A verdade sobre MÉTODOS ÁGEIS

preview_player
Показать описание
A elaboração do manifesto ágil e o impulso do movimento ágil, globalmente, representaram marcos significativos para o avanço do desenvolvimento de software. No entanto, ao longo dos anos, surge a dúvida: ainda há relevância? As empresas estão aptas a implementar eficazmente esses princípios ou estão simplesmente adotando uma abordagem que pode resultar em mais burocracia e rigidez na produção de novos softwares?

Manifesto ágil:

======================================

🖥️ Setup:

======================================

👨🏼‍💻 GUSTAVO CAETANO:

#scrum #agile
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha Daily tem em média 45 minutos. 40 nos contamos piadas da quinta série e nos zoamos e 5 minutos falamos de trabalho. Eu amo as Daylies

raphaeldinellineto
Автор

Faz muito sentido o que você falou.
As daylies do meu time são para eu saber se o dev precisa de ajuda. Se teve alguma dificuldade que eu preciso ajudar. Nao fico cobrando o que a pessoa fez no dia anterior.
Além disso, o gerente do time DEVE ser um bloqueio de demandas urgentes ou mudanças de escopo abruptas. Tem que bater de frente com a área de negócios e segurar o tranco.
Os devs precisam de tranquilidade para desenvolver. É o que venho fazendo e as coisas estão andando bem.
Abraço, Gus!

rrestituti
Автор

Seu vídeo é ótimo! Trabalho com TI há mais de 30 anos e passei por diversos tipos de projetos e tecnologias que não necessitavam de tantas cerimônias e profissionais intermediando. No início a confiança era plena na capacidade de organização e auto-gestão do desenvolvedor. Não existia front e back, a gente fazia tudo. Eu ganhava projetos e tinha prazos semanais ou mensais para reportar e mostrar as produções. Testes, funcionalidades, desempenho, tudo fazia parte do processo de desenvolvimento, assim como em diversos produtos como por exemplo em SAP. Aliás tenho certificação SAP funcional e sei programação ABAP, isto é, o universo SAP era um bom exemplo de simplicidade: existe o profissional funcional para coletar requisitos e organizar as demandas, e na outra ponta, o profissional desenvolvedor Abap, só isso, e assim foi desenvolvido por anos o maior ERP Alemão do mercado.

Esta estrutura e metodologia de produção de sistemas hoje faz o produto do desenvolvimento deixar de ser uma arte que dá gosto de se fazer e viver, para uma uma batata quente que pula de mão em mão e ninguém quer ser responsável se ela cair no chão. Todos ficam com burnout, putos com a profissão, com a capacidade própria, com síndrome de impostor, com modinhas sendo criadas o tempo todo para justificar uma complexidade que não deveria existir, fora a quantidade de líderes medíocres, que mesmo tendo bom conhecimento, parecem capatazes ou leões de xácara vaidosos, que para justificar seu cargo, precisam humilhar sua equipe. O bagulho tá doente.

Se nós fôssemos de fato unidos, iríamos perceber que o mundo está todinho em nossas mãos: TI.

marceloandrj
Автор

O ThePrimeagen fez uma live com o Uncle Bob, um dos fundadores do Agile Manifesto, e lá ele fala que o conceito foi totalmente deturpado por Gerentes e pessoas que não eram programadoras. Tem no YouTube a gravação

igorcastilhos
Автор

Hahahaha no fim é tudo go horse. Concordo, gastam-se horas numa planing para no dia seguinte o PO chegar com uma demanda que do neida que virou prioridade máxima.

raphaeldinellineto
Автор

Ontem fiz uma entrevista e me perguntaram se eu trabalhava com SCRUM. Minha resposta sempre é.. Quem tem que saber isto são vocês.. o SCRUM se adapta a realidade da sua empresa ? Eu trabalho como vocês precisarem.

Duro é empresa que faz daily a tarde..

