Delirium no idoso: Dr. Marcos Galan Morillo

preview_player
Показать описание
Confira todos os detalhes do tema no vídeo.
#drmarcosgalan #institutoamato

**** Transcrição:

Eu sou o Dr. Marcos Galan Morillo, médico do Instituto Amato, especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O tema que eu vou falar hoje é o Delirium, também conhecido como quadro confusional agudo. É uma situação clínica extremamente relevante, cuja prevalência na população idosa é bem alta.

Por que falar desse tema? Porque as taxas de mortalidade no Delirium se aproximam das taxas de mortalidade do infarto agudo do miocárdio e da septicemia, também conhecida como infecção generalizada.

No quadro confusional agudo, o idoso apresenta alterações de comportamento como desatenção, sonolência, agitação, agressividade, sempre com início agudo, ou seja, os sintomas surgiram há horas ou dias. Isso diferencia essa situação da também conhecida como demência, a mais prevalente é a demência do tipo Alzheimer, na qual os sintomas comportamentais surgem em semanas ou meses. Então, a importância de se reconhecer o quadro confusional agudo é porque o diagnóstico e o tratamento precoce vão fazer muita diferença em talvez diminuir a mortalidade dessa situação grave.

Por trás do quadro confusional agudo, o Delirium, existe sempre o fator precipitante e esse fator precipitante em geral é uma doença clínica subjacente. As mais comuns nos idosos são as infecções, principalmente infecção urinária e pneumonia; a desidratação, decorrente de um quadro diarreico ou de vômitos ou pela baixa ingesta de água; os distúrbios eletrolíticos, principalmente do sódio e do cálcio; as hipóxias, que é a baixa oxigenação cerebral; as doenças cardiovasculares também, o infarto agudo do miocárdio ou o tromboembolismo pulmonar e a causa principal na população idosa é o uso inapropriado de medicamentos, sejam medicamentos prescritos por médicos ou aqueles medicamentos de automedicação, comprados em balcão de farmácia.

Então, o que é importante o familiar do paciente idoso saber? Que diante de uma situação em que o nosso familiar, o paciente idoso apresenta uma mudança súbita de comportamento, esta situação deve ser prontamente avaliada por um especialista, para que o diagnóstico e o tratamento correto sejam instituídos prontamente. #drmarcosgalan #delirium #idoso

Era isso o que eu tinha para falar. Para mais informações, acesse o nosso site e nos acompanhe nas redes sociais. --
Assine nosso canal agora!

-~-~~-~~~-~~-~-
Veja também: "Escleroterapia com sedação Annox"
-~-~~-~~~-~~-~-
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns doutor pela explicação, da próxima coloca a música baixa ou tira ela, muito alta.

taniamarapires
Автор

Meu pai tem alzheimer, 72 anos. Dia 3 de janeiro fez uma cirurgia de colocação de prótese no fêmur, pois o fêmur quebrou. Teve delirium e, quando parecia estar melhorando, teve uma hemorragia em razão do anticoagulante. Voltou para o cti. Tomou 9 bolsas de sangue. Foi para o quarto há 3 dias e o delirium persiste. O alzheimer era moderado e tomava medicamento para tentar conter o avanço, mas acho q agora está mais grave, o quadro neurológico em geral, em comparação ao momento anterior à quebra do fêmur. Talvez seja um pouco de delirium ainda... espero que seja transitório esse quadro e q ele consiga voltar ao quadro anterior de alzheimer moderado qdo voltar pra casa 🙏

marloscunha
Автор

Muito boa as observações, pois tenho uma idosa em casa que tá nesse quadro de delirium, obrigada pela ajuda

cilgds
Автор

Boa noite!
Minha mãe está tomando muita medicação.
Predisin, tixex, Dorflex,

felicioradson
Автор

PORQUE O DOUTOR NÃO CONSULTA ATRAVÉS DE UMA CHAMADA DE VÍDEO???

BRTVNEWS
Автор

E acontece que em algumas situações ela mistura não propositalmente com bebida alcoólica.

felicioradson
Автор

Vídeo excelente. Parabéns e Mt Obrigada pelas informações prestadas. Meu pai (85 anos) começou a tomar Menelat (15mg, mas começou com meio comprimido). Em menos de 48h passou a apresentar uma confusão mental (enorme...assustadora). Após 7 dias, este medicamente foi retirado pela Dra q o atende. Desde então, não está tomando nenhum outro antidepressivo. Fazem 2 semanas q está sem o medicamente, mas ainda apresenta um quadro de confusão mental, mesclado com momentos de lucidez. Estou bem preocupada até pq ele praticamente nunca tomou antidepressivo durante sua vida. Dr, se puderes responder por qt tempo, esta ''confusão'' permanecerá, ficarei grata. Obrigada!

agstudioangelgarcia
Автор

E as vezes mistura todos eles alegando que as dores não passam.

felicioradson
Автор

Isso pode causar algum tipo de delírio ao ponto de achar que alguém estava com ela na cama.
Uma vez que ela dorme só.
E derrepente acordar assustada meio desorientada dizer que tinha alguém em sua cama.

felicioradson
Автор

Boa noite, como entrar em contato com o Dr. e qual cidade o Sr. consulta?

rocelia
Автор

Dr minha mae 72 anos e a noite ela acoda fala qje nao ta em casa fica delirando e depois volta que pode ser

adrianazanettoni
Автор

O meu pai está exatamente assim, ficou 17 dias internado por causa da Covid, edema pulmonar e infecção de urinária, hipocalemia e hiponatremia. Não dorme a noite, está confuso e as vezes desorientado, estamos sem saber o que fazer, pois o medicamento (Respirdona) que o psiquiatra receitou não está resolvendo nada.😢

taniaferreira
Автор

Minha mãe já internada tratando de hiponatremia começou com esse quadro, tem cura ? É reversível ?

marciaalmeida
Автор

Para ser direto alguém acariciando ela.

felicioradson
Автор

Só Covid que não pode ter tratamento precoce.

candida
join shbcf.ru