5 formas de MELHORAR o ATENDIMENTO AO CLIENTE! (inclusive pra vender mais...)

preview_player
Показать описание

Ser vendedor é sempre aquela profissão que fica como a profissão do “se nada der certo”. Quase ninguém procura investir nessa profissão.

Ironicamente, empresa que não vende é empresa falida.

1) Ser menos robótico no atendimento

Fala a verdade né primos, quem nunca ficou nervoso com um atendimento de empresa de telefonia?

Você liga, ai a pessoa sempre fala a mesma coisa, repete os mesmos processos, tem toda aquela burocracia de desligar não sei o que da tomada e aguardar 10 minutos… puta chatice.

E o lance é que às vezes essa coisa “chata” realmente pode ajudar, mas como é SEMPRE A MESMA COISA pra diversos problemas diferentes, ela não soluciona em muitos casos, fica se repetindo sempre, e chega uma hora que a gente não tem nem paciência de esperar até o final e explode.

Então, a ideia principal aqui é humanizar o atendimento e dar ao cliente a sensação que ele simplesmente está conversando com uma pessoa, e não um robô.

O que pode te ajudar nisso? A linguagem é um exemplo.

Eu mesmo aqui no Primo Rico sempre chego falando com vocês com “fala ae primo! Beleza?” e tento adaptar uma linguagem pra você ver que é uma pessoa comum, inclusive, que está falando com você.

Assim você fica mais confortável, desprende a tensão, e fica até bem mais receptivo pra contar o seu problema pra mim, hehe. E claro, cria uma relação mais íntima entre eu e você, o que é legal pros dois lados!

2) Venda consultiva

Essa dica aqui, diferente da anterior, não é exatamente uma dica pra melhorar o relacionamento com o cliente. E sim em como trazer mais sucesso por meio do atendimento ao cliente (serve também para e-commerce):

Isso porque a maioria das empresas sempre adotam uma postura que focam em duas coisas: ou em venda ativa, ou em venda passiva.

Mas um tipo de venda que eu acho que funciona muito bem e que eu, inclusive, usei bastante quando tinha o meu escritório de assessoria de investimentos, foi o conceito de VENDA CONSULTIVA.

3) Não venda, agregue valor

E já que estamos falando de formas de vender, existe uma coisa que é essencial nesse meio que TODOS os vendedores, TODOS MESMO, precisam entender: quando queremos vender qualquer coisa ao atender e conversar com um cliente, nós não podemos “vender” um produto. Precisamos agregar valor a ele.

Isso significa que nós precisamos fornecer a ele alguma coisa que resolva um problema que ele tem na vida hoje. Na venda consultiva, por exemplo, eu tentava entender o cliente e as dores dele em relação aos investimentos pra ver se, em alguma dessas dores, era possível que a assessoria de investimentos surgisse como uma solução, pois nesse caso eu estaria agregando valor a vida dele.

E é assim que tem que ser com todos os produtos. O que temos que fornecer ao cliente é um produto que resolva um problema dele, e é isso que precisamos buscar quando conversamos com ele.

Até porque seu produto pode, realmente, sanar uma dor do cliente. Mas outra coisa completamente diferente é ele entender que o seu produto realmente faz isso. E é aqui que entra a tarefa do vendedor, mas se o vendedor não busca agregar esse valor ao cliente, dificilmente a venda vai dar certo.

E o que fazer quando você tem um vendedor na sua empresa que não faz isso? Simples: treinar eles.

O legal é você ter um relacionamento bom com todos os seus vendedores. Afinal de contas, são as vendas que mantém o seu negócio de pé, e além disso o bom relacionamento permite com que eles sejam mais abertos contigo pra receber toda essa ideia de melhorar as vendas.

Porque você tem 2 escolhas aqui: ou você só treina eles, mostra o know how, e joga eles pra fazer do jeito que eles querem, ou você além de treinar eles o know how, também começa a treinar eles e trabalhar eles de forma com que eles pensem como você e se liguem mais à cultura que você quer que a sua empresa tenha.

4) Empresa cresce, relação com cliente muda

Quando nós temos só um ponto de venda, fica fácil gerenciar o nosso estoque. Agora, conforme nós vamos abrindo mais pontos de venda e tendo que lidar com estoques diferentes, nem sempre o gerenciamento de todo esse processo fica fácil de acontecer.
Inclusive, um grande problema que aparece com esse crescimento da empresa é quando o cliente está louco para comprar um produto nosso, mas por falta de estoque, ele não consegue ao menos realizar a compra.

5) Extra mile

A ideia do “extra mile” é essencial para, não só uma empresa, mas também tudo que você vai fazer em vida.

O lance é fazer sempre ALGO A MAIS do que você faria.

