Fifa e Ligas Europeias em guerra: por que o novo Mundial de Clubes gera tanto conflito político?

preview_player
Показать описание
A terça-feira (23/jul) marcou uma nova etapa da disputa nos bastidores do poder no futebol mundial. As Ligas Europeias e os atletas europeus (através da FifPro) entraram com uma ação formal contra o calendário da Fifa.
Em nota, questionam os interesses comerciais da maior entidade do futebol e apontam para conflitos de interesses na maneira como regulamenta e organiza competições.
A Fifa rapidamente respondeu e contra-atacou.
Mas o que está por trás de tudo isso? De forma bem resumida, o novo Mundial de Clubes, marcado para 2025. Por que?
O novo torneio é uma proposta bem interessante do ponto de vista técnico. Agrada como competição para qualquer um que goste de futebol pelo mundo. Mas, desde o anúncio de sua criação, há um evidente problema: o impacto no calendário e a sobrecarga de jogos cada vez mais presente também na Europa.
Marcado para junho e julho, pega exatamente o período de férias das ligas europeias. Algo que já acontece em anos de Copa do Mundo e Euro.
Mas vai além disso. Embora os discursos de defesa da saúde e bem-estar dos atletas sejam bonitos, a principal questão é a guerra por fatias de um bolo que gera muito dinheiro.
Afinal, o Mundial é uma criativa forma da Fifa aproveitar o produto Uefa. Não tem a Champions nas mãos, mas conseguirá atrair apelo global (e dinheiro) reunindo vários clubes importantes do continente. E aí entra o xadrez político de uma disputa que está longe do fim.

(0:00) A guerra política
(2:40) O novo Mundial de Clubes
(3:45) Calendário e prioridades
(8:10) O peso político do Mundial
(13:00) Bastidores quentes
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Faltou para a Fifa ter uma propaganda e organização tão chamativos quanto a Champions. Para quem gosta de futebol, acho que o torneio é bem legal, mas com noticias como essa, a impressão é que o torneio está muito desorganizado, pois quando se discute sobre calendário e premiação, que aparentam não estar definidos.

RafaelSullivanRodriguesFausto
Автор

tudo por causa do vil metal... como diz o adágio popular, "na briga do rochedo (clubes/uefa) com a maré (Fifa), que se estrepa são os caranguejos (Jogadores )..."

ufotap
Автор

É só os times mandar o sub 21 pra jogar, até eles voltarem no formato de antes.

josem.
Автор

Na prática todos os anos, tem alguma competição interferindo no calendário (como a extinta copa das confederações, ou mais recentemente os jogos asiáticos e jogos Pan-africanos).

2024 Olimpíadas
2025 Novo Mundial de Clubes
2026 Copa do mundo
2027 Pan americano

Pet_inusitado
Автор

Não importa o quanto você ame o seu trabalho.
Mesmo que ganhe um imenso salário.
Ninguém gosta de perder as suas férias.
Óbvio que os jogadores e a comissão técnica iam ficar putos da vida.

josuecurty
Автор

Na NFL os caras jogam metade do ano, em média umas 20 partidas e ainda assim movimentam bilhões. Já passou da hora do futebol entender que, com menos jogos, o nível e a importância de cada partida seria maior, compensando um pouco o número de jogos. Infelizmente vai no caminho contrário.

brunolouzada
Автор

Comentando pra dar engajamento, melhor comentarista do Brasil

brunomarques
Автор

A FIFA deveria fazer esse mundial de clubes só com 24 times

pedroicarochagas
Автор

Do ponto de vista dos clubes a competição tem de ser pelo menos tão vantajosa quanto algum do dinheiro feito nos torneios de pré época

danielbento
Автор

Eu já fiz um vídeo sobre aqui no canal. Na minha opinião vai acabar sobrando para os times mais fracos, assim como também para os torneios que geram menos dinheiro.