RodrigoMFSP
Автор

Quando comecei a pensar sobre gestão de projetos, há uma penca de anos atrás, o que sempre me arrepiou foi a gestão dos prazos. No cascata era uma desgraça, porque era necessário decidir todos os passos do projeto inteiro, estimar todos os prazos, juntar tudo e passar pro cliente um prazo de entrega e um preço. Mas desenvolvimento de tecnologia sempre acaba envolvendo algum tipo de inovação, o que quer dizer desenvolver algo que ninguém nunca fez, e é impossível saber todos os percalços e dificuldades, então a estimativa de tempo sempre foi um chute, e some N chutes de um projeto inteiro, e o prazo de entrega vira uma aposta com chance menor de estar certa que a mega sena. O que enxergo no Scrum é que a tentativa é pensar nos prazos só de uma sprint, mas mesmo isso dá ruim, o tempo todo, porque na Review todo mundo tem que mostrar que fez o que foi planejado na Planning, e no final da PI tem que mostrar que fez o planejado na PI planning. E não existe almoço grátis: se o prazo tá acabando e a tarefa tem muita coisa prá ser feita ainda, algo terá que ser sacrificado. E na grande maioria das vezes, o que se sacrifica é a qualidade (que é o que entendi do vídeo quando diz que é entregue porcaria, e é mesmo), entrega qualquer coisa, só prá arrastar o card e todo mundo "ficar feliz". Quem faz gestão não consegue entender que a estimativa de prazos de projetos inovadores não é resolvível, nem tem cerimônia que faça ficar determinístico.

xxultz
Автор

isso é algo que passa na cabeça de todo dev em algum momento, eu vejo valor no que esse pessoal "não dev" entrega pro time, mas a parte dos processos podia ser muitas vezes revisitada, e também flexibilizar esses prazos de 2 semanas, já deixei de iniciar coisas cruciais porque era grande de mais pra por naquela sprint, GENTE!!!! quanto mais rapido começar mais rapido termina BORAAAA!!!!

herreramartos
Автор

A última empresa que trabalhei, tinha tanta reunião, que atrapalhava a produção. Era daily, sprint review, retrospectiva, refinamento, reunião sobre isso, sobre aquilo e etc. Difícil o dia que não tinha umas duas reuniões.

paulofigueiredo
Автор

Vc falando e eu lembrando do meu trabalho burocrático em.uma distribuidora de eletricidade aqui de Pernambuco. Eu era fiscal de obra e, com seis meses de empresa comecei a ficar muito tempo dentro do escritório, sejdo obrigado "algumas" vezes a fiscalizar as redes sem ir ao local. Mais seis meses e comecamos a ter reuniões semanais nas segundas às 9 h (o trabalho iniciava as 8 h e eu ja estaria no ponto da obra terminando um serviço). Depois as reuniões comecaram a se reproduzir para as quartas-feiras de manhã também, e com pouco mais de 1, 5 anos de empresa, fui demitido por não dar conta dos serviços que abriam o tempo todo, mas as chefias ao invés de ajudarem, atrapalhavam...

Augusto_Tenorio
Автор

Salve Gustavo.

Vim lá do Papinho Tech #043 com o Prof. Isidro, mas te conheci pelo react que o @manodeyvin fez desse mesmo vídeo.

Muito bacana esse formato de vídeo aí. Vc falando algo de tech caminhando num parque, e ainda aqui da cidade onde moro. O parque Barigui fica lindo demais em vídeo. Se vc não fala eu não conseguiria identificar. kkkk.. Top demais!

Já vou pedindo desculpa pelo textão mas me deu vários insights aqui! 😅

Trabalhei numa empresa que tinha alguns Scrum Master e realmente, no fim das contas depois de certo tempo ninguém sabia o que faziam, onde viviam, o que comiam. Porém, apenas uma delas, no projeto que trabalhamos, a mina fez um bootcamp focado em Scrum.

A mina era braba. Salve Marcela se tiver vendo esse comentário! ✌

Colocou a gente pra rodar um projeto em equipe utilizando o Scrum e suas cerimônias.

Aprendemos muito. E ela falava que, o trabalho dela só acabaria quando as equipes já tivessem aprendido de fato o que é o Scrum. E foi o que aconteceu. Depois disso, ela sumiu. Foi pra outros projetos e acho que até saiu da empresa.

O problema disso é que, depois ninguém mais utilizava o Scrum 100%. Acho que nem 30% direito..

Só fazia dailys de mais de 30 minutos, as vezes 45 ou 1h (com o cliente, devs, PO, Gerente, etc.. se não fosse home-office até o porteiro, a tia do café e da limpeza tava lá), e no máximo um peer-review. Nem poker planing a gente tinha pra poder dar pitaco na pontuação.

