Vendi o veículo e recebi multas porque o comprador não transferiu. O que fazer?

preview_player
Показать описание
Muitos proprietários ao venderem o veículo não realizam o comunicado de venda ao DETRAN, no prazo legal.

Da mesma forma, o comprador não realiza a transferência do bem para o seu nome, no prazo legal.

Em razão disso, o DETRAN não tem como saber sobre a relação jurídica entre as partes, portanto o antigo proprietário/vendedor continua com o nome vinculado ao bem no órgão de trânsito.

O incômodo do antigo proprietário/vendedor por regra começa quando a “conta chega no bolso”, recebendo multas que ocorrem no veículo não transferido pelo comprador.

Muitas pessoas não sabem as graves consequências que podem ocorrer por não realizar os procedimentos legais após a venda:

1. Suspensão do direito de dirigir pelas multas;
2. Cassação da CNH pelas multas;
3. Cancelamento da carteira provisória pelas multas;
4. Citação em ação judicial por danos materiais/morais, se o veículo estiver envolvido em acidente;
5. Intimação de investigação criminal, se o veículo foi utilizado para praticar crime de trânsito e o condutor não foi identificado;
6. Cobrança de débitos do veículo pelo Estado;
7. Nome no CADIN - cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades estaduais.

Já imaginou como isso atrapalharia a vida de uma pessoa? Porém, o problema possui solução!

É possível a princípio fazer uma restrição de circulação do veículo.

Caso o procedimento não tenha sido realizado no prazo legal, será necessário procurar um advogado especialista na área para resolver judicialmente a situação, dada a complexidade do caso.

Por meio da ação judicial, é possível declarar que o vendedor não possui mais a propriedade, evitando-se todas as consequências jurídicas possíveis.

Eduardo Gomes - Advogado Especialista em Direito de Trânsito (OAB/RO 9813).
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não 👎 é nada fácil fazer a transferência de um veículo 🚗. Às vezes um ☝️ órgão joga a responsabilidade para outro.

jlp-
Автор

Oi, bom dia. Tinha um carro financiado e antes de terminar o financiamento em 2022 levei numa loja como entrada para trocar em outro carro que está financiado, agora no nome do meu esposo. Não fiz comunicação de venda pq sequer fiquei com cópia de CRV, e eles tbm ñ me comunicaram nada depois tbm sobre venda do veículo. Fiquei apenas acompanhando se iam quitar o financiamento, os cobrei depois de 2 meses e eles quitaram. Como o carro era financiado achei q ao quitar o carro ñ ficaria mais no meu nome e sim da loja, afinal confiei na boa fé da mesma. Tenho CNH, que está vencida pois desde que tirei não dirigi e estou me organizando para renovar, e ocorre que ontem ao acessar o app da carteira digital, me deparei com diversas multas, inclusive de lei seca, e pior que nem sei quem é o comprador. Pelo q entendi do vídeo agora só com ação judicial, né? Essa ação pode ser pelo Juizado Especial de Causas Cíveis? (JEC)?

topachadospromos
Автор

Outra dúvida, eu antes de entrar com ação judicial tenho q demonstrar que tentei resolver com a loja?

topachadospromos
Автор

Doutor, fiz a comunicação de venda do veiculo e ainda assim os debitos do ipva estao vindo em meu nome e o estado sujou meu nome. O que fazer?

PedroPaulo-upte
Автор

Vendemos uma moto, notificamos a venda, porém o rapaz nao passou pro nome dele, agora chegou uma multa gravissima de 800, 00, meu esposo esta tirando a habilitação essa multa vai prejudicá-lo no processo de habilitação?

marcelasouza
Автор

Minha mãe vendeu uma moto a muitos anos atrás para um "amigo" essa pessoa vendeu a moto e nao falou pra ela.esta quase 20 mil de multas. Oque podemos fazer?
Moto ja passoi por muitas outras pessoas, minha mae nao tem habilitacao e também nao vai tirar.

kevellynreis
Автор

Dr. Eduardo, Vendi minha moto no ano de 2020, não fiz a comunicação de venda, a documentação com autenticação ficou com o comprador para ele fazer a transferência... hoje 2024 me deparo com quase 5mil em multas e licenciamento em meu nome, o que fazer ?

