Por que a Bíblia Evangélica tem menos livros que a Bíblia Católica?

preview_player
Показать описание


==========

Uma grande dúvida entre católicos e evangélicos é a respeito da diferença no número de livros da Bíblia. A Bíblia Católica possui 73 livros, enquanto a Bíblia Evangélica possui 66.

Neste vídeo, o professor de Teologia da PUC/SP João Claudio Rufino explica essa diferença.

Este conteúdo é recomendado para todos que desejam:

- Aprofundar seu conhecimento da Bíblia.
- Compreender as diferentes tradições dentro do cristianismo.
- Esclarecer dúvidas sobre a origem e a composição da Bíblia.

Deixe aqui nos comentários os temas que você gostaria que eu gravasse para os próximos videos. Marque com esse ícone 🎥!

⬇Me acompanhe no instagram, aqui⬇

⬇Siga-me na página do facebook, aqui:⬇
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sendo evangélico, tenho que respeita-lo, muito conhecimento...

amigosdecristo_ac
Автор

Sempre arrasando nos esclarecimento, esse professor João Cláudio é uma benção

claudiaoliveira
Автор

PROFESSOR GOSTO MUITO DOS SEUS ENSINAMENTOS

moisesjose-fjfs
Автор

Top gostei João Claudio rufino é um benção

ezequielsoares
Автор

Gostaria de mais conteúdo sobre o assunto.

malecci
Автор

A diferença é que a minha instituição religiosa veio dos apóstolos discípulos de Cristo e a outra veio de É dizimo mais cedo.

adrianaalmeida
Автор

Vejo que a Bíblia Católica que o vlog apresenta é a edição portuguesa da Difusora Bíblica, também conhecida em Portugal por Bíblia dos Monges Capuchinhos. É, na verdade, uma excelente tradução de um requintado estilo linguístico com notas e comentários notáveis da equipa tradutora de cerca de 20 biblistas portugueses. Oxalá seja mais divulgada do Brasil. Parabéns.

VoltaireMM
Автор

Professor, sabe me dizer quais Bíblias católicas seguem o texto recebido.

pablostefanio
Автор

Professor João Cláudio, qual seria o motivo da bíblia católica não ter inserido Macabeus III e IV no Canon?

linconllevi
Автор

Essas discussões aqui mereciam do João Cláudio respostas! Nao dizer nada parece ser não ter argumentos...

darionabi
Автор

Graças Deus e noss senhor Jesus Cristo não foi há biblia que fez há santa igreja cantolica foi há igreja que fez bíblia glória Deus aleluia

marcosrocha
Автор

Olá boa noite professor eu gostaria de saber se insiste bíblias adoteradas porque eu sempre eu ler a bíblia catolica e a bíblia evangélica a bíblia evangélica tem delas que não são boa não ok boa noite 🌙

adaopianodasilva
Автор

ELE NÃO DISSE QUE SÃO JERONIMO TRADUZIU ESSES LIVROS E ESCREVIA NO RODAPÉ DIZENDO QUE ERAM APÓCRIFOS POR ISSO NÃO FICO SÓ COM UMA EXPLICAÇÃO . TEM OUTROS VIDEOS DE OUTROS ESTUDIOSOS COMO RODRIGO SILVA E PAULO RICARDO . TEM UMA EPXLICAÇÃO MAIS PROFUNDA .

adautoantunes
Автор

Só um adendo. Jovem é no hebraico moderno, no aramaico está virgem mesmo.

katiareginafranco
Автор

Não foi no concílio de Trento que os Deuterocanonicos foram incluidos? Em uma reação contra a reforma?

nvip
Автор

Independente de religião temos que usar a verdade total e não meias verdades. A bíblia hebraica, não possuem esses livros! A septuaginta foi utilizada para evangelização porque o grego era a língua que dominava . A septuaginta há varias versões e não apenas 1. Como os demais livros apócrifos Macabeus há inúmeras heresias : 2 Macabeus 12:40-44 é dito que Judas orou pelos mortos pedindo o perdão para judeus idólatras que haviam morrido, e que inclusive fez uma oferenda de 2 mil dracmas (Tipo de indulgência).
Essa é uma passagem que vai contra tudo o que é ensinado na Bíblia, em Hebreus é dito:
"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, " (Hebreus 9:27)
2 Macabeus 14:37 diz que Razias era pai dos judeus, enquanto a Bíblia inteira diz que Abraão é o pai dos judeus.
Entre outras: (como as teorias de intercessão dos santos/ Purgatório).

leandrofranco
Автор

Se o Novo Testamento, usa a Septuaginta, e por causa disto, nós devemos entender que os livros deuterocanonicos são inspirados, então porque os católicos romanos, não aceitam alguns deuterocanonicos como 3 Macabeus, e Odes de Salomão?

gustavosouzacorrea
Автор

Faltou dizer aí que esses 7 livros apócrifos, ou seja, considerados NÃO SAGRADOS por São Gerônimo, um homem que estudou "40 ANOS" para traduzi-la pro latim, e apenas os traduziu porquê o papa pio II O OBRIGOU a traduzi-los, mas mesmo assim, Jerônimo fez questão de escrever em sua biografia que estes livros são apócrifos. Faltou dizer também que Jesus já os conhecia, "VISTO QUE ELES JÁ EXISTIAM NA EPOCA DE CRISTO, E MESMO ASSIM, JESUS NÃO CITOU UMA VIRGULA DELES, PORQUÊ NÃO OS TINHA COMO SAGRADO.
Sem falar que nesse mesmo livro de Judas Macabeus, ensina-se a fazer bruxaria.
Vale lembrar também que não Bíblia judaica "TANAKI" também não tem esses livros apócrifos. (Por isso nós Cristão protestantes não os consideramos sagrados também, visto que os próprios judeus os consideram impuros).
Faltou dizer aí também que no capítulo 15 de 2⁰ macabeus, o próprio autor disse que pode ter mediocridade no livro em que acabara de escrever, mostrando claramente que NÃO É UM LIVRO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO.
Faltou dizer também que até no ano da morte de Lutero, a IGREJA CATÓLICA estava dividida em crer nesses livros como canônicos ou não. Daí covardemente resolveram fazer o conselho de Trento assim que Lutero morreu, por não terem coragem de fazê-lo enquanto Lutero estava vivo, com medo da repressão que sofreriam dos Cristãos da Reforma Protestante. Povo este que mais crescia na época, e até hoje é o povo Cristão que mais cresce no mundo.
Obs.: Nós CRISTÃOS PROTESTANTES jamais colocaremos tradição nenhuma acima da palavra de Deus. Ainda mais de uma igreja podre igual a igreja católica.
Vale lembrar também que, no século 7 teve cardeais da igreja católica que foram pra forca covardemente porque lutaram já naquela época para realizar a obra que Lutero apenas lá no século 16 conseguiu fazer, e não conseguiram por causa da perseguição da própria igreja.
Não adianta querer defender o indefensável apenas com a tradição da igreja católica, que não cola não.
Vale lembrar também que 100 anos antes de Lutero quando o evangelista alemão John Hans foi enforcado tentando fazer o que Lutero fez, ele profetizou que eles estavam matando um ganso, mas cem anos depois apareceria um cisne (Lutero) que eles não conseguiriam matar.
E foi o que de fato aconteceu.

renatolehan