NÃO DEIXE SEU CARRO NA BANGUELA NUNCA MAIS | BORIS FELDMAN - Cortes do Bora Podcast

preview_player
Показать описание
VEJA O PAPO COMPLETO ⤵
BORIS FELDMAN NO BORA PODCAST (230) | JORNALISTA, APAIXONADO POR CARROS

~~~~~~~~~

✂ INCREVA-SE

~~~~~~~~~

ESTAMOS TAMBÉM NA REDE DO BEM☺️
📻 Rádio 98.3 FM
📺 Canais 29 BH, 22 Sete Lagoas e na Claro TV 698

~~~~~~~~

DIREÇÃO E EDIÇÃO:
Roger Henrique

PRODUÇÃO E IMPRENSA:
Roberta Andrade

ANFITRIÃO:
Luiz Carlos Silva

__________
VENHA DAR UM OI:

__________
SOBRE O NOSSO CANAL:

O BORA PODCAST, como o próprio nome já diz, é um convite para você que gosta de boas histórias. Aqui você vai encontrar bom humor, informações e troca de ideias sobre os mais variados assuntos.

E aí, bora ouvir pessoas de verdade?

#BoraPodcast #BorisFeldman #Vrum #AutoPapo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Dirijo desde 1974 e sempre joguei na banguela os meus carros, mas usando o freio motor quando quero reduzir a marcha, as pastilhas dos freios dos meus veículos chegam a durar até o triplo da quilometragem dos veículos dos outros. Sei profundamente como funciona um veículo e como deixar o motor sempre na temperatura correta e longe de aquecer mais que o mínimo do ideal. Comprei uma pick-up Triton GLX 0km de câmbio mecânico exatamente porque é desse câmbio que eu gosto, da interação perfeita com a máquina, prazer de fazer o ideal para conduzir e poupar cada peça da maquina. Benguela no lugar certo, pelo tempo certo, nas condições certas não tem problema nenhum, mas e se for em descidas muito íngremes e perto de outros veículos eu não ponho. Mas não recomendo para quem não tenha muita experiência de veículos e trânsito, usar todas as marchas no tempo corretos nos giros corretos, fazer freio motor e usar o ponto morto de modo correto, seguro, inteligente r prático é para muito poucos, enquanto as caminhonetes iguais à minha de outras pessoas fazem 11, 12 kms/litro a minha faz quase 14, ela tá com 12.600 kms rodados e os discos dos freios da frente nem estão polidos ainda, sinceramente, eu não conheço ninguém que sabe conduzir e tratar melhor um veículo, carro, moto e pick-up do que eu e eu uso, sim, muito o ponto morto pra fazer a banguela quando estou conduzindo veículos de câmbio mecânico. Sou piolho de oficina, amo ambiente de oficina como criança ama loja de doces, estudei e aprendi a física aplicada e as interações físico/mecânicas mais difíceis de entender, estudei até sobre lubrificantes em níveis moleculares pra saber como usa-los para os melhores resultados (tem um canal aqui no YouTube em inglês chamado LUBRIFICATION EXPLAINED que é fantástico para ensinar sobre esse assunto e repito, eu uso muito por veículos meus na banguela.

zefini
Автор

banguela não é pra economizar... é pra aproveitar o embalo do carro... descer sem fazer força...

FIDUshow
Автор

Ando com consumo instantâneo e observei que em descida levemente inclinada consume menos se descer em banguela, engrenado o motor vai freando e acaba tendo que acelerar! Já em descida mais íngreme, consume menos engrenado. nesse caso o motor ajuda frear também!

RODRIGO.FURLAN
Автор

Se o carro estiver engatado e conseguir se manter acima de 1500 rpm, a alimentação de combustível é cortada (sistema cut off) e o carro consome zero. No entanto abaixo dessa rotação havera alimentação de combustivel, e ai a banguela pode ter menor consumo. Ter economia ou nao, dependerá de parâmetros do carro, nivel e comprimento da descida, e o tempo de banguela versus proporção de aceleracao para retomada de velocidade apos a descida ...

fabinhoxoxo
Автор

Como em toda regra, há exceções. Banguela não é pra qualquer um, é para quem sabe usar.

hug
Автор

Quando desce uma ladeira engrenado o motor frea o carro, dependendo, se for serra vale a pena, mas se não for Serra o melhor é banguelar pois na subida irá exigir menos do motor.

TheSocratesse
Автор

já dizia o rei Roberto Carlos:

Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela 😂

juanferreira
Автор

0:50 passei muito tempo discutindo isso com meu pai, que é mecânico desde que eu o conheço por gente, no caso eu defendia andar sempre engrenado.

Mas, sempre ficava cum uma pulga atrás da orelha: se engrenado gasta menos, como explicar o aumento da rotação? e quando se esta na banguela, a rotação fica baixa. Então, como explicar o aumento de gasto com a rotação baixa?

Já cheguei a fazer vários testes com minha moto, e o que percebí é que, aparentemente, andar na banguela tras uma certa economia.

Hoje, prefiro aceitar a opinião de meu pai. Sempre aproveito a oportunidade de andar na banguela, engrenado é só para descidas ingrimes para aliviar os freios. E, ademais, esses influencers sempre darão conselhos visando a segurança, pois certas informações não são possíveis de serem transmitidas de forma completa através de um vídeo.

NN-dlbv
Автор

Lembrando que isso serve apenas para carros com injeção eletrônica

RicardoLinck
Автор

