HISTÓRIA DOS MAPAS E O PRIMEIRO MAPA DO BRASIL | Globalizando Conhecimento

preview_player
Показать описание
A história dos mapas é bastante extensa e passa por momentos onde a imaginação era o que servia de guia, por momentos de restrição da igreja
sobre novas ideias e descobertas, pela produção em massa por causa das grandes navegações e pelo avanço proporcionado pela tecnologia que o transformou em uma ferramenta eletrônica.

O mapa é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Com a velocidade que nos movimentamos atualmente, é normal que tenhamos a necessidade de nos orientar de forma rápida também. E hoje isso é possível com a ajuda dos mapas. Rapidamente conseguimos nos localizar e nos orientar em qualquer lugar que estejamos e, para que isso se tornasse possível, os mapas tiveram que passar por uma evolução impressionante.

Desde uma peça de argila datada de 2300 a.C., os mapas sofreram inúmeras transformações, passando por exemplares desenhados à mão, pelas cartas náuticas, desenvolvidas com as grandes navegações, até chegarmos nos sofisticados mapas eletrônicos que usamos corriqueiramente nos dias atuais.

Com os mapas, conseguimos compreender vários momentos da história. Nesse vídeo, vamos poder ter uma ideia de como o Brasil era visto e como foram os primeiros registros na visão dos primeiros navegadores que chegaram nessa região.

Não esqueça de deixar o seu like e se inscrever no canal!
Um abraço e até o próximo vídeo!

VÍDEOS PARA ASSISTIR A SEGUIR:
Como surgiu cada Estado brasileiro | A evolução do mapa do Brasil em detalhes

Como surgiram os países? | Do início da civilização aos tempos atuais

O que é exatamente um país? Diferença para Estado, Nação e Território

O que é um Estado? | Estado Soberano: quando e como surgiu e as 3 formas de Estado existentes

Me encontre também no Instagram:

#historiadosmapas #evoluçãodosmapas #primeiromapadobrasil
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A igreja católica nem sempre reprimia a ciência, pelo contrário. Existiam muitos monges que estudavam assuntos cientificos.
Um exemplo ilustre é MENDEL, o pai da genética, que desenvolveu seus estudos e pesquisas no Monastério de Brunn da ordem de Santo Agostinho, antigo império Austro-Hungaro.
Sobre mapas eu gostaria de dizer que existam "mapas" mais antigos que esse da Mesopotâmia. Foram encontrados registros pré-históricos gravados na pedra representando uma área geográfica.
Saudações a todos!

Antaragni
Автор

No museu do Vaticano há um mapa de 1530 que mostra a costa brasileira, mostrando o tratado de tordesilhas, o rio da prata, o rio amazonas. Mostra tambem a america do norte e as terras de "bacalhau" dado pela familia corte real. mostra a africa e a peninsula ibérica.

Se aguem souber mais sobre esse mapa.

achei interessante a data precoce

marcosalmeida
Автор

A riqueza das fontes desse canal é de deixar qualquer um de boca aberta!!!

ronaldorocha
Автор

Teu canal é o melhor que já aconteceu nesse YouTube de mds. Conteúdo interessante, explicações sem serem enfadonhos e o principal: fontes confiáveis. Eu tô MT contente de ter encontrado esse canal, acalma tanto meu coração apaixonado por geografia e história...!

therandomdinobee
Автор

Existe um mapa português do nordeste brasileiro de Andrea bianco de 1448, aconselho a ler o livro factos escondidos da história de portugal de José Gomes Ferreira.

pedrofilipe
Автор

Compartilhando história: em 1532, Tomé de Souza - Governador Geral do Brasil fazia a viagem de Buenos Aires para Portugal, usando na navegação as cartas de marcar portuguesas. Ao cruzar o Equador, verificou que a carta mostava a posição da nau, diferente da determinada pela altura do Sol. Chegando em Portugal, queixou-se ao Rei do erro na carta de marear.
No próximo comentário continuo a história.

antoniovieira
Автор

Grande, grande, grande . É muita informção, , , valeu mesmo.

benonibatista
Автор

Era exatamente esse o vídeo que queria! valeu!

amsterdan
Автор

Espetacular! Fico babando curtindo os vídeos desse canal

abnermansur
Автор

Obrigado. Muita informação q desconhecia mesmo sendo prof de história. Pensando em usar nas minhas aulas.

FerNando
Автор

Compartilhando história. O mapa de Lopo Homem, de 1529, documenta o objetivo dos portugueses em se apoderar da foz do rio da Prata, porta de entrada para os Andes, onde haviam uiva prata e ouro.

antoniovieira
Автор

Adoro história e geografia e com ralação aos mapas tenho um na palma de minha mão.

domrodrigues
Автор

Aos 7:45- o aotor do video cita o rigor científico na construção de mapas- tendo como protagonista Cassini I. Ele era engenheiro cartógrafo e viabilizou a determinação de longitudes geográficas pela observação dos eclipses dos satélites de Júpiter. Até então eram usados os eclipses lunares. Para as maiores escalas dos mapas geográficos, a forma de elipsoide de revolução foi adotada. Cassini I E Newton tiveram papéis importantes nesta fase da cartografia.

antoniovieira
Автор

Parabéns pela divulgação desta área do conhecimento, milenar. Aproveito a oportunidade para colocar algumas questões:
1 - como foram determinadas as longitudes de alguns acidentes geográficos mediterrâneo e permitiram o traçado dos meridianos no mapa?

antoniovieira
Автор

Top essa história da Cartografia Mundial.

allanrios
Автор

Matéria muito interessante!
Parabéns!

silvioandrade
Автор

Que excelente explicação sobre esse tema. Parabéns pelo vídeo!!!

aprendizexplorador
Автор

Mostre algum filosofo cristão que defendia a terra plana e ainda mais que era contra o conhecimento cientifico cujo o qual na época não havia distinção entre ciência e fé, ambos eram a mesma busca da verdade.
Usou e abusou do anacronismo.

Автор

O primeiro mapa em que o Brasil está representado é o Mapa de Juan de la Cosa (1500), que menciona o desembarque do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón no Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) em janeiro de 1500, três meses antes da chegada de Cabral. A carta de Juan de la Cosa é a mais antiga representação inequívoca do continente americano conservada. Encontra-se no Museu Naval de Madrid.

juniorpetjua
Автор

Meu amigo do colegio, o Alexandre, protestou na instituição de ensino contra o mapa presente na sala, pelo simples fato do mesmo estdesatualizado. Ele chegou a afirmar que o mapa da europa havia sido modificado. No mapa havia o país da yugoslavia so que esse pais não existia mais. Tem outro mapa que mostra a URSS e esse país não existe mais devido a perestroika.

fernandosilveira