[16-30] Posso estudar dois instrumentos ao mesmo tempo?

preview_player
Показать описание
Quem gosta muito de música, pode ter vontade de estudar mais de um instrumento ao mesmo tempo. Temos alguns exemplos de músicos que fizeram isso, portanto não há nenhum impedimento teórico para isso.

Mas existe algo a se dizer sobre os problemas práticos que o estudo de mais de um instrumento pode causar.

Este é mais um vídeo de uma série de 30 vídeos, publicados 1 por dia, que estou fazendo para responder as perguntas dos iniciantes ao piano.

Fique à vontade para entrar em contato!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu penso que se a pessoa tem condições financeiras e quer a música como hobby, dá para aprender mais de um ao mesmo tempo, mas para ser profissional precisa escolher quando não se começou na infância (momento da vida em que se tem mais tempo livre). Na adolescência eu consegui aprender piano e violão, hoje adulta faço aulas de violino particulares e piano no conservatório, mas sou muito realista, escolhi me profissionalizar no piano (fazendo faculdade) e violino vou ir estudando sem expectativas altas, porque acredito que, ainda que não exista idade para aprender música, existe idade para sonhar em ser profissional.

BiancaVieira-otecnicoA
Автор

Obrigado pelo vídeo!
Uma opinião pessoal: Somos capazes de tudo, faça o que seu coração diz, se ver que está sendo prazeroso, continue, se estiver mais atrapalhando do que ajudando foca em um depois adiciona o segundo instrumento. Eu vejo os instrumentos como brinquedos de um parque de diversões chamado MÚSICA! Divirtam-se!

DarcyCostaMusicas
Автор

eu toco guitarra a mais de quinze anos e tive q deixar os estudos em stand by pra aprender piano, isso pq para acelerar o processo de aprendizagem quanto mais exclusivo melhor... é um sacrifício pq eu tenho muito pra aprender no meu instrumento principal. é sim querer abraçar o mundo com as pernas como vc disse Felipe

guilhermeramazotti
Автор

Eu pratico piano e bateria. Quando eu só treinava bateria, eu tocava bem melhor, porém a bateria exige banda, pois tocar só é meio sem graça, apesar de ter uma questão mais corpórea que é muito prazerosa. Como raramente toco com parcerias, o piano é mais satisfatório por ser independente. Além do mais, é um instrumento tonal, musicalmente mais completo e uma excelente ferramenta para aprender teoria musical. São instrumentos muito diferentes, mas realmente dividir a atenção entre 2 instrumentos limita o desempenho.

candreel
Автор

Estou estudando sax tenor e piano, foi a melhor coisa q fiz comecar os 2

Автор

Bom dia... eu estudo piano e guitarra juntos. Piano pela manha e guitarra a noite. Tem dado certo. O ritmo é mais lento.. mas tá dando certo.

waltersantos
Автор

ESTUDAVA PIANO E VIOLINO E ESTAVA SENDO MUITO PESADO . DECEDI PELO PIANO E NOSSA COMO TOMA TEMPO .

eleonoraporpino
Автор

Com 12 anos fiz aula de teclado por 1 ano e parei. Aos final dos meus 16 anos comecei na guitarra elétrica e fiquei no instrumento por 16 anos (até pouco tempo atrás). Cheguei num ponto aonde estava estudando guitarra elétrica, violão clássico e piano.

Deixei a guitarra de lado e estou apenas no piano e violão clássico e mesmo assim as vezes é difícil. O piano é 100% de certeza que toco todo dia mas o violão clássico tem dias que infelizmente não consigo pegar nele.

rodthom
Автор

Belo video! Parabéns pelo conteúdo... Sem dúvida precisamos mais refletir a respeito do tema... Agora é assistir varias vezes para poder de fato entender as questões abordadas. Um grande abraço

Diegosestina
Автор

Tenho interesse no piano e violino, gosto mais do piano, mas não tenho condição de ter um, então decidi aprender violino e daqui uns alguns anos, se Deus quiser, quero aprender a tocar piano tbm

patricia
Автор

Tenho esse dilema comigo, quanto ouço alguém tocando bem um instrumento, fico com o coração palpitando pra tocar também.
É complicado porque você nunca se dedica a um instrumento so.

rafaelsilva
Автор

eu toco mais de um esqueci de fala toco violino e acordeon e acordeon eu to aprendendo sem nenhum professor só eu mesmo

geovannaevangelista
Автор

Ela passa pelo mesmo problema que eu. Sabia que você ia falar sobre isso, estudar violão clássico e piano tem um incoveniente em tanto, as unhas. Deixo as minhas unhas num tamanho que dá para tocar violão clássico e já vi do meu professor que a unha menor um pouco dá uma sonoridade mais encorpada e dependendo da situação fica muito melhor sonoramente falando do que um unha muito grande. E, esse tamanho, até agora não me atrapalha no estudo do piano. Não sei como vai ser quando eu for estudar coisas mais complexas, com muito cromatismo.

Agora, em relação ao estudo, não atrapalha. Consigo conciliar o tempo e um instrumento ajuda o outro. Por exemplo, na parte do aquecimento, já eu já toquei bem um, quando eu for estudar o outro eu já estou bem aquecido, os dedos já estão bem flexível. Ainda estudo guitarra e um pouco de flauta doce e estou querendo estudar canto.

thalyson
Автор

vc poderia falar sobre os pedais?! poderia mostrar algum exercício para cordenar mãos e pés no prolongamento das notas?!

alinedesouza
Автор

to aprendendo piano e cello mas com mais enfase no piano, passo cerca de umas 25 horas semanais no piano contra umas 5 6 hrs de cello por semana, mas as vzs me sinto extremamente cansado, espero q com o tempo acabe esse cansaço e principalmente a dificuldade de tocar cello ( as vzs sinto q nem toco )

TheNinoAlves
Автор

Eu tenho que aprender violino violão e violino 😢

eduardofomes
Автор

Eu estudo piano e violino e estou pensando seriamente em deixar em off algum deles por um tempo, ando me sentindo cansada e desmotivada pois a expectativa é uma e a realidade é outra..

cibelegoncalvesdavila
Автор

OLA FELIPE, PRIMEIRAMENTE QUERO TE PARABENISAR PELO BELO TRABALHO, BOM NO MEU CASO EU JA ESTOU EM UM NIVEL AVANÇADO NO TECLADO E A UM ANO ESTOU ESTUDANDO HARMONICA. OUTRA PERGUNTA, TECLADOS COM TECLAS PESADAS AJUDAM NO ESTUDO DO PIANO ?

marcelosamples
Автор

Você toca (ou arranha) algum outro instrumento, Felipe?

pauloalves
Автор

Boa tarde, Felipe!!! Você poderia, por gentileza, abordar a independência rítmica das duas mãos, na Consolação n. 3 de Franz Liszt. Nessa música, a harmonia tem um ritmo composto, equanto na melodia, um ritmo simples. A minha dificuldade está em manter a mesma pulsação de ritmo da mão esquerda, quando há o entrelaçamento de notas com a mão direita.

wilsonclaudino