A VERDADEIRA ORIGEM do Número de Euler (NÃO é o logaritmo)

preview_player
Показать описание

O número de Euler e = 2,718281... é a base do logaritmo natural. Mas a origem desse número não foi o logaritmo. Ele só surgiu quase um século depois disso. Neste vídeo, vamos contar a verdadeira história do número e, como ele surgiu, quando foi relacionado com o logaritmo natural e por que ele possui uma relação íntima com o infinito.

Links para os vídeos da série sobre logaritmos:

Roteiro, apresentação e edição: Daniel Nunes
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estava felizao indo ver o vídeo mas minha mãe q está comigo no hospital disse não matemática vamos ver noticiário, péssimo mas ela tá dodói então vai ter q esperar o papo antagonista 😔

aldusdanielmonteiro
Автор

Cara como eu queria ter tempo e "energia" pra me dedicar só ao estudo da matemática como entusiasta mesmo.
Enfim... tirando a minha tristeza de lado eu amo essa matéria que, aliás, em minha concepção, é a mais nobre e necessária das ciências.

AndersonFieszt
Автор

Aproveitando o ensejo do tema (limite), seria legal abordar em um vídeo o Palimpsesto de Arquimedes, especialmente o "Método dos Teoremas Mecânicos", no qual o gênio de Siracusa emprega o método dos "infinitesimais", intimamente relacionado ao conceito de "limite".

Isso mostra como essas noções são mais intuitivas do que parecem.

lucasrinaldi
Автор

Nuossa Daniel... muito obrigado, como aluno de Cálculo 3, eu estou muito feliz por você ter feito esse vídeo e explicado sobre a origem do número de euler. Embora não tenha provado, algo que me interessava muito, você trouxe um vídeo que me intrigou bem mais do que outros exemplares. Seu trabalho é fenomenal, parabéns😊👐

yplayergames
Автор

Os vídeos, que sempre foram bons, ultimamente estão espetaculares. Parabéns pelo belo trabalho, Daniel!

juliopatti
Автор

Parabéns, isso que é ensinar Matemática. Mostrar a história, as necessidades, os contextos, as intuições, as conexões.... quem vai só pelo trio: axioma, teorema e prova... está tentando esconder o próprio caminho que usou para aprender, não é um bom professor

claudiocosta
Автор

Gosto muito de matematica, principalmente quando aplicada a finanças, vem daí, Ninha predileção pelo "e".
Parabéns!

politicandobrasil
Автор

Daniel faz um vídeo sobre a origem dos vetores e a sua história.

FranciscodelmoNunesdesou-bqti
Автор

Se todo o ensino de matemática fosse assim, seríamos uma nação muito mais forte em ciência e tecnologia. Parabéns!

jcscabral
Автор

Embora a capitalização contínua tenha sido útil para calcular "e", na prática a o que ocorre é a conversão de taxa (de anual para a mensal, por exemplo), já que os juros são compostos, por exemplo (1+J a.a)^(1/12)-1=J a.m
E no caso da capitalização continua só faltou incluir a taxa de juros: (1+J/N)^N

lukegnon
Автор

Por falar em Bernoulli, poderia fazer um vídeo sobre Cálculo Variacional em dois capítulos. Um sobre o Problema de Dido, e outro sobre o Problema da Braquistócrona.

Marco-tspl
Автор

Li certa vez num livro de Cálculo que havia um cidadão na Roma antiga que cobrava 100% ao ano e o autor completava: "Ele também era assassino".

fucandonamatematica
Автор

Cara, parabéns pelo conteúdo. Muito bom mesmo!

Felipe_Otto
Автор

Eu tenho procurado a resposta para o seguinte problema mas não consegui chegar a uma resposta vc é minha última esperança 😂 imagine um personagem capaz de correr uma distância finita em um infinitesimo de tempo qual seria a distância que ele percorria correndo por 1 segundo seria uma distância finita ou infinita?

Frieren_a_freira_defeituosa
Автор

O número e tem a história contada no livro " e a história de um número - Eli maor" livro ótimo e muito interessante.

allanapolinario
Автор

Isso! Eu tava esperando por esse video

MESTREDOFIMD
Автор

Sabe uma coisa que acho bem interessante para o qual eu uso logaritmo natural. Quando a gente fala de alguma porção ou parcela qualquer de algo muitas vezes arredonda a proporção como um valor fracionário com inteiros. Se a quantidade A é uma parte da quantidade B ela vai se encaixar na condição ln(N) <= ln(B/A) ou ln(B)-ln(A) <= ln(N+1) onde n é natural. E o valor que for mais próximo de ln(B/A) diz o inteiro que vai para o denominador.

TheLukeLsd
Автор

Para quem tiver interesse, tem um livro chamado E: A história de um número que fala sobre o número de Euler, gostei bastante da leitura, tem até umas demonstrações no livro também. Ótimo vídeo 😊

ftntvoi
Автор

No seu curso ensina a resolver todos os tipos de inteterminações de limites, ensina como resolver exercícios de derivadas e integrais?

cowboyforadalei
Автор

9:16 Euler foi o matemático mais prolixo ou mais prolífico da história? Eis a questão hahahaha

whozz