Acredito que seja tendência da gente ver as Supercopas e Copa da Liga Inglesa, por exemplo, não existindo mais. E a longo prazo acredito que a tendência seja a La Liga, Premier League e Campeonato Italiano diminuírem para 18 times, afinal, sejamos sinceros, pensando apenas na questão de calendário e grana, equipes como Leganes, Eibar, Frosinone, Salernitana, Sheffield United, etc, pouco acrescentam a essas ligas.

Outro ponto é a FIFA diminuir o número de datas fifa das seleções. De 10 para 8 datas.

Aqui no caso todo mundo estaria cedendo. As federações, as ligas e a FIFA. Teríamos de por volta de 8 a 14 datas livres. Dando mais tempo para a pré-temporada começar em agosto e a temporada só em setembro, por exemplo.

OBS: Lembrando que o auge do futebol italiano nos anos 80-90 era com 18 equipes. Então não vejo problema algum a Itália, Espanha e Inglaterra diminuírem suas ligas. Acredito que seria até melhor.

ofutebolrevoluciona
Автор

Faltou para a Fifa ter no mínimo, a organização e principalmente a propaganda da UEFA, com a Champions. Estar se discutindo premiação e calendário expressam certa desorganização; o evento não foi tão bem pensado nesses aspectos. Particularmente, acho muito legal esse torneio, mas acho que esse discurso de preocupação com a saude dos jogadores é justo, mas acho que tem tbm o não interesse dos clubes; pois se for interessante para eles, o calendário seria adaptável.

RafaelSullivanRodriguesFausto
Автор

Para conseguir fazer esse torneiro teria que diminuir o numero de jogos das ligas nacionais e continentais e as competições entre seleções para caber espaço no calendário. Esse mundial vai acabar com as férias dos jogadores.

flaviovitorio
Автор

pelo menos podemos afirmar que o Brasil foi pioneiro em alguma coisa

davimiranda
Автор

TUDO POR DINHEIRO!! Não pensam no bem estar do jogador.

Biano
Автор

Bom dia! Rafael este calendário é muito duvidoso porque é muitas competições este mundial clube neste é bom teste mas não dá para acredita.

dalcilopes
Автор

Na europa a pre epoca para a maioria dos clubes europeus começa na primeira semana de julho e vai ate agosto pois em agosto começam os campeonatos e a epoca acaba em meio ou final de maio, depois jogar o mundial de junho a julho os jogadores não tem ferias, nao fazem pre epoca e os clubes depois saem prejudicados pois os jogadores com muitos jogos nas pernas correm risco de terem lesoes gravissimas e duradoras ou ate terem colapsos em campo. Mas para a FIFA desde que de dinheiro o resto que se f...

zarunxo
Автор

Do jeito que falam parece que todos os clubes do mundo vão disputar o mundial. Serão alguns poucos. Quer saber o que é desgaste físico? Acordar 4h da manhã, pegar 2 horas de transporte até o trampo, trabalhar o dia todo em pé, almoçar30 minutos rápido e no final da tarde fazer o retorno pra casa com transito todo parado. Fazer isso 5 dias por semana o ano inteiro.

eudado
Автор

O formato novo é infinitamente melhor q o de 7 clubes. O problema é q pelo conflito de interesses e calendário, é capaz de virar uma competição entre julho-agosto e não junho-julho, q não impacta as férias, com 30, 35 ou mais jogadores na comissão, onde os europeus botam os brabos só nas fases finais e os primeiros jogos jogam com garotos, exatamente como a pré-temporada funciona hj

luthierycosta
Автор

A copa das confederações era uma ideia melhor. Havia um bom engajamento nela até 2005, quando a própria FIFA rebaixou ao nível de "treino pra copa".
Tinha duas vantagens: podia ser feita em qualquer país praticamente, e geralmente reunia 1 ou 2 grandes seleções, além de ser de tiro curto. Quanto ao baixo número de times, bastava duplicar o número de vagas, para 16:
2 por confederação (12)
1 país sede
1campeão mundial
1 primeiro do ranking da FIFA
1 atual campeão.

leon
Автор

Sem os europeus, o mundial dificilmente vai prestar.

thebrazilian