O papel do PSICÓLOGO CLÍNICO

preview_player
Показать описание
O papel do PSICÓLOGO CLÍNICO

Olá pessoal nesse vídeo falo um pouco da minha experiência no consultório como psicólogo clínico.

Psicólogo Clínico não bate papo: faz entrevista e coordena um processo terapêutico baseado em uma abordagem psicológica. Psicólogo Clínico ajuda as pessoas: Sim! A fazerem suas próprias escolhas e a se responsabilizar por estas escolhas e a compreender o seu comportamento, sentimentos e maneira de pensar. A partir desta perspectiva a pessoa poderá mudar sua maneira de interpretar os eventos e em contrapartida mudará sentimentos e sua maneira de agir em algumas situações.

Psicólogo é um amigo? Não! É um profissional contratado e remunerado para ajudar você a compreender e lidar com suas questões emocionais, comportamentais e cognitivas. Psicólogo dá respostas ou resolve problemas? Não! Ajuda a pessoa a encontrar as suas respostas ou a conviver com a falta destas. E trabalha com resolução de problemas em que o cliente buscará resolver suas questões por meio da aprendizagem e treinamento.

A primeira coisa que um psicólogo faz quando procurado no consultório é uma investigação minuciosa (entrevista, aplicação de instrumentos e outros recursos científicos que julgar necessários) sobre a pessoa que o procura: história de vida, infância, adolescência, vida adulta, relacionamentos diversos, pontos fortes, dificuldades, saúde física e mental, entre outros aspectos.

Paralelamente, o profissional exercita a empatia e uma escuta diferenciada (uma audição atenta e focada) em que irá destacar os principais pontos da história da pessoa e suas questões atuais para avaliar, compreender e desenvolver um plano de acompanhamento personalizado. Isso mesmo! Cada pessoa tem uma história e traz demandas diferenciadas. Portanto, nenhuma psicoterapia será igual ou terá o mesmo desenvolvimento, pois cada pessoa é singular em seu sofrimento, suas questões ou maneira de pensar etc.

O atendimento é diferente em cada caso, pois o psicólogo vai priorizar as questões daquela pessoa para ajudá-la a desenvolver (fortalecer) suas potencialidades, aprender novas habilidades e dar outro sentido às suas experiências.
Neste conjunto há uma série de propostas terapêuticas: técnicas adequadas àquela situação específica, estratégias cognitivas, instrumentos ou testes psicológicos, inventários, investigação e compreensão sobre crenças e comportamentos e como isso afeta os sentimentos, entre outros meios. Tudo isso amparado por estudos científicos, leituras de vários materiais da psicologia, supervisão de casos, terapia pessoal do psicólogo, congressos e cursos de atualização. O profissional se cerca de muitas possibilidades para melhor atender, compreender e auxiliar a pessoa em seu momento de vida.

Vídeo produzido pelo psicólogo Leonardo Teixeira CRP 08-26639.

INSCREVA-SE AQUI-

O papel do PSICÓLOGO CLÍNICO
Рекомендации по теме