Ninguém mais fala dessa distro, o que aconteceu? - Lubuntu 22.04 LTS - Review

preview_player
Показать описание

Lubuntu é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, sistema da Canonical, sendo uma de suas flavors oficiais. A distro Linux usa a interface LXQt como padrão, sendo que antigamente usava o LXDE. Essa transição acabou trazendo novos elementos para a interface, com uma maior proximidade a sistemas que usam o KDE Plasma, como o próprio Kubuntu, outra das flavors oficiais do Ubuntu.

A versão LTS do Lubuntu 22.04 tem suporte por apenas 3 anos, ao contrário do que acontece com o Ubuntu principal, que tem suporte primário de 5 anos, com possibilidade de extensão paga por até 10 anos. No vídeo de hoje vamos fazer uma análise das características do Lubuntu, que ainda continua sendo uma boa opção para computadores de baixa performance, além de fazer benchmarks em tarefas de produtividade e games, que mostram o desempenho da distro em relação a diversos outros sistemas, incluindo o Windows.

#Linux #Ubuntu #Computadores #Tecnologia #OpenSource #LXQt
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Saí catando um monte de sucata no meu depósito e montei duas relíquias. Essa distro deu vida nova à elas. Ficou topzera!!!

luiz
Автор

Eu só uso o Lubuntu, para o meu uso ele é fantástico pois eu uso linux só pra fazer meu trampo mesmo. Eu não gosto de ter que ficar configurando e namorando a interface gráfica. Então, pra mim, quanto mais simples melhor.

raildolima
Автор

o lubuntu já salvou um pc velho meu, tenho muito respeito por essa distro

patopatovai
Автор

Gente, estava com dificuldade em usar um linux adequado para minha máquina e ja utilizei diversos linux e sem sucesso, hora sistemas com bugs e erros que me atrapalhavam muito mais esse me surpreendeu qualidade e velocidade nos meus trabalhos. Perfeito

jhonnysilva
Автор

Parabéns pelo vídeo com todas estas informações. Eu instalei esta versão do Lubuntu numa partição e está bem leve, rápida e fluindo bem no PC. Das versões 22 que testei esta não deu nenhum problema.

fethatutoriais
Автор

Estava utilizando a versão 20.04 do lubuntu em um notebook antigo da positivo, reviveu ele. Também vou testar essa nova versão, mas a maior adoção de snaps me preocupa um pouco pelo desempenho em HDs mecânicos.

luanmolinari
Автор

Dio, eu uso Lubuntu em um eeepc 1025c, que consegui liberar para executar sistemas de 64 bits e com 4 Gb de RAM. Funciona muito bem, salvo por alguns poucos aplicativos que extrapolam o tamanho da tela ( Handbrake e gImageReader). O sistema é muito bom, simples, minimalista e funcional, dando boa vida ao computador. Ele é prático para tramsportar, o VLC executa filmes em 720 px muito bem (em 1080 ele não vai bem...) e uso fundamentalmente para meu trabalho como professor universitário (os jogos são somente Gweled, Quadrapassel e Stella, rsrs). Tenho um desktop com Xubuntu, que é ótimo também, mas a leveza, o minimalismo e o jeitão "clean" do Lubuntu me encantaram. O sistema fica sempre abaixo de 10% de recursos de CPU (atom N2600, dual core 4 threads) e cerca de 1 Gb de ram. Instalado ocupa cerca de 10 Gb com tudo que tenho direito, em um SSD Sandisk de 480 Gb. Eu poderia até comprar um notebook novo, mas para que? Afinal, como você diz no final do vídeo, no software livre, muitas vezes as coisas são simplesmente uma questão de gosto, de apreço, de liberdade de escolha. Ou, como diz o Thoreau, rico é aquele que precisa de pouco.
Fraterno abraço e muito obrigado pelo canal. Com ele aprendi muita coisa que sei sobre o Linux.

jorgemachado
Автор

Um motivo para usar o Lubuntu ao invés do Xubuntu é o próprio uso de recursos (que é a proposta da distro). O KDE já é menos pesado em recursos que o xfce há pelo menos dois anos (isso foi confirmado pela equipe do xfce), então imagino que o lxqt seja ainda mais leve. Parabéns pelo vídeo!

gafBacani
Автор

antigamente instalei o Lubunti 19.04 num notebook Philco que só rodava 32 bits, instalei alguns temas e ícones e ficou muito bonito e funcional, rodava com excelente performance

WinyZanin
Автор

Instalei num PC velho e ressuscitou ele, muito útil

joaopaulocalife
Автор

Lubuntu foi a segunda distro que eu usei, ele salvou meu note atom d525 que nem pegava mp4 quando ainda era possível ter suporte do win7. Ele foi a melhor distro para pc fraco aos olhos de alguém que, na época, não sabia quase nada de linux.

victor
Автор

Eu conheci o Lubuntu com LXDE, e devo dizer que eu dou uma leve torcida de nariz com o LXQt, não é uma interface que me agrada muito, mas eu de vez enquando gosto de ficar brincando com o sistema quando sai uma atualização nova. Baixo, rodo em live, instalo em algum PC fraco que dê pra isso, é realmente bem bonitinho ver ele funcionando, kkkk!

diariodeumdesenvolvedor
Автор

Dio suas análises são perfeitas, vc aborda os principais temas das distros....

demetriofranciscodasilva
Автор

O design das janelas parece as que eu criava no Delphi em 2006.

MarlinAMB
Автор

@Dio, trás um vídeo comparando ele e o Xubuntu, visto que você afirma que o Xubuntu é igual em tamanho praticamente... mas ver no desempenho.

elismarmartins
Автор

Mestre, estou à procura de uma distro Linux para máquinas antigas (algumas com arquitetura de 32 bits e 1 ou 2GB de RAM) e não era isso que esperava de um review sobre o Lubuntu. Gostaria que avaliasse como ele se comporta em máquinas mais fracas e antigas, comparando-a com outras distros leves (MX Linux, Arch, Debian, Mint LMDE, Mint XFCE, etc) e com aplicativos de uso do dia a dia (browsers, LibreOffice, etc), e não em uma máquina "parruda" como um i7 e usando games como parâmetros de teste!

lobodomarbr
Автор

Pra mim o Lubuntu morreu quando deixou de ser LXDE... O LXQT tem só a carinha de leve, os pcs antigos sofrem muito pra rodá-lo... R.I.P. Lubuntu...

flavvius
Автор

Lubuntu, ainda em sua versão com LXDE, em 2014, foi a primeira distro Linux que eu usei por um longo tempo, mais de 6 meses. Fico feliz de ver o projeto evoluindo, mas tenho a mesma impressão que você Dio, que o XFCE compete no mesmo nível. Particularmente, eu adoro colocar o Xubuntu em hardwares mais antigos e fraquinhos, pois ele simplesmente funciona! Só sei que essas distros foram as que me tornaram um usuário de Linux desde então.

roneissu
Автор

o lubuntu salvou meu notebook multilaser, recomendo pra quem tem notebooks multilaser e positivo

aloefabiosim
Автор

aqui o LibreOffice rodava bem instável no Lubuntu LXQt, não sei se já resolveram...
eu era muito fã mesmo do Lubuntu LXDE, extremamente simples e rápido.

marcos