Making of 1 - Sherazade, rainha do Saara

preview_player
Показать описание
"Sherazade, rainha do Saara"

Com texto de Suzana Abranches e direção de Isaac Bernat, a peça infantil "Sherazade, rainha do Saara" é um espetáculo infanto-juvenil.

No elenco, Suzana Abranches, Gustavo Ottoni e Renato Valença se multiplicam em vários personagens, para contar e viver histórias que atravessam épocas e lugares diferentes.

O ponto de partida é o quarto de um menino de oito anos, Nassim. A senha é "Mãe, não consigo dormir. Conta uma história?" Ao que a mãe responde: "Toda noite é a mesma história, ou melhor, cada noite é uma história diferente." A partir daí a família irá vivenciar as mais incríveis e mirabolantes tramas. Uma família que se diverte unida, composta por Nassim, sua mãe Sherazade (muçulmana, revendedora de artigos do Saara - centro de comércio popular do Rio e Janeiro) e seu pai Samuel (médico judeu).

"Escrevi a primeira versão desse texto em 2004 para encenar com meu filho, Daniel, e com Gustavo Ottoni, meu marido na época. O que me encanta na Sherazade é a sua atitude. Uma jovem persa que não se intimida diante de uma condenação e usa a palavra e a imaginação como armas para revertê-la. E escolhi o Saara por ser um ícone carioca da convivência amigável entre povos do Oriente.", explica a autora Suzana Abranches.

A peça segue a linha narrativa das "Mil e uma Noites", na qual uma trama desemboca em outra. Temos o cotidiano da família contemporânea; a história da Sherazade persa; e a fábula de Amir e Omar, gêmeos, separados ao nascer, sendo Amir criado como judeu, e Omar, como muçulmano. O encontro dos dois proporcionará uma reflexão sobre as similaridades na cultura e no vocabulário dos dois povos semitas. "É pacifista mesmo!" diz Suzana.

"Sherazade, rainha do Saara" busca a simplicidade do jogo teatral e estimula a criatividade do público, que interage com os atores em diversos momentos, mostrando que precisamos de muito pouco para obtermos um encontro verdadeiro e divertido com o outro.", relata o diretor da peça, Isaac Bernat.

Desta forma, o quarto de Nassim é realmente um ponto de partida, onde tudo pode ser transformado. Um espanador pode ser uma espada e um lençol comprado no Saara pode ser um tapete mágico que nos leva ao deserto do Saara.

O espetáculo é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do FATE (Fundo de Apoio ao Teatro), e conta com uma equipe de profissionais agraciada com os mais importantes prêmios do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Sherazade, rainha do Saara
Duração -- 60 min

FICHA TÉCNICA

Texto
SUZANA ABRANCHES
Direção
ISAAC BERNAT
Elenco
SUZANA ABRANCHES
GUSTAVO OTTONI
RENATO VALENÇA
Cenário
DORIS ROLLEMBERG
Costureira de cenário
IONE RIBEIRO
Diretor de Palco e camareiro
MARCELO GOMES
Figurino
MARCELO MARQUES
Costureira
CRIS DUTRA
Direção musical
CHARLES KAHN
Assistente de direção musical
TAUÃ DE LORENA
Direção de movimento
MARCELLE SAMPAIO
Estagiário de direção de movimento
RODRIGO MAIA
Iluminação
AURÉLIO DE SIMONI
Programação visual
RAQUEL ALVARENGA
Vídeo
VIAGEM À LUA PRODUÇÕES (KIRK RUSSO)
Ilustrador
BRUNO DANTE
Web
GUILLERMO LUIS
Foto
CLÁUDIA RIBEIRO
Assessoria de imprensa
LEAD COMUNICAÇÃO (FLÁVIA TENÓRIO, RAFAELA PASSOS e CARINA REBECK)
Mídias Sociais
ALAINA PAISAN
Realização
SUZANA ABRANCHES (Mazal)
ADAM GRZYBOWSKI (Memória Viva)
Assitente de produção
LUIZA MALDONADO
Produção
JOÃO RIBEIRO

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

minha Emília Suzana abranches
sucesso no seu novo papel ❤❤

dandanniel