Redes Sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu garoto só uma diarista e não estou aprendendo lida com a internet meus netinhos está me encinando ela tem 11 anos eu descubrii vc falando e me interessei noque vc fala vc é muito top garoto eu só muito anta nas minhas finanças eu quero muda está minha situação é ajuda meus filhos e meus netos só de São Paulo e não sabia que o cartão e uma navalha meu garoto e meus filhos pega meu cartão é gasta tanto que depois véu me ferro porque o nome deles estão sujos vc e tome meu garoto rico estou aprendendo com vc obrigado vc é top

evelyncarvalho
Автор

Tem alguns clientes que são um inferno na vida da gente, mesmo vc fazendo tudo correto eles vê só lado negativo

raissadosanjos
Автор

1) Humanizar o atendimento cria conexões: personaliza a interação
2) Identificar as necessidades do cliente possibilita levantar a venda, não de um produto, mas sim do "atender a uma necessidade"
3) Gestão inteligente retira barreiras pobres
4) Suspreender positivamente o cliente auxilia em sua fidelização

ravibenicio
Автор

Eu já fui atendente de churrascaria, aprendi até libras pra dar a real inclusão a todos, e digo sou o melhor atendente da minha região

andrelucasmiranda
Автор

Quanta dica valiosa! Sou empreendedora há 11 anos. Comecei "cedo", inexperiente, tudo o que sei aprendi na raça. Errei bastante, mas, graças a Deus dei mais acertos 😁 todas as dicas que nos ensinou agora, eu as praticava (e pratico muito), mas sem conhecer como técnica, apenas fazia, porquê, sinceramente, sempre quis fazer o melhor pelo cliente. É exatamente o que vc disse; ver a REAL necessidade dele e não a minha como vendedora. Acredito que se sempre formos sinceros e justos, conseguiremos o que mais queremos, sua fidelização.
Obrigada, primo!! 😘

giselediniz
Автор

Gostei Você é muito simpático. Trabalhei em um lugar, que colegas me chamavam de babá do cliente. Quando sai os clientes encontravam comigo, dizendo que eu fazia falta. Tem que cuidar do cliente, como se fosse o único. Pois Ele é a razão do seu comércio. Quando não tem movimento não tem ganho.

silvianogueira
Автор

Assistindo em 2019, essa do sapato aconteceu ontem comigo estava de salto e meu pé estava doendo a ponto de não conseguir andar. Fui até uma loja para comprar um sapato baixo e mais confortável quando tirei o sapato eu estava com bolhas debaixo dos pés tive que ficar descalço para olhar a vitrine escolhe 6 modelos de sapato e NENHUM DELES TINHA A MINHA NUMERAÇÃO E ESTAVAM NA VITRINE EXPOSTOS. Esta quase indo embora descalça mesmo de tanta raiva e desapontamento quando a vendedora decidiu ir ao estoque e trazer os modelos que tinha o meu número, achei a vendedora atenciosa e paciente mais os donos precisam resolver essa situação pois é uma falta de respeito com os consumidores. Colocar algo na vitrine que não atende a maioria.

thamirisempreendendo
Автор

Desde da maternidade até a funeraria. somos clientes! muito importante sua aula!

LucasGabriel-ttul
Автор

Verdade, meu marido odeia quando o vendedor fala pois não posso ajudar! em vez de falar, fique a vontade, estou a sua disposição.

mariairanimagalhaes
Автор

Ponto importante: entender o cliente e criar soluções.

j.r.l-tv
Автор

Nessa parte onde ele fala sobre os "pontos de necessidade" do cliente eu já pensei em entrevistas de UX Design e Marketing, muito bom o

sr.contabil
Автор

Dando início a semana com muitas informações úteis pra quem é empreendedor, pra quem deseja empreender!!!muito obrigado 🙏 primo....

railsonlopes
Автор

Uma coisa que eu não gosto é chegar num mercado e o atendente ser um robótico, gosto daqueles atendentes que interage. Buscando sempre ser esse tipo de atendente. ( Tenho atualmente 16anos) futuramente voltarei aqui e bem sucedido financeiramente ❤️

alissonagostinho
Автор

Maravilhosas dicas, primo! A questão é que tudo isso demanda tempo e energia e nem toda empresa preza pelo bem-estar do cliente, mas só tem interesse em vender mesmo.

ernestinacarneiro
Автор

Muito bom primo ótimo conteúdo. Vc falou de produto que tal falar de prestação de serviços como mecânico, eletricista, médico e etc. Eu sou pretador de serviço e sempre trabalho com prazos, metas e pós-atendimento e hj sou responsável por novos contratos adquiridos para empresa pelo meu a trabalho executado em campo . Mais tenho duas grandes dificuldades fazer as pessoas que estão ao meu redor e a gerência da empresa adotar este conceito da milha extra . Ficar uma hora a mais pra terminar o trabalho invés de voltar no outro dia, ligar pro cliente após a algum tempo para averiguar se está tudo ok se precisa de algo que possamos ajudar e principalmente atender o cliente quando ele precisar o mais rápido e eficaz possível mais parece que a empresa e as pessoas ao meu redor não se importam com isso

andersonmarcelino
Автор

muito bem! não há muitos videos bons sobre atendimento no youtube. nós estamos agora a começar aqui do outro lado do atlântico com um canal sobre atendimento e call center. Parabéns!

ManuelAlcada
Автор

Hoje em dia até pra vender picolé, você têm q ter presença e ser prestativo ao cliente.

lucimarrochasantos
Автор

Sou vendedora e tmbm sou cliente, gosto de deixar meus clientes sossegados 😅 pq eu como cliente, não gosto de vendedor atrás de mim, porém temos q ser simpática na abordagem 😊 depois so ficar observando

Ev.vic
Автор

3 anos depois aqui estou.
Qualidade de vídeo incrível kkk muito boa.
Obrigada!!

esterelias
Автор

Sou vendedor e sempre pergunto Você está procurando algo específico? E quando ele fala não vou só dar uma olhadinha, eu deixo a vontade porém sempre fico de olho pra caso ele se interesse em algo eu posso chegar e conseguir estudar a necessidade do cliente

josiasr.s