A reforma da previdência corta privilégio ou ataca os pobres?

preview_player
Показать описание


Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Para ajudar o entedimento do vídeo:
Introdução: 1:10
Panorama e justificativa: 2:04
Idade mínima de contribuição: 5:00
Cálculo dos benefícios: 11:47
Alíquotas: 21:23
Benefício da Previdência continuada/Trabalhadores Rurais: 25:40
Término: 28:35
Bom vídeo :)

MathWK
Автор

Tem que acabar todos os privilégios dos políticos, inclusive gasolina de graça pra esses bandidos!

rosarevoredo
Автор

Seria muito bom que o jornalismo se preocupasse mais em fazer análises desse tipo!

willamsmelo
Автор

Obrigado BBC Brasil, pela excelente explicação acerca desse tema tão polêmico e controverso que é a reforma da Previdência, Mariana explanando o tema sempre de forma isenta e imparcial e com extrema qualidade.

danielmuniz
Автор

Quero ver qual a empresa que vai contratar alguém que fique desempregado com 55, 60 ou 64 anos, visto que depois dos 40 anos o mercado de trabalho é cruel e preconceito.

MrASOTIEF
Автор

Mariana você é uma mulher incrível, obrigada por sempre ser tão clara e objetiva!!!

eufemizada
Автор

Seria interessante apresentar proposta para compensar o militar reformado: ganharia adicional caso fosse convocado em caso de guerra ou em emissões de paz. Caso contrário receberia aposentadoria pelo teto da Previdência como qualquer outro trabalhador.

albinoteixeira
Автор

Absurdo análises tão bem produzidas serem tão pouco valorizadas. Parabéns a Equipe da BBC News Brasil, trabalho incrível como sempre!

felipeleite
Автор

Defendem militar aposentar cedo (mesmo ficando maior parte do tempo sem fazer nada no quartel) e não estão nem ai pra professor ficar 40 anos em sala de aula.

janiocarlosnascimentosilva
Автор

O vídeo é muito bom e explicativo, mas a partir do minuto 5:20 ela diz que hoje temos uma população de idosos maior que a dos jovens e que são esses quem subsidia as aposentadorias, na verdade quem subsidia as aposentadorias é a população economicamente ativa, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho e não só o jovem e isso faz uma tremenda diferença na análise.

alexsandroqueiroz
Автор

Resumo: todo mundo no aperto e os militares rindo da nossa cara.
.
.
.
E nada de reforma tributária.

BeRag
Автор

Mariana, parabéns eu estava procurando uma boa explicação mais panorâmica sobra as reformas do previdência, você foi clara e objetiva.

djalmajustofilho
Автор

1º - É muito importante explicar a diferença entre servidor público civil que recebe pelo INSS e o servidor público civil que recebe pelo regime próprio (Fundo Próprio). Os servidores de regime próprio não influenciam na Previdência Social;
2º - Os cargos do Poder Judiciário e Legislativo são os principais responsáveis pela desigualdade social na distribuição de renda, ademais muitos não produzem nada (como o Bolsonaro que ficou por 27 anos e só produziu 2 Leis) ou produzem com péssima qualidade, como as péssimas Leis produzidas no Legislativo ou as decisões controversas do Poder Judiciário;
3º - Os militares sempre foram os maiores privilegiados, os cargos medianos recebem bem e possuem ótimos benefícios (médicos, por exemplo, entram como Tenentes recebendo 6-7 mil reais, sendo que podem trabalhar em outros lugares), muitos tem seus custos reduzidos pelo quartel e ainda tem a questão das filhas no antigo regime, que somam mais de 110 mil mulheres que mantêm o status de "solteira" para não perderem o benefício;
4º - A DRU (Desvinculação das Receitas da União) retiram 30% das receitas da Previdência Social;
5º - O Brasil permite o REFIS (refinanciamento de dívidas tributárias) e ISENÇÕES para empresas que poderiam recolher para o INSS em dia, mas que optam por não fazê-lo ou usam brechas legais para escapar do recolhimento;
6º - Grandes dívidas de empresas (mais de 500 bilhões), que infelizmente nunca serão arrecadados, porque muitas já faliram;
7º - DESEMPREGO: sem emprego = sem contribuição = sem arrecadação = menos dinheiro para manter a Previdência.


