra
Автор

Aula top de mais! Cheia de conhecimento. Para bens professor!

marcosc.moraesr.
Автор

Anos 80 e 90 tinha muita exploração trabalho infantil 😢e os adultos da época achava super normal te davam um pratinho de comida 😢e te olhavam com cara de nojo

nilzabarros
Автор

Professor muito obrigada pelos seus vídeos, se foe possível faz mais nesse estilo (referencias históricas de um determinado tema ) é excelente ajuda muito a nós vestibulandos
Obrigada pelo conteúdo 💕

raquelcn
Автор

Estou tão orgulhosa de ver esse canal crescendo, qnd cheguei aqui só tinha grama hahaha #RumoAoMeioMilhão

larissaalmeida
Автор

Curso egenharia na puc aqui do rio (com bolsa integral) e na época do vestibular seus vídeos me ajudaram muito no enem!
Ótima didática e trás assuntos super relevantes como esse, parabéns pelo canal!

alanamarzullo
Автор

suas aulas são sempre as melhores, gratidão!

Amoletoac
Автор

A cada dia aprendo mais, muito obrigada.

glendasantos
Автор

Quando li o tema do vídeo, lembrei na hora da industrialização do Irã e na exploração de crianças pobres nas indústrias de lá por serem mão de obra barata:/

sarahribs
welcome to shbcf.ru