Nióbio | Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023 - Vencedor Nivio Ziviani

preview_player
Показать описание
O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, edição 2023, é um reconhecimento ao legado de pesquisadores e profissionais que abrem portas para o conhecimento no Brasil.

VENCEDOR 2023 | NIVIO ZIVIANI | CATEGORIA TECNOLOGIA

Um dos pioneiros do ensino de graduação em computação do país, o Professor Nivio Ziviani acumula mais de 51 anos dedicados à ciência, tecnologia e inovação. Engenheiro mecânico e cientista da computação, é Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas Classes Comendador e Grã-Cruz.

Na UFMG, criou os cursos de graduação e de doutorado em computação, o Laboratório para Tratamento de Informação (LATIN) e o Laboratório de Inteligência Artificial. Foi do LATIN que saíram as cinco empresas de tecnologia cofundadas por Nivio Ziviani, que atraíram investimento e geraram milhares de empregos. Conhecido no setor de tecnologia por ser um dos donos da Akwan Information Technologies, empresa vendida para o Google em 2005, o Professor é uma das figuras mais emblemáticas da inovação no Brasil.

Acadêmico internacionalmente reconhecido e empreendedor de sucesso, investiu a vida na produção e transferência de conhecimento científico e geração de riqueza. Atualmente, se dedica ao uso da Inteligência Artificial na saúde, nas artes e na transformação digital de empresas. É membro do Conselho de Administração das empresas Kunumi Artificial Intelligence, Unidade Embrapii do DCC/UFMG e Falconi Participações e integra os Conselhos Técnico-Científico do Instituto Hercílio Randon e do Laboratório Nacional de Computação Científica.

É também autor da série de livros sobre Projeto de Algoritmos, utilizada por professores e estudantes em praticamente todos os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em computação no país. Além disso, é coautor de mais de 200 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial. Foi responsável pela formação de 70 alunos de pós-graduação, sendo 58 mestres e 12 doutores

É um Eisenhower Fellow (2007), Fellow of the John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É Comendador da Ordem do Mérito Científico (2010). Ocupou diversos cargos de liderança e foi membro de diversos Conselhos nacionais e internacionais. Atualmente, é Membro do Conselho de Governança do Observatório da Magna Charta, membro eleito do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Presidente do Conselho do Instituto Princípia, Coordenador do Samsung Ocean da Unicamp e editor-chefe do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

💭 Vídeos relacionados

• Vencedor Prêmio CBMM (2022) Jerson Lima Silva:


🎥 Playlists de vídeos similares

CBMM | Ciência e Tecnologia:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

🔔 Inscreva-se no Canal CBMM

@cbmm-global​

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

💎 Acompanhe a CBMM nos canais 💎

• Facebook: cbmmoficial​
• Instagram: @cbmm_oficial
• LinkedIn: @cbmm
• Twitter: @CBMM_Oficial

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

#CBMM​ #Niobio​ #Niobium​ #PremioCBMM​ #cienciaetecnologia ​ #inovação
Рекомендации по теме