Esqueça o neoliberalismo, 2021 inaugura o neofeudalismo - Parte 2: Egas Moniz Bandeira

preview_player
Показать описание

Siga o Portal Disparada nas redes sociais:

Wellington Calasans entrevista Egas Moniz Bandeira e os temas abordados são:

1 - Chegamos ao ápice da "Desordem Mundial"?

2 - Com as soberanias fragilizadas, podemos dizer que vivemos o neofeudalismo?

3 - A transição da condição do cidadão proprietário para o cidadão inquilino de serviços é uma reinvenção do capitalismo ou o fim dele?

4 - O investimento na produção deu lugar à especulação. Como as sociedades irão conviver com tantos desempregados?


#neofeudalismo #neoliberalismo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente entrevista . Bom rever o Wellington.

flaviabarrosmaia
Автор

Até me preocupei ao levar do feudalismo, mas depois pensei: o povo não tem muita consciência do sistema a que estamos inseridos. Apenas vivemos, como dá. Seja lá o que vem, está vindo com a força que demos ao monstrinho.

sandrinha
Автор

Wellington, caso seja possível entrevistar Ceci Juruá e Leujane Mirhan seria maravilhoso.

bruno_prata
Автор

Wellington, hoje que eu tive acesso aos seus vídeos. Por mera casualidade, comecei a escrever num canal de you tuber aqui do Brasil, a minha impressão sobre a direção em que nossa sociedade está sendo conduzida. Essa ideia de um retorno ao feudalismo há muito me cobra uma construção, daí usei o termo "neurofeudalismo" mas pensei, vou pesquisar no google para saber se está correto este termo, e foi assim que eu cheguei ao termo "neofeudalismo" e descobri que essa discussão está bem avançada em textos na língua inglesa e espanhola, e isso me inquietou, porque aqui em nosso país, nem a mídia tradicional e nem mesmo as mídias sociais estão debatendo esse, que já é um assunto "aniversariando" nos canais de mídias internacionais. Olha, eu percebi o início desse movimento já nos primeiros anos do governo Lula, quando notei que a classe média estava sendo usada para transferir sua renda e patrimônios para as classes mais pobres. E que naquele momento, nesse giro da roda financeira, o patrimônio e renda da classe média ia parar nas mãos de grandes capitalistas, pois os pobres passaram a consumir produtos - claro -, produzidos pelos donos dos meios de produção. Agora estou descobrindo outra coisa que me inquietava: Porque o "fique em casa"? Simples, quando abrirem as porteiras, estaremos mergulhados numa sociedade feudal, e teremos que nos adaptar, para sobreviver.

pauloafonsodarochasilva
Автор

PF chameo novamente adoraria saber mais sobre a china e a coreia e outros paises asiaticos

charlescalado
Автор

Wellington, bom dia! Se possivel entreviste o Nildo Oriques do Iela, que ele tem uma opinia de que essas novas categorias de trabalho que surgiram já estão se organizando e houve até greve de motoboy no Brasil no ano que passou.

valdeirquer_aprender
Автор

Essa nova economia se chama Economia Compartilhada (Shared Economy). No texto "Fragments of Machines" do livro "Gundrise", Marx previu que o capitalismo se desenvolveria de tal modo que a produção chegaria num nível de automatismo e a propriedade seria abandonada ou mais severamente acumulada. De fato, a concentração se acentua. Aprecio o termo "neofeudalismo".

brunoprata
Автор

Boa tarde! Se for uma nova mutação do capitalismo e não seu fim, será bem mais cruel e desumano. Realmente o processo histórico é lento. As incógnitas são muitas.

dribezerra
Автор

Calasans convidou o Egas mas mal o deixou falar; tomou muito o tempo que seria da fala dele!

sukuka