4 características de pais e mães 'tóxicos', segundo psicólogos

preview_player
Показать описание
'Existem tantas outras maneiras pelas quais os pais machucam, às vezes inconscientemente', diz psicóloga que criou curso para ajudar a compreender quais comportamentos dos pais não são saudáveis para os filhos. Ouça áudio de reportagem da BBC News Mundo.

#bbcnewsbrasil #bbclê #PaisTóxicos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

E ainda tem gente que diz "não confie em quem destrata pai ou mãe", quem diz isso cresceu num lar ideal, não conhece outra realidade

Rodrigodsrr
Автор

3:30 1. Pais abusivos
4:49 2. Pais manipuladores (abuso emocional)
5:37 3. Pais controladores
6:59 4. Pais negligentes

AnaRuppenthal-rgqd
Автор

Criar filho é um grande desafio, é preciso maturidade.
Muitos não estão preparados.

alexandretimossi
Автор

Eu entro na categoria aí com a mãe manipuladora. Até hoje ela exerce um poder grande sobre mim. Ela teve formação precária e é muito inconsciente. Mas desde cedo ela tinha essa questão de me isolar e desmoralizar com a finalidade de manter em casa. Ainda lembro da primeira vez que escutei frases do tipo "filho é pra cuidar dos pais na velhice" ou "filho é pra ser criado no cabo da enxada para não virar cobra e morder depois". O arrependimento de ter parido e comentários sobre como deixou de aproveitar a vida também são clássicos até hoje, como se eu tivesse pedido pra nascer. Bastante perceptível que ela ressente muito não ter controle total. Abri mão de ir para uma cidade melhor em busca de oportunidades para ficar numa cidade de interior perto dela e ainda assim não presto, se o controle não for total você é o "pior inimigo dela", como já ouvi. Ela afasta todo mundo de perto. Não estou dizendo que filho não deve cuidar dos pais depois, mas botar uma pessoa no mundo e tentar isolar o máximo possível pra isso é que é complicado. Se alguém mais tem esse problema e um pouco mais de coragem, é muito verdade o que diz o vídeo, não tente mudar a pessoa, vá embora. Esqueça os papinhos de dominação ideológica de família sagrada e laços de sangue e qualquer metafísica dessa natureza. Nada disso existe, o que existe é a tua vida e ela é muito curta e preciosa pra desperdiçar assim. Eu sei que é difícil muitas vezes, eles podem ser eficazes em te manter psicologicamente cativo, mas faça isso. "Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você." - Sartre

hmleao
Автор

Infelizmente vivemos em um tempo onde pessoas que não entendem que pais e mães podem ser tóxicos, narcisistas.
Só fui entender isso com 39 anos, graças a Deus por instinto não dei para meus filhos o que recebi.
Hoje com 44 anos estou livre, mantenho distância e minha sanidade mental mil vezes melhor.

deboradegama
Автор

Eu tenho lembranças horríveis e sei de cor cada frase dita, eu só tinha 10 anos, realmente as cicatrizes sumiram com o tempo, mas a vergonha, o medo, e essa sensação de não valer nada ficou, cada dia e um dia, meus gatinhos e meu cão são minha cura diária .

azizamkazama
Автор

A desculpa mais comum é que os pais repetem nos filhos a criação que tiveram. Só que esse ciclo pernicioso precisa parar em algum momento. Eu não acredito em maldição hereditária, mas em repetição de padrão, sim! Não é fácil, mas é possível interromper ciclos de violência.

ismaeleduarte
Автор

Meu projenitor abandonou minha mãe ainda grávida, minha mãe sempre foi orgulhosa e trabalhadora, não quis nem sequer exigir uma pensão de direito, me criou e não me deixou faltar nada, uma guerreira!!! Quando eu tinha 8 ela já estava em outro relacionamento aos 10 meu irmão nasceu, na minha pré adolescência meu então padrasto se tornou um dependente químico oq transformou nossa vida em um inferno na terra, minha mãe com tempo foi ficando depressiva e viu no álcool sua valvula de escape, nisso meu irmão, uma criança, crescia em um ambiente tóxico, eu vendo isso tomei uma atitude e comecei cuidando do meu irmão mais novo, sendo a figura paterna pra ele, levando a escola, ensinando, dando conselhos, estando presente nas horas que ele precisou.. enfim com essa experiência eu jurei para min mesmo que serei um ótimo pai, que eu não repetirei os erros dos meus pais. Espero que quando a hora certa chegar eu possa ser está pessoa que almejo..

ghostwarrior_
Автор

Quando minha filha ia pro pai, eu sempre dizia que estaria em casa lhe esperando, que qualquer coisa, ela ligasse. Eu achava que estava transmitindo segurança. Mas estava era passando pra ela a minha insegurança. Passei a dizer só tchau e seja feliz.

monicamoita
Автор

Sinto muito pelas pessoas que nasceram e cresceram em um lar doente.
Minha família é imperfeita, mas a minha infância é o meu local de referência de conforto, segurança e felicidades até hoje.
Me lembro da minha infância e sinto o amor e como fui feliz!

