Já vivemos em uma MATRIX – O conceito de realidade segundo René Descartes

preview_player
Показать описание
Membros do canal têm acesso antecipado aos vídeos e a outros benefícios.
Considere se tornar um para ajudar a manter a frequência de vídeos!

Trilha sonora: hisohkah - school rooftop

#elegante #analise #cinema

All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acabei deixando passar o erro em "Revolução CiNentífica". O correto é "científica". Perdão.

canalelegante
Автор

É plausível que estejamos numa simulação, Mas talvez não seja uma simulação em uma máquina como conhecemos, pode ser uma máquina orgânica tipo um cérebro ou algo totalmente diferente de algo que podemos imaginar.

raildogameart
Автор

Se a minha vida é uma simulação eu exijo um pacote de atualização para consertar uns erros agora!

gibranhenriquedesouza
Автор

Acho seu trabalho verdadeiramente fantástico, as abordagens realmente expandiram minha visão sobre o existencialismo, Obrigado!

Ricrdu
Автор

"Penso, logo existo. Ou penso, pois existo ? O que existe, nós ou nossos pensamentos ? Talvez nós não estejamos aqui, apenas nossas mentes criando um mundo irreal para o nosso entretenimento, talvez eu seja fruto de sua imaginação, ou talvez você e eu sejamos um fruto da imaginação alheia. Nos questionamos o tempo todo sobre diversas coisas, mas raramente paramos para pensar por que estamos aqui e por que vivemos e sofremos... Devemos nos perguntar ? Não sei, mas mesmo assim eu pergunto, mesmo sem obter as respostas. Eu pergunto, e mesmo sem saber o porquê das perguntas, me pergunto, por que ? Eu não sei, não sei..."
Neon Genesis Evangelion.

brunodarko
Автор

Nisargadatta Maharaj, sábio e iluminado indiano, sem dúvida um dos grandes gênios da história da humanidade, especialmente por ter sido durante toda a sua vida um semianalfabeto, dizia a mesma coisa que Descartes apenas partindo de diferente premissa, que era sua própria experiência através da meditação: "A única certeza que se pode ter é a da própria existência. Todo resto é especulação." Seu livro, "I Am That", que é resultado de diálogos com as pessoas que o procuravam, é de tirar o fôlego, apesar da simplicidade e objetividade. Recomendo enfaticamente a todos interessados no autoconhecimento. Parece já ter sido traduzido para o português.

ceceucarvalho
Автор

Cada video seu me desperta uma vontade de (re)assistir a trilogia novamente... é incrível a forma como vc destrincha esse universo, de varias formas diferentes... Sendo conteúdo original, parabéns pela pela inteligencia e talentos (filosóficos a locução)... Sendo conteúdo trazido de outras fontes, parabéns pela pesquisa aprofundada tbm (acredito que seja uma mistura das duas opções).... Assisti Matrix pela primeira vez aos 12 anos, acredito eu, e mesmo sabendo da complexidade da historia, pois já tinha lido algumas matérias de revistas a respeito, alem do fato de que tive que esperar o primeiro filme passar no SBT, foi apenas na terceira vez q vi a trilogia toda que entendi mesmo o enredo principal e algumas referencias, como por exemplo o papel de messias do Neo, ... hj com 28, eu assisti de 8 a 10 vezes a trilogia, e pra mim é uma das ideias mais complexas e geniais do cinema. Sempre tem algo a mais pra descobrir.... Eu gostaria muito de apagar tudo q sei de Matrix da cabeça, pra poder assistir pela primeira vez hj, com uma cabeça mais madura, e com bagagem a mais pra entender as principais nuances, criticas e referencias...

zehhey
Автор

Acho muito possível vivermos em uma "matrix", inclusive muitos hoje em dia aceitam essa possibilidade.
Veja bem, tudo o que sentimos ou vivenciamos em nós parte de uma interpretação de impulsos elétricos, portanto, quem garante a fidelidade do que nosso cérebro assimila?
Quando sonhamos nosso cérebro interpreta aquilo como real, tanto que "despertamos" no momento de maior estresse do sonho, um meio natural que nosso cérebro utiliza para evitar uma fadiga maior de nosso corpo e nossa mente, tamanha a realidade daquilo que sonhamos.
Seria o sonho o mundo real ao qual temos acesso durante o relaxamento e o mundo "desperto" o sonho?
Abraço.

jdcolecionador
Автор

Matrix a luz de Berkeley: Nosso mundo é composto por mentes e ideias (casas, montanhas, rios, passáros...); as ideias são compostas pelos conjuntos de percepções (seja elas tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual). A essência das percepções é serem mentais e produzidas na mente, logo elas só podem existir nos espiritos. Os espiritos/mentes são seres percebedores; percebemos o mundo ao nosso redor a partir dos nossos sentidos; sendo que fica a pergunta: o que é que percebemos? Materia em movimento? Não! Berkeley prova e demonstra que os objetos externos denominados 'materia' não poderiam ser portadores de sensações sensíveis, pois as ideias só podem ter origem na mente e estarem na mente. Sendo assim, um objeto passivo, impensante e que não percebe é decerto sem ação nenhuma sobre qualquer coisa na existência. O gênio conclui dai que o mundo é totalmente imaterial; vivemos mergulhados numa infinidade de ideias que a todo momento são criadas e recriadas por um ser percebedor eterno que as contém e nos apresenta a todo momento, estando nós aqui ou não para interagir com tais ideias (que não são criações nossas ~tirando as dos sonhos~).

