GenZ vs. Computadores: Nascidos na era da Internet, mas Analfabetos Digitais?

preview_player
Показать описание
✅ Compre os carregadores Nexode da Ugreen:

A Geração Z ou "GenZ", que corresponde a pessoas nascidas entre 1995 e 2010 mais ou menos, será cerca de 27% da força de trabalho mundial até 2025, porém, estudos indicam que uma parcela consideração dessa geração tem dificuldades com tecnologias utilizadas em ambientes de trabalho, como escritórios. Algo que soa contraditório, afinal, é uma geração que cresceu em meio a smartphones e a internet, como é possível que essas pessoas não consigam usar computadores, impressoras ou simplesmente enviar e-mails e agendar reuniões?

Neste vídeo documental, vamos explorar o assunto através de diversas pesquisas realizadas por empresas como Dell e HP, além de trazer as perpectiva de professores, jornais, alunos e trabalhadores sobre os desafios que essa geração enfrenta. Qual será a solução do problema?

🥇 Agradecimento a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO", por nos ajudarem a continuar criando conteúdo. Essas pessoas incríveis já nos ajudaram sendo membros nessa categoria neste mês:

‣ Fernando Furtado

📎 Fontes e Links:
‣ Perspectivas da GenZ pela Dell:
‣ Outras referências para discussões sobre o assunto:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#GenZ #computadores #tecnologia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quem já ouviu um jovem dizendo "é verdade sim, eu vi no TikTok" sabe o quanto isso é desesperador.

nando-paulino
Автор

Eu já perdi a conta de quantas vezes um cliente me liga falando:
- Aqui está dizendo que não da pra imprimir pq a tinta está acabando? O que isso significa?
Eu:
- Significa que não da pra imprimir, a tinta está acabando.
20 minutos depois após a pessoa liga e diz:
- Cara, era isso mesmo! Muito obrigado, vi de colocar tinta aqui e resolveu!

E se você trabalha com T.I sabe o quanto eu não estou brincando...

see-sharp
Автор

Obrigado Gen Z por facilitar o começo da minha carreira de TI depois dos 30.

sherman
Автор

Eu tenho 22 e entrei em choque quando descobri que meu namorado que tem 25 n sabia usar direito o explorador de arquivos do Windows, fui tentar ensinar ele a usar um emulador de Xbox 360, e algo que demoraria uns 10 min, demorou 1 hora a 1 hora e meia, pq ele tinha dificuldade de se achar nas pastas e se perdia na hora de extrair arquivos .rar, foi agonizante ver ele arrastando uma pasta pra dentro da outra com cuidado parecendo que estava desarmando uma bomba kkk

sophyxia_arts
Автор

Trabalho em um hospital, incrivel ver como tem médicos, psicólogos, nutricionistas que não sabem fazer uma chamada de video pelo computador.

fabriciocanal
Автор

O que eu percebo é que muitas pessoas pesquisam na internet sobre um assunto específico, leem apenas algumas linhas sobre o tema e acham que entenderam.

nao_sim-ktrc
Автор

A grande diferença da Y para Z, é que a Y acompanhou o avanço da tecnologia se atualizando juntamente com os recursos, a Z já pegou níveis de abstração muito maior, o que para o usuário que só precisa utilizar a ferramenta é ótimo, mas não faz idéia do que acontece por baixo do capô.

gapormann
Автор

GenZ aqui falando. Acho que o problema vem muito disso msm, do uso massivo de celulares e da falta de acesso a um computador, seja por falta de recursos financeiros ou necessidade mesmo. Pegando meu grupo de amigos por exemplo, nós quase todos tivemos computadores na infância, naquele boom do meio dos anos 2000. Aprendemos a baixar jogos, filmes, séries, músicas e operar alguns aplicativos de escritório pq era isso que tinha pra fazer. Não tinham dezenas de serviços de streaming pra facilitar a nossa vida, comprar um jogo na Steam era fora de cogitação então, isso se ele rodasse nas nossas máquinas. Baixavamos pirata e tinhamos que aprender a crackear, legendar, corrigir erros de DLL.
Quem é da nossa idade e não teve acesso a isso realmente não sabe pq não teve como aprender e/ou foi ter acesso a tecnologia quando chegaram os smartphones.
Os sistemas fechados dos smartphones e as facilidades que apresentam pra gente torna dispensável ter esse conhecimento, com aspas no dispensável.
Enfim, gostei do ponto trazido sobre os labs de informática das escolas. Aqui no Rio, as que tem são realmente elefantes brancos. Não tem aula pra ensinar a usar aquilo, e tem muita gente que não tem acesso que poderia estar se beneficiando de aulas de informática básica.

