#fisica em #shorts Efeito Magnus

preview_player
Показать описание
Quando chutadas com a técnica correta, as bolas de futebol são capazes de fazer curvas no ar em razão do efeito Magnus – fenômeno hidrodinâmico muito interessante relacionado à pressão exercida pelas correntes de ar sobre a bola.

Quando uma bola é chutada, ela ganha velocidade e pode rotacionar em torno do seu centro. Os corpos extensos rotacionam-se quando estão sujeitos a forças que são aplicadas longe do seu centro de massa. O sentido de rotação da bola faz com que, em um “lado”, sua rotação esteja no mesmo sentido que o fluxo de ar, enquanto o outro lado gira no sentido oposto.
O princípio de Bernoulli, desenvolvido pelo físico e matemático Daniel Bernouulli, diz que a pressão exercida por um fluido, como o ar, é inversamente proporcional à velocidade: ou seja, quanto mais rápido o ar mover-se, menor será a pressão exercida por ele.

O “lado” da bola que gira a favor do fluxo de ar recebe uma pressão menor que o outro “lado” da bola. Em decorrência da diferença de pressão, surge uma força que faz o movimento da bola espiralar, originando as famosas curvas utilizadas pelos jogadores experientes para marcar gols de escanteio, também conhecidos como gols olímpicos.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pergunta pra Jabulani, ela pode te explicar direitinho como isso funciona

KomiVibes