Vejam bem: O que ocorre no Brasil é uma transferência de renda de quem produz (bens ou serviços), que são os trabalhadores do setor privado e nessa conta também entram muitos servidores públicos civis, que prestam serviços essenciais à população e podem ou não influenciar no rombo da Previdência, para que a menor parte do Poder Executivo, a maior parte do Poder Legislativo, a maior parte do Poder Judiciário e a maior parte dos Militares continuem sendo privilegiados.


O Brasil precisa praticar as funções básicas da Administração com eficiência (Planejamento; Organização; Direção; e Controle), criar empregos, saber como incentivar as empresas sem deixar de arrecadar, cobrar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), extinguir a DRU (Desvinculação das Receitas da União) e cortar os privilégios dos Poderes Legislativo, Judiciário e Militares. Acredito que ao perceber a seriedade de nossa Administração as parcerias e os investimentos estrangeiros cresceriam muito.


Nosso país é imensamente rico: flora, fauna, minerais, água potável, terras férteis, litoral e quase sem desastres naturais.
Se não está funcionando é porque o problema está na má administração, na falta de ética, no enriquecimento ilícito e na sobreposição dos interesses particulares sobre os interesses públicos.

DanielSousaBP
Автор

A reforma do sistema de aposentadoria não leva em conta a administração desse dinheiro público, muito mal gerido desde o início. Muito dinheiro perdido, fraudes em fundos como o FGTS, GBOEX, fundos privados de previdência de Bancos e Cooperativas Rurais faliram e os recursos foram pra onde?!
Mudar regras ao longo do jogo é fazer injustiça aos que estão nele para beneficiar o dono da bola.
Os privilégios das castas da justiça e das forças militares além dos benefícios aos políticos continuam e até aumentam!!
O pessoal mais prejudicado nessa "reforma" é o mais necessitado e que mais trabalhou duro mas que não podia sempre contribuir com os quase 20% do salário (no caso, os autônomos) por causa da vida difícil que levou e nisso a falta de eficiência do governo tem um peso enorme! Enquanto falta saneamento básico, saúde pública, educação e segurança o mais pobre perde dinheiro de inúmeras maneiras. Doenças, comprar remédios, pagar exames e consultas particulares por causa da situação d não poder esperar o SUS, falta de creches, insuficientes moradias dignas à preço justo, assaltos frequentes dentro do percurso casa-trabalho, sistema de transporte público ruim, demorado e caro, etc... e ESTE grupo é o mais numeroso mas se "programava" com a aposentadoria por idade válido da época de sua juventude e menos contribuições. Como um motorista ou pedreiro vai trabalhar com + de 60 anos?? Como um pintor de paredes vai fazer isso nessa idade? Um vigilante! E por aí vai...
Tá tudo errado! Como falta dinheiro pro INSS ? Falta coisa nenhuma! Falta é carácter, honestidade! Nunca faltou e por isso sempre foi roubado! Além dessa contribuição o cidadão ainda tem todos os impostos embutidos no que compra e ainda por cima em de declarar IR com míseros 2, 8 mil mensais com tanta falta de infraestrutura básica e inflação alta!

nuncanascido
Автор

Eu trabalho em uma siderúrgica à 30 anos, em regime de turno, que é muito pesado. Será que vou conseguir trabalhar até 65 anos? Hoje tenho 49 anos.

elismarpinho
Автор

MUITO Obrigado por explicar a situação com imparcialidade!!!

emersonboone
Автор

Me parece que essa reforma também deixa de tocar em pontos fundamentais. Deveria proibir tanto futuras desonerações de folha, como a desvinculação de receitas de origem previdenciária. Deveria ainda proibir completamente qualquer tipo de refis de dívida previdenciária. Essas medidas ajudariam a evitar novos calotes. Atualmente há um crédito de 400 bilhões de reais por parte da previdência sobre maus pagadores, e metade desse valor é irrecuperável. Não dá pra falar em reformar o sistema só do lado do contribuinte individual, precisamos reformá-lo como um todo.

MephLeo
Автор

NÓS BRASILEIROS ESTAMOS É LASCADOS DE VERDE E AMARELO!!!

aureliopontes
Автор

Muito bom, é bom quando tem gente que entende do assunto falando.

clber
Автор

Um jornalismo de verdade. Viva gleen. Viva BBC.

jaderbarbosa