A contribuição das Mentalidades Matemáticas para a educação matemática no Brasil

preview_player
Показать описание
As Mentalidades Matemáticas já estão presentes em salas de aula, da educação básica ao ensino superior, de todo o país. Nesta mesa, foram debatidos caminhos a traçar nos vários segmentos de atuação em educação matemática, para que a abordagem MM chegue a ainda mais estudantes e docentes. O debate também explorou de que formas as políticas públicas em educação podem contribuir para tornar esses caminhos realidade.

PARTICIPANTES:
• Cleyton Gontijo, professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB)
• Danielle Ramanery, coordenadora do Mentalidades Matemáticas em Vespasiano (MG)
• Liliana Costa, professora do Colégio Pedro II (RJ)

SOBRE O 1º ENCONTRO MENTALIDADES MATEMÁTICAS
Fortalecer a nossa comunidade pesquisadora. Foi este o lema que guiou as discussões do 1º Encontro Mentalidades Matemáticas. Em setembro de 2023, o evento reuniu, pela primeira vez, representantes de diferentes partes do país para debater a aplicação de estratégias e rotinas pedagógicas baseadas na abordagem, desenvolvida por Jo Boaler no Centro de Pesquisa Youcubed, da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), e aplicada no Brasil desde 2015 pelo Instituto Sidarta, em parceria com o Itaú Social.

Após oito anos no país, o programa Mentalidades Matemáticas coleciona experiências positivas com cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas, a partir de parcerias com secretarias de educação. Mais de 11 mil professores já foram formados na abordagem, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA), Vespasiano (MG) e Santana do Ipanema (AL).
Рекомендации по теме