GATO no PADRÃO impossível de descobrir, SQN

preview_player
Показать описание

O medidor de energia digital ou o medidor de energia antigo analógico quando adulterado é chamado de gato de energia elétrica ou gato de energia no relógio. A concessionaria sabe como descobrir um gato na energia, o medidor de energia é inspecionado em laboratório em busca dos tipos de gatos de energia.

A fraude no medidor digital ou medidor analógico é crime, a multa para gato na energia é alta e a energia furtada é cobrada do cliente. Fazer um gato na energia é crime e perigoso, o gato pode causar acidentes e atrapalhar o funcionamento da instalação elétrica.

O padrão de energia é a conexão da instalação elétrica com a rede da concessionária.

Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Como é um laboratório de análise de medidores de energia elétrica.
- Como é testado um medidor de energia elétrica.
- Quais os tipos mais comuns de fraudes em medidores de energia elétrica.

Temas abordados:
- No Centro Integrado de Medição da CEMIG é feito o monitoramento dos clientes. Todos os dados são registrados em gráficos e planilhas, facilitando a identificação de alterações repentinas no consumo de energia.
- A CEMIG faz a inspeção em campo quando há diferenças bruscas e contínuas nas medições, mas esta inspeção não acontece apenas quando a CEMIG suspeita de fraude, ela também é feita para avaliar possíveis defeitos no medidor de energia.
- Caso o cliente note alguma mudança exagerada na conta de energia, ele pode entrar em contato com a CEMIG e solicitar uma análise. Se necessário o medidor é levado para o laboratório de análise da CEMIG
- Quando o medidor é retirado do padrão ele lacrado e o cliente recebe um documento sobre a análise.
- Tanto em caso de possível fraude, quanto nos casos de pedido do próprio cliente, a CEMIG agenda uma data e horário para que o cliente possa acompanhar a análise pessoalmente.

Partes em destaque neste vídeo (editar anotações):
00:47 - O multimedidor também faz medições de consumo de energia, além de muitas outras.
02:37 - O padrão de entrada é diferente de acordo com o tipo de ligação, monofásico, bifásico e trifásico.
05:27 - A troca do disjuntor do padrão de entrada deve ser feito apenas pela concessionária.
Lista de vídeos similares:

Participam deste vídeo:

Henrique Mattede

Edição de vídeo: Bruno Almeida Pereira (Morgado)
Roteiro: Bruno Almeida Pereira

#GatoNaLuz #GatoDeEnergia #FraudeEnergia
--
O Mundo da Elétrica é um canal de eletricidade, elétrica e eletrônica com vídeos para você aprender pelo celular, computador, tablet ou mesmo na TV da sua sala. Elétrica para todos! Cursos de leitura de diagramas elétricas para que você se torne um eletricista profissional! Aulas de elétrica online, manuais em PDF, esquemas elétricos e explicações sobre NR10, corrente, tensão, potência e outros conceitos!

MUNDO DA ELÉTRICA EM OUTRAS REDES
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quem faz a perícia e dá o laudo, e que te acusa de fraude é a mesma empresa que se diz bom isso. Totalmente isento.

edernh
Автор

O cálculo de ICMS aplicado pela concessionária e ilegal e inconstitucional. Isso ninguém vê...

paulomonteiro
Автор

A concessionária de energia falando que o consumidor furta.
É o sujo falando do mal lavado.

gb.
Автор

Trabalho na área a muito tempo, e são raríssimos os casos onde esses laudos confirmam defeito no próprio medidor a favor do cliente, diria que quase ausentes!

esmeraldinofranca
Автор

Incrível, os caras tem um laboratório pra descobrir roubos, mas nao tem um laboratório pra resolver problemas de clientes

Evertonmdes
Автор

Dia 29/05/18 tive um problema em casa relacionado à falta de energia. A CEMIG foi contactada e solicitei uma equipe técnica. Dois funcionários terceirizados vieram à minha casa e começaram a mexer no relógio medidor. Trocaram o disjuntor principal e o valor do serviço foi autorizado por mim para ser cobrado na próxima conta de energia elétrica. Em seguida eles falaram que o lacre do relógio estava rompido (coisa que eu nego ter feito) e que meu relógio estava adulterado e deveria ser enviado para o laboratório para aferição. Neguei que eu teria adulterado o relógio e eles me explicaram que eu teria uma segunda opção. Nesta segunda opção, a pessoa que estava conversando comigo sugeriu que se eu o "ajudasse" eles não relatariam o caso no sistema da CEMIG. Ele afirmou que se fosse identificada fraude, a CEMIG poderia me cobrar retroativamente até a data da fraude. O rapaz sugeriu que por R$300 eles deixariam meu caso passar e que era pra eu cortar o relógio e fazer um boletim de ocorrência falando que fui roubado. Fiquei bastante receoso e não aceitei. Por fim eles foram embora e eu não paguei a "ajuda". Resumindo, eles danificaram meu relógio e tentaram cobrar pagamento de propina.