Até tinha a pontuação nas demandas, mas ao invés de ser o time fazendo, já vinha lá de cima (top-down) e eles entendiam que a pontuação era inteiramente e puramente PRAZO de entrega da task.

Não era considerado o grau de dificuldade da demanda, muito menos débitos técnicos do dev. Era o caos!



Abraço!

msdsdev
Автор

Muiiiito bom! Lembro da frase: o rei está n%& ! Todos simplesmente aceitam aquela verdade e seguem. Um novo processo atrás do outro para justificar a incompetência. O princípio do manifesto ágil no scrum é magnífico, mas já virou bagunça. Trabalho com projetos de engenharia e realmente... cortei tudo isso que vi que não serve p nada... é até agora em mais de 2 anos não faz falta.

alexandergroove
Автор

Você me ganhou por completo na hora da sua interpretação da reunião diária.

LuisFernandoGaido
Автор

nao entendo de engenharia de software (preciso estudar), mto bom video e grande parte das coisas fazem sentido.
Vivi num contexto mto simples de desenvolvimento (so gestor, q é um prog pleno ou sênior + devs), imagino que em um ambiente de DEVS PLENOS OU SÊNIORS, oq vc diz a respeito das reunioes faz sentido pra mim. Mas eu vi (e fiz) desastres, dificuldades erros de comunicação no desenvolvimento com trainees e jrs que foram percebidos nas dailys. As vezes o dev vai ter dificuldade e não vai comunicar, vai tomar decisão errada sozinho, enfim...tudo pode acontecer quando o time de desenvolvimento n tem tanta proficiência, qdo n se é tão...profissional. É smp bom ter um acompanhamento nesses casos

sonsoriak
Автор

18:10 O que você descreveu é, em linhas gerais, o que já se fazia no waterfall. Cada vez mais as pessoas chegam à conclusão de que o waterfall na realidade não era tão ruim, apenas precisava ser melhorado em vez de ser jogado fora para todo mundo obrigatoriamente ter que abraçar essa insanidade chamada movimento ágil.

chpsilva
Автор

Na vinha curta vida trabalhando com desenvolvimento, o que posso cravar na pedra 'e que metodologia agil 'e uma forma de tentar forçar a entrega de uma funcionalidade nova a cada duas semanas.

jessandro
Автор

"Não produzi nada ontem, o que vou dizer na daily?" -> Desenvolvimento é arte, codar das 8 as 18 NÃO É SER PROGRAMADOR ( Exceto por períodos de hiper-foco ), mas via de regra, codar é o de menos, nosso trabalho é conceitual/estratégico. Algo como: Codamos muito 2 ou 3 horas por dia, o resto é desenho. Do contrário, é ficar dando marretada até funcionar. Muito melhor ter um bom mapa mental e quando for codar, codar um produto decente, não código marretado... Tem dia que não vai sair qualquer coisa, adianta ficar na frente do pc? Só matando o tempo e enrolando, empurrando com a barriga. Não produziu nada em um dia? Ótimo, perceba que você não está na vibe e vá meditar! Depois volta com a cabeça leve...

CodeArtisanGPS
Автор

Odeio daily só serve pra micro gerenciamento que daria pra fazer olhando o board, sprint review a mesma coisa

josealysson
Автор

Poxa, achei bacana que nosso campeão de CS e CrossFire também é um entendedor de desenvolvimento e programação, nos ajudando com dicas!! Parabéns FalleN, tamo junto!

PablinoSabloque
Автор

Eu concordo em partes e discordo em partes também. rsrs
Se o Scrum for bem utilizado, ele é muito bom. O problema é que as empresas acham que projeto ÁGIL é projeto que vai entregar mais rápido kkkk. Eles acham que fazer daily todo dia já é considerado Scrum. O problema é mais cultural/conhecimento do que a metodologia em si, que eu acho muito boa. Scrum Master é um papel importante quando ele sabe que a função dele é resolver impedimentos da equipe, seja burocráticos seja técnicos e até pessoais. P.O. faz o funcional e cuida das entregas e comunicação com o cliente. E Dev bota a mão na massa e faz acontecer. Daily não é status report, é apenas um alinhamento dos Dev's pra saber se esta tudo andando bem conforme planejado na Planning. Eu gosto muito de trabalhar com o real Scrum. Mas de fato pouquíssimas empresas sabem como funciona. O problema não é a metodologia, mas sim as pessoas despreparadas que não sabem usar.

kleberbrum