nobreverdade
Автор

Elegante, seu canal é muito bacana. Faz com que tenhamos uma leitura diferente e mais aprofundada das obras. Em particular, adoro a série Matrix pois a obra em si é relacionada a um conceito muito interessante. E a forma que você aborda o faz ainda mais interessante. Gostaria de sugerir fazer uma relação dos filmes e do universo com as tecnologias atuais que se relacionam com a ideia, por exemplos os óculos de realidade aumentada e os estudos realizados pela empresa do Elon Musky, a Neuralink. Já é realidade a relação entre corpo e máquina, seja em relação a leitura neural para controle de membros robóticos ou mesmo comunicação direta "mental". Ainda estamos longe de uma Matrix, mas ao que tudo indica, caminhamos nesse sentido. Sou Engenheiro e pesquisador, embora minhas pesquisas não sejam diretamente relacionadas com essa área, consigo informar algumas referências e interpretações.

Enfim, fica aí a dica, gostaria muito de ver um vídeo desses. Abraços e parabéns!

thiagonc
Автор

A pergunta sobre "como podemos provar que o real é real" existe para ajudar a responder outra questão da epistemologia moderna, que é: o quão amplamente podemos generalizar uma afirmação como verdade? Quando passamos a questionar o real em si, tendo por paralelo Matrix, entramos nesse mundo interessante, porém focado em outro pólo, que é: como podemos comprovar um real em absoluto. Aí há um problema, porque não existe prova absoluta fora do código matemático (o que seria dogma). Assim, essa dimensão do quanto algo é real ou não torna-se um grande objeto de interesse e disputa. Quando o próprio canal Elegante explora a perspectiva de outros personagens (Merovíngio, Arquiteto, Neo, etc.) está discutindo outras definições relativizadas do real e quais epistemologias melhor definem o mundo. Portanto, quando pensamos no real em Matrix, acredito que devamos pensar - simultaneamente - em quem está definindo esse real e o quão abrangente pode ser essa definição. Os outros vídeos já feitos pelo canal ajudam muito a sair dessa noção de real absoluto e imergir num real delimitado.

Aliás, Donnie Darko seria um filme bom para ser trabalhado aqui.

PedddroU
Автор

Assistir matrix pela primeira vez quando estava entrando na adolescência. Naquela época fiquei impressionado demais! Não tinha como obter um material tão conciso como este do seu canal! Tô apaixonado por cada vídeo! Obrigado!

leandrolaps
Автор

É verdade que os sentidos eganam eu mesmo tenho alucinações auditivas e dúvidar de tudo e não confiar nos própios sentidos me levou a não acreditar nelas

IsaacPlayer
Автор

Acordei pensando no seu canal e sobre a matrix, escrevi um texto, espero que goste:
MATRIX- SIMULAÇÕES RURAIS
Sempre me inquietou nessa franquia o fato de as simulações serem urbanas, dentro do programa tudo acontece em cidades e nunca no campo. A matrix é uma mina de ouro a ser explorada, ela poderia simular na mente das pessoas que eram escravas, simular um cenário medieval por exemplo, na verdade pode criar uma linha do tempo inteira, contando a origem do universo e tudo o mais, poderia criar um mundo em que as pessoas viveriam a fantasia de viajar no tempo e caçar dinossauros, ou ir para o futuro, a matrix poderia enganar a mente de quem vive preso no mundo dos sonhos e eles começariam a achar que tinham despertado, que eram rebeldes, acordados para lutarem a favor de uma causa: enfrentar as maquinas. Mas na verdade era só mais um nível de simulação, a matrix simulando a própria matrix.
Dentro desse nível profundo de simulação as religiões por exemplo, seriam um tipo de aplicativo, bem como as filosofias e as doutrinas políticas e econômicas.
A matriz foi tão astuta que foi capaz de simular um mundo no qual existia cinema, e chegaram até a fazerem um filme-trilogia sobre a matrix.
Portanto, diante do exposto, cabe a pergunta, se a matrix simula a própria matrix, vivemos em uma realidade simulada ou a matrix enlouqueceu e pensa que existe de verdade?

ASSINADO: ORÁCULO
P.S. : Talvez não exista estratégia mais brilhante que dá ao inimigo a falsa impressão de que ele venceu ou está vencendo, de que finalmente ele se libertou da caverna de Platão, quando na verdade ele só acordou de uma camada de sonho-pesadelo, se acomodou e esqueceu de olhar pra cima e continuar acordando. O deserto da realidade continua sendo sonho.
ASSINADO: ARQUITETO

professorisaias
Автор

Se o nosso próprio inconsciente é mantido "escondido" pelo nosso próprio cérebro, que faz isso para nos proteger de nós mesmos, o que nos faz pensar que não vivemos em uma Matrix?

yuriboeira
Автор

Tb acho que já vivemos em uma Matrix, repleta de ilusões, deja vu, os mesmos erros que cometemos sempre, ..., enfim, uma série de repetições de fatos e ciclos, em busca da perfeição e evolução como seres humanos

marciopaim
Автор

Não me canso de ver esses vídeos sobre matrix, sempre fantástico

Kobawsky
Автор

Absolutamente tudo é uma mera ilusão dos nossos sentidos!

MatheusSouza-sves
Автор

A existência das coisas e seus conceitos são um eterno paradoxo que se nós questionarmos, parece que nada é real, que é tudo uma ilusão dos nossos sentidos, descartes é incrível

elizabethjouki
Автор

Muito filosofico. Fantastico. Continue esse trabalho q poucos fazem.

valmartin