〰️CEMITÉRIO VIKING NA DINAMARCA ⚛️ #achados #arqueologia #vikings

preview_player
Показать описание
Arqueólogos revelaram a descoberta de um cemitério viking datado do século X, com cerca de 50 sepulturas, em Åsum, na ilha de Funen, Dinamarca. As escavações, que ocorreram durante preparações para a instalação de cabos elétricos, são consideradas excepcionais, especialmente devido à preservação rara dos esqueletos em solos escandinavos, conhecidos por serem ácidos e geralmente não favoráveis à conservação de ossos.
"É incomum encontrar tantos esqueletos bem preservados de uma só vez, como os encontrados em Åsum", afirmou Michael Borre Lundø, curador do Museu Odense e arqueólogo envolvido na escavação, à Live Science.
Ele destaca que a descoberta proporciona uma oportunidade única para realizar diversas análises científicas. "Essas análises podem revelar mais sobre a saúde, a dieta e as origens daqueles enterrados", disse Lundø, ressaltando que também há a possibilidade de descobrir se os indivíduos enterrados eram parentes, algo que nunca foi investigado em sepulturas vikings similares.
Uma das descobertas mais significativas foi a de uma mulher enterrada em uma carroça viking, um raro símbolo de status associado à nobreza. "A mulher foi enterrada na carroça em que provavelmente viajava", explicou Lundø.
O túmulo continha uma série de objetos valiosos, como um colar de contas de vidro, uma chave de ferro, uma faca com cabo decorado em prata e um pequeno fragmento de vidro que poderia ter servido como amuleto. Além disso, um baú de madeira finamente decorado foi encontrado na sepultura, embora seu conteúdo permaneça desconhecido.
Esses objetos sugerem que as pessoas enterradas em Åsum eram de classes mais abastadas e tinham conexões com redes comerciais internacionais da época. Outro sepultamento chamou a atenção devido a uma fivela de bronze de três lóbulos e um cristal de rocha, encontrado ao lado de uma conta de vidro vermelho pendurada no pescoço do falecido. "O cristal de rocha não ocorre naturalmente na Dinamarca e foi provavelmente importado da Noruega", destacou Lundø, destacando o alcance comercial da era viking.
Os sepultamentos são atribuídos ao reinado do rei Gorm "o Velho" e da rainha Thyra, pais de Harald Bluetooth, famoso por ter convertido os dinamarqueses ao cristianismo. As novas descobertas, segundo os especialistas, demonstram a importância da região de Funen durante o período, e evidenciam que a elite viking, estava, de fato, conectada a um mundo de comércios e importações.
#achados #arqueologia #vikings #cemiterio
Рекомендации по теме