Relação entre infarto e esteroides

preview_player
Показать описание
Sim, é uma realidade o impacto do uso de esteroides em doses suprafisiológicas e de forma crônica sobre a saúde cardiovascular. Especialmente quando usado de forma recreativa, sem supervisão médica e originário do mercado paralelo, é indiscutível que os esteroides aumentam significativamente o risco de eventos cardiovasculares, incluindo o temido infarto.

👉🏼 Entretanto, é vital lembrar que o infarto ocorre em um contexto multifatorial. Embora o uso de hormônios aumente o risco cardiovascular, outras ações podem agravar ainda mais esse risco. Hábitos como uma alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, uso de álcool, tabaco, outras drogas e estimulantes, além do uso concomitante de esteroides e diuréticos, são fatores de risco importantes.

📚 Nutt D, King LA, Saulsbury W. em seu estudo “Development of a rational scale to assess the harm of drugs of potential misuse” (Lancet 2007) e O’Dowd A. em “Tobacco and alcohol should be classed as dangerous drugs” (BMJ. 2006), reforçam essa ideia, mostrando que substâncias como tabaco e álcool podem aumentar o risco cardiovascular em conjunto com o uso de esteroides.

Minhas redes sociais:

Todos os dias conteúdos especiais para você, colega médico, que deseja evoluir no tratamento do paciente usuário de EAA, vivendo exclusivamente de atendimentos particulares 🚀

🚨 Note que este NÃO é um post apológico e está TOTALMENTE de acordo com a RESOLUÇÃO CFM No 2.333, DE 30 DE MARÇO DE 2023. Este é um post orientador do quão importante é o conhecimento do médico em relação às reais indicações e contraindicações da prescrição e remanejo dos efeitos adversos do uso de EAA (Dr Jorge Yamamoto - CRMMG 77128)

De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.

---------------------------------------------------------------------
#drjorgeyamamoto #testosterona #infarto
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sem abusos...vamos na "linha do meio". Vcs podem ver que sempre os especialistas falam de abusos.

fredericomatheus