lucassaboia
Автор

Vendi o veículo, porém havia recebido uma autuação uma semana antes de vender (e transferir). A multa chegará normalmente no meu endereço? Ou apenas para o endereço do novo dono?

lucasvasconcelos
Автор

Poderia me ajudar, eu vendi um veículo a 2 meses reconhecendo firma no cartório tudo certinho porem nao caiu no sistema o carro foi preso, eu tenho o Xerox autenticado do recibo do veículo com a data, so que sou de SP e o veículo foi pra MG e chegou 5 multas gravíssimas pra min em meu nome o rapais realizou a transferência do veículo apos tirar do patio como faco pra recorrer as multas?

luanferreira
Автор

Vendeu veiculo e não transferiu, "uma bomba" mesmo Eduardo! Kkk

josecarlosgoncalves
Автор

Opa boa tarde.aqui é o Fabrício .E o seguinte tinha um fiat uno 2004 tudo certinho documento.dai fui numa revenda de veiculos sao leopoldo rs.comprei um corsa 2011 hatch e deixei o uno de entada pra loja .dai fomos no cartorio fazer os papel certinho.dai menos de um mes transferi o corsa pro meu nome tudo certo.e o propretario da revenda vendeu o uno pra otra pessoa.so que agora ja faz uns tres anos e agora veio papel pra mim paga 3 multas e imposto 2023 atrasado que devo fazer

Fabrício-z-ro
Автор

Dr.vendi um veiculo a 10 anos atrás, fiz no cartório e reconheci firma, agora recebi uma ligação de um escritório de advocacia dizendo que esse veículo se envolveu em um acidente de trânsito e o veiculo ta em meu nome, o que posso fazer pra provar que a 10 anos vendi esse veículo ?

joaoalves
Автор

Comprei um veículo e fiz um comunicado de venda mais vendi e não tirei do meu nome tem uma multa de 13mil comprei uma moto novo mais não consigo tira a moto por essa multa q eu faso

sidineiafonseca
Автор

Eu Verdi um carro para homem em Salvador ele que manda ou documento dele pra passar pa ele eu mandar bloquear carro

luziabatista
Автор

Bom dia.. vendi meu carro na agencia e fiz tudo certinho, cjegou 3 multas e ja vai fazer 9 meses que nao resolveram nada, oque posso fazer..

roseinacio
Автор

Tinha um veículo que parou na garagem o garageiro entrou em contato vendeu o carro assinei o recibo e comprador assinou o recibo e falei pro garageiroque vendeu o veículo pra me entregar o recibo pra reconhecer firma no cartório não quis me dar o recibo o carro financiado o comprador não fez. A transferencia não pagou o financiamento entregou o carro na garagem e o proprietário da garagem vendeu pra outro e o proprietário da garagem tá nem aí o que eu faço

rodineiaraujo
Автор

Vendi um veículo em 2021 fiz comunicação de venda, mas o comprador não fez a transferência na data certa., protestaram meu nome com ipva de 2022 é 2023 é agora dr oque posso fazer ? Se senhor puder me dar uma orientação agradeço.

fabianatenorio
Автор

Dr. Recentemente chegou um cliente ao meu escritório, onde ele vendeu um carro à um colega, há 5 anos atrás. Na ocasião da negociação, passou um recibo em branco, ocorre que este colega perdeu o recibo e não transferiu a propriedade para sua posse. O meu cliente chega ao escritório com uma porrada de multas. Ingressei com ação, porém o juiz decidiu que ele deve pagar as multas, por ele não ter cumprido com a obrigação de transferir. E mesmo o réu, assumindo ter comprado o veículo, o juiz, não observou e condenou o meu cliente.

djosefd.s.m
Автор

Doutor, desculpe, más nosso problema é outro.Já assistimos um vídeo seu falando sobre a notificação de autuação que se for expedido alem dos 30 dias a multa é cancelada? Meu marido foi em um dos orgãos que presta serviço pra AMC e pro nosso desânimo estão aparecendo essas multas no aplicativo do detran?O que faço?

alinedealmeidacferreira
Автор

Ola, vendir a moto a 1 ano e foi feito o registro em cartorio e comunicação de venda mas ele não passou e nem emplacou e agora ele bateu com a moto e morreu a moto ta apreendida eu consigo retirar a moto do patio?

JER