Bobagem!!! Realmente é verdade que o carro gasta um pouco de gasolina pra manter o motor funcionando na banguela, entretanto, devido a própria física das engrenagens, o carro está literalmente frenando! Aliás, é chamado de FREIO motor por essa razão. Então toda a energia da descida é jogada fora por causa da frenagem do motor. Resumindo você vai economizar alguns "ml" de gasolina mas vai deixar de ganhar 5x a energia (dependendo da descida é claro).

Outra coisa, isso de forçar o freio também é bobagem em 90% das vezes! Para a descida forçar o freio ela precisa ser muito duradoura a questão é que, ninguém coloca em ponto morto se vai frenar tudo lá frente! O caso de superaquecer os freios é válido descendo uma serra ou coisa do tipo, mas aí instintivamente (eu pelo menos) já deixo engatado de qualquer forma.

Sem falar que, usar o "freio motor" na descida também força e gera desgaste no carro! Toda essa energia da descida tem que ir pra algum lugar, e nesse caso é transmitida pro motor e todo conjunto de transmissão. Aí eu te peço, você prefere trocar pastilha de freio ou retificar o bloco?

Não acredita em mim? Faça o teste que eu mesmo fiz! Mesmo no meu 1.0 estou a maioria do tempo em ponto morto, toda descidinha aproveito pra deixar na banguela e a temperatura do carro está sempre boa. Agora quando resolvi dar uma volta e deixar engato 100% do tempo percebi a temperatura do carro aumentar significativamente! Não aumentou a ponto de gerar problemas mas estava com certeza bem mais alta do que costume. Tendo dito isso, varia de carro pra carro. Cada caso é um caso. O pior que o motorista pode fazer é assistir um vídeo de 1 minuto e 3 segundos e tirar isso como verdade pro carro seu carro! Teste e compare ambas as situações, foi o que eu fiz!

Outro mito IDIOTA que vejo muita gente falando é "tirar o pé da embreagem" pois é um habito ruim e gasta o disco. Já conversei com mecânicos que NUNCA tiveram que trocar uma embreagem por causa disso, até porque existe um intervalo chamado "Dead Zone" que é onde mesmo pressionando um pouco, não vai haver contato com o diafragma da embreagem! Sem falar que, EU julgo 10x mais importante estar com o meu pé pronto, no pedal, pra reagir rapidamente, do que deixar ele descansando atrás do pedal.

Não é essas porcaria de vídeos curtos que ajudam a evitar custos ou acidentes, é a NOÇÃO do condutor que a maioria esmagadora dos problemas é por causa de alta velocidade! Até hoje depois de anos e anos nunca tive um único acidente. Já bati ao fazer baliza, já esfolei espelho retrovisor, mas se você anda devagar o acidente nunca vai ser intenso. Quem gosta de carro aproveita a viagem, aproveita a sensação de acertar o momento perfeito de trocar de marcha enquanto literalmente conduz o automóvel.

gabrielschossler
Автор

Eu tô com o meu tem muitos é muitos anos e pra mim nunca me deu problema até acho q economiza bom cada um pensa diferente

sandrosilva
Автор

Uso meu Fusca na banguela há mais de 20 anos em qualquer oportunidade. Agora no feriado de outubro por exemplo, ele fez média de 13.8 km/l numa viagem de quase 1.000 km. Como o Fusca usa um sistema de freio simples (sem hidrovácuo), o freio dele continua em funcionamento mesmo com veículo desligado. Já nos carros novos, se desligar o motor, o sistema de freio não funciona. Faltou o Boris exemplificar isso melhor. Tem gente que não entende.

fabriciogoncalves
Автор

Ando de carburado e não.uso a banguela, segurança é o que interessa .

robsonriva
Автор

Descer engrenado sem acelerar, só corta o combustível a partir de 2000 RPM. Portanto para descidas suaves onde é necessário pisar no acelerador, a banguela é mais econômica.

Luciano
Автор

Nao uso freio na bangela.ela reduz uso e desgaste de peças sim. A rotação cai.

iksors
Автор

No meu caso tem uma avenida perto de casa que uso diariamente, porém o transito é congestionado e tenho que ficar com o pé na embreagem e ir descendo aos poucos conforme o transito anda, nesse caso gosto de usar o neutro e dexiar descendo devagarinho e descansar o pé da embreagem, não to preocupado com o consumo. Nesse caso estraga algum sistema? Ficar fazendo meia embreagem pra descer não seria mais danoso ao sistema de embreagem? Alguem sabe responder?

jusckubish
Автор

Para os carros antigos a carburador, até funcionava para economizar combustível. Para os modernos não funciona mais.

FB-jgxq
Автор

Dicas para motorist de final de semana.

TheSocratesse
Автор

Negativo. Depende da inclinação da descida. Se a inclinação é suficiente para manter a velocidade desejada com o carro engrenado, realmente a banguela gasta mais combustível, mas se a descida for suave, a ponto do carro engrenado perder velocidade, você vai ter que acelerar para compensar o freio motor, a banguela neste caso se torna vantajosa em termos de consumo. Não sei porque as pessoas sempre desconsideram o freio motor ao ficar falando essas coisas. O freio motor tem um peso absurdo nesta equação. Porém a banguela nunca deve ser feita pois é proibido e realmente é mais perigoso por causa da sobrecarga dos freios e o carro também fica mais solto e instável.

Joao-hrdk
Автор

Benguela Desligada não gasta muito testei e su certo, vira e volta a.chave rápido

DaviMarques-zh