caioalves
Автор

Sou estudante de Computação e participei de um projeto pra ensinar programação em Python para estudantes do ensino médio nas escolas. E eu me surpreendi que eles são feras pra usar um celular, mas coisas simples como criação de pastas e subpastas no PC eles n conseguiam assimilar. Mesmo explicando como se fosse uma pasta da vida real, alguns n entendiam. Digitar um link, baixar uma imagem, até mesmo usar o mouse. É algo pra parar e refletir mesmo.

higorslva
Автор

Analfabetos digitais é a última coisa que eu pensaria que seria a nossa geração.

arthurSemP
Автор

Descobri esses dias que muitos jovens abandonaram o uso do google e pesquisam apenas pelo TikTok. Isso é preocupante

Fstargr
Автор

Fico feliz em saber que msm com 14 anos eu sei bem usar o computador. Comecei a estudar programação com 13 anos, com python (mas só sei um tiquin de nada). Já com 14 comecei a estudar JS e consequentemente HTML e CSS (com o Gustavo Guanabara). Dps que eu consertei meu notebook, instalei Linux nele, e meu amigo, eu AMO o terminal aprendi até a usar o Neovim por causa dele, inclusive tenho minha configuração salva em um pendrive. Sendo da geração Z, admito, para muitos a internet serve apenas para um meio de entretenimento/diversão, inclusive eu era assim. Mas graças a Deus abri o olho para vida logo cedo. Quero ser um programador bem sucedido, orgulhar meu país e quem sabe morar em outro
Enfim, se vc aí é mais novo como eu, cara, estuda pra ser alguém na vida, no final da caminhada vai valer a pena

Boa sorte a todos!

williamcom_m
Автор

Se a Geração Z tá tendo problemas com impresora, dll, formatos de arquivos, imagina usando Linux e o teminal, resolvendo problemas de dependências e etc 😂

leandrovirtue
Автор

No meu trabalho, todos os dias penso que não vou me suspender e sempre sou surpreendido, como as pessoas não conseguem ler o óbvio e, muitas vezes, a resposta está estampada na tela. Obrigado pelo Instagram, Whatsapp, Facebook, Tiktok e Kwai por deixar as pessoas analfabetas digitalmente.

almirallison
Автор

Sou da genz nascido em 2000. Meu primeiro diploma foi em 2011 (montagem e manutenção de hardware e redes).
Falo com tranquilidade que a maioria dos meus amigos não sabem absolutamente o básico de partição, tipos de arquivo, entre outras habilidades. Mas para diversão são experts

mauricionkxtkd
Автор

é igual o Leon falou, essa geração tá tão acostumada em somente consumir conteúdo que quando chega na hora de produzir algo fica totalmente perdido

alantchunay
Автор

Esses dias eu vi um vídeo de uma garota aqui no YT que conseguiu comprar seu primeiro macbook, ela teve uma ligeira procura de como ligar e quando abriu o sistema para ela começar a configuração do OSX, ela tentou "clicar"tocando na tela, e responde no vídeo "ãh, não é touch" (risos). Explica muito essa geração!

dbertolii
Автор

Como proletário digital e especialista em tecnologias educacionais, parabenizo pelo video e qualidade com que o assunto foi abordado. Não temsido comum encontrar trabalhos assim fora da bolha acadêmica. PARABÉNS!!!

itamaralvesrodrigues
Автор

No final com o professor falando sobre introdução de computação no ensino básico e eu só consigo pensar que a gente falava a mesma coisa na minha infância (anos 80/90) e que me faz perceber que ainda não mudou.

Mais de 30 anos e ainda não praticam isso... Que desespero... D:

tiofaso
Автор

Eu fui instrutor da SOS Computadores, Microlins e BitBrasil (sou de 1980). E os alunos digamos mais "difíceis" de compreensão eram os de mais idade. Talvez hoje deveríamos ressuscitar as escolas de informática, pois como Dio fala no vídeo, o celular como referencial de computador e tecnologia é terrível!

dbertolii