Uns dias depois outro funcionário veio e levou meu medidor para esse laboratório do vídeo. Fiz questão de acompanhar a inspeção e não foi encontrado nada.

Até hoje não recebi meu laudo.

ThiagoG_
Автор

Ótima aula sobre medidores e detetives de fraude.
Mas fico me perguntando no começo do vídeo falou que tem uma equipe que fica monitorando todos os consumidores caso aja uma mudança brusca no consumo, porém essa mudança e pra baixo ou seja se o consumidor resedencial estiver pagando 200 reais e derrepente começar a pagar 600 reais ele só vao sverit se o consumidor reclamar. Mas se for ao contrário rapidinho eles lá pra ver se tem algo errado, ou seja pra pagar a mais se vira o cliente mas quando o consumidor faz de tudo pra economizar eles acham que e gato.

tiano
Автор

Se a energia não fosse tão cara, com tantos impostos e explorada por um monopólio, ninguém perderia tempo fazendo esse tipo de coisa... o roubo não se justifica, mas o maior ladrão tá lá na orígem e não no final da linha!

leonardorosa
Автор

É engraçado que vc gasta 100, 00 por mês aí de uma hora para outra começa a vir 350, 00 a operadora não te comunica nem resolve investigar, mas qdo a conta cai para 40, 00 eles querem te investigar pra ver se vc fez gato.
Aconteceu comigo, viajei e desliguei tudo em casa nos disjuntores, geladeira vazia, um mês fora.
Aí vieram fazer uma verificação de rotina na volta,

cadugigante
Автор

talvez se a energia não fosse tão super faturada aqui no Brasil as coisas seriam diferentes

cerferos
Автор

Existe gato perfeito sim, os que não foram pegos... 😅

_crowdhead
Автор

Duvido que eles fazem isso na favela do Rio de Janeiro

junior-kymz
Автор

É interessante que a inspeção é feita só quando o consumo cai mas quando o valor aumenta eles não estão nem aí. Assim também é nas companhias de água.

cristianodesouza
Автор

Existe gato perfeito, sim! E um detalhe, ele foi feito 20 anos atrás em um apartamento que tive, e ele continua ainda lá. Mais um detalhe: foi o próprio funcionário da companhia elétrica que instalou.

pedrodelunardo
Автор

Sinceramente, dá vontade de fazer um aqui em casa porque quanto mais economizo mais cara a conta vem. É um susto a cada talão que chega.

ruthylene
Автор

Cara so tenho uma coisa a dizer LADRÃO QUE ROBA

saimonbrunopereira
Автор

Transparencia só se for aí. Pois aqui a celpa chega na casa do cliente e pede para trocar o medidor analogico pelo digital e depois pede pra pessoa responsavel pela medidor assinar alegando que foi trocado o medidor. Logo em seguida chega uma multa dizendo que o medidor foi violado só porque os parafusos estavam emfereujados porcausa da chuva e estava com lacre. Resumindo quem tem pena do "coitadinho" que fique no lugar dele

brasileirosniper
Автор

Só gato profissional, parece até que são os próprios agentes da concessionaria que fez kkkk

Guroviski
Автор

Já dei muita manutenção nessas mesas de aferição da Cemig quando trabalhava na Nansen!
Com relação ao "gato", aqui em Minas é muito fácil ludibriar a concessionária: O cidadão faz um desvio da fase no eletroduto dentro da parede, antes da medição e troca o nome do titular da unidade consumidora. Como vai ser gerado um novo gráfico de média de consumo, dificilmente vão desconfiar de queda inexplicada. O mesmo se aplica a ligações novas, onde o cliente só espera a equipe de instalação virar as costas pra cortar a parede e fazer o desvio, antes de iniciarem a geração do gráfico.
Quero ver como vai ser quando a Cemig for privatizada e passar a fazer a medição lá fora, no poste, como muitas concessionárias já fazem. O que fica na casa do cliente é só um display que replica a medição para acompanhamento. E para desencorajar os mais afoitos, muitas dessas concessionárias colocam a baixa tensão bem pertinho da alta, lá no topo do poste.

mcrislima
Автор

Se a empresa cobrasse dos consumidores um preço justo pelo consumo, nao teríamos tantos gatos pelo país afora, é inconcebível economicamente pagarmos 300 a 500 paus de consumo, com um salário minimo de 1.045 reais, ou vc come ou paga energia, o que voce acha que a galera vai escolher?

edigofran