cleanery
Автор

Acontece tb com mães que não querem que os filhos vivam a vida deles pois suportaram casamentos maus e substituíram o filho pelo marido .

learningandjustfun
Автор

Sinto muito por todos que passaram por abusos físicos e morais, eu também já fui vítima e tenho danos psicológicos por conta disso. Lembro até hoje, tinha 3 aninhos de idade, a primeira surra que levei do meu pai porque eu tinha caído e me ralado no quintal de casa, as desculpas para me bater eram sempre as mesmas, caiu? Leva surra, derrubou algo e quebrou? Leva surra, disse não para algo? Leva surra. Não tinha conversa, ele muito bebia e até hoje bebe, mas nunca associei isso como desculpa, e tinha nojo de quem usava isso como explicação. Minha família sempre foi conivente com o que meu pai fazia e minha mãe uma mulher que até hoje é totalmente dependente dele, ao invés de estudar, ficava comigo dentro de casa, reclamando que a vida está como está por causa que eu nasci, que deixou de fazer o que queria por causa de mim. Isso perdurou por 25 anos, eu ouvindo ela falar atrocidades pra mim, até me chamar de piranha ela me chamava quando queria sair pra correr ou cuidar de mim, mesmo sabendo que tinha meu atual marido hoje. Gente, eu nao falo com eles hoje, não dou informações de minha vida mais, a melhor coisa que você pode fazer por si nesses casos abuso é sair. E se não tiver como cuide de si, não intereja muito, apenas o necessário e vá buscar o que é seu, sua independência. E se for muito jovem busque ajuda profissional e se tiver alguém da familia que possa te ajudar a sair daquele ambiente. Eu, quando criança e na adolescência, não tive essa opção, para mim eu vivia numa prisão, não podia sair e ser feliz porque para essas pessoas felicidade incomoda. Então só sai depois de adulta quando realmente estava tudo certo, e quando saí de casa, nem mesmo um obrigado por tudo eu recebi, apenas uma conversa que mal deixaram eu falar "como se eu não tivesse mais obrigações ali". E desde quando terei obrigações com gente abusiva? Enfim, esses tipos de situações são graves, as vezes minha mente retorna com os episódios de abuso que sofri, ja fui estrangulada, estapeada, levei socos e chutes, da minha mãe a mesma coisa, só que era mais abuso emocional mesmo. Enfim.. cuidem-se. Protejam-se. E pais abusivos não são algo que você deve honrar fielmente, já que eles não te tratam como pais saudáveis tratam seus filhos.

nayr
Автор

Um bom antídoto é ser um pai ou uma mãe melhores do que os seus foram.

brunogiusti
Автор

Devemos nos afastar de pais tóxicos, não quero dizer q devemos desejar o mal, porém não devemos ser obrigados a Paz em primeiro lugar.

joicecavalcante
Автор

Sou empresario, confiante, sei liderar equipes e dar ordens com confianca. Mas quando falo com meu pai me sinto o simba falando com o scar.
Os traumas sao profundos.

izzy_q
Автор

Fui morar na cidade com 9 anos c o m minha irma p estudar, so tenho a agradecer a coragem da minha mae de me deixar pelo meu bem. Se rivesse ficado na roça nao seria o que sou hoje.

elenice
Автор

Não tenho nenhum afeto pela minha mãe. Faço quase de tudo para não ter que falar com ela, recentemente tive um diagnóstico inicial de síndrome de ansiedade generalizada por uma psiquiatra, e a raiz disso está na infância, pois minha mãe me dava surras por qualquer motivo banal, isso desencadeou um cuidado excessivo por medo de uma punição imediata.

jamesclerkmaxwell
Автор

Que maravilha! Negligência e desqualificação. Piorou minha vida um pouquinho, apenas. Aí depois que a gente some e nem tem vontade de voltar, somos ingratos!

leonardoalvesdesousa
Автор

E tao dificil seguir esses conselhos, muito mais quando voce ja passa de 30 anos e é filho unico. Esse e meu exemplo. Tenho mais de 30 e ainda moro com a minha mae e ela e uma mulher muito controladora, gosta de ter presenca em quase tudo o que eu faco, mesmo nao tenha nenhuma relacao com ela. Outra coisa bem importante - nao explicada no video - e que os pais toxicos geralmente nao reconhecem seus proprios erros, a culpa e sempre dos outros. A violencia verbal e bem frecuente entre nós e muitas vezes eu sinto uma vontade muito grande de fugir de casa, mais nao tenho onde morar. Tomara que a sorte de uma risada pra mim. To fazendo o que me corresponde pra mudar as coisas, pelo menos pra melhorar como pessoa. Muito obrigado pelo video. Abracos da Venezuela!!!

ramoneduardocastillomilian
Автор

1. Pais Abusivos.
2. Pais Manipuladores..
3. Pais Controladores…
4. Pais Negligentes….

Deus me FREE desse combo..❤❤

denispereira