5º Seminário Água e Saúde: Químicos na água e desafios técnicos - DIA 2

preview_player
Показать описание
Realização: ABES Seção Rio Grande do Sul, CEVS-RS e Emater-RS
Apoio Institucional: Corsan

O objetivo do evento, que traz co mo tema central Químicos na água e desafios técnicos, é promover o diálogo técnico sobre os desafios da garantia da segurança da água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais.

A realização é voltada para profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de saúde, saneamento e ambiente e extensionistas rurais.

2º dia – Contaminantes químicos no campo e a saúde ambiental

Moderador: Gabriel Ludwig Katz, Coordenador Estadual das áreas de Saneamento Básico e Geoprocessamento na Gerência Técnica do Escritório Central da Emater/RS-Ascar

Palestrante

Cassiana C. Montagner, Professora do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Debatedores:

Prof. Dr. Renata de Oliveira Pereira, Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Marcio D’Avila Vargas, Analista Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM-RS

Gervásio Paulus, Extensionista Rural da Emater-RS, Escritório Central

Sober os participantes

Gabriel Ludwig Katz - Extensionista Rural de Nível Superior Social, Geógrafo, Especialista em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, Coordenador Estadual do grupo dos representantes da Emater/RS-Ascar nos Comitês de bacias do RS, Coordenador Estadual das áreas de Saneamento Básico e Geoprocessamento na Gerência Técnica do Escritório Central da Emater/RS-Ascar.

Cassiana C. Montagner - Professora e pesquisadora do Departamento de Química Analítica do IQ-UNICAMP e coordenadora do Laboratório de Química Ambiental. É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Foi Diretora da Divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química (biênio 2018-2020). É Pesquisadora Associada do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Possui Bacharelado em Química, Mestrado em Química Analítica e Doutorado em Ciências (2011) pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutorado em Ecotoxicologia Aquática pela FT-UNICAMP (2012-2014) e em Tecnologias para Reuso de Água e formação de DBPs pela Universidade da Carolina do Sul nos EUA (2017).

Prof. Dr. Renata de Oliveira Pereira - Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFJF (PEC/UFJF). Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, tratamento de água, microcontaminantes ambientais e desreguladores endócrinos.

Marcio D’Avila Vargas - Químico Industrial pela UFRGS, com mestrado em Química na área de concentração Polímeros, também pela UFRGS; Atuou como pesquisador na indústria petroquímica por mais de 10 anos; ingressou na FEPAM em 2011 e atualmente é coordenador da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Rio Grande do Sul e chefe da Divisão de Monitoramento Ambiental da FEPAM. Atua no acompanhamento e avaliação dos dados da Rede Básica de monitoramento da qualidade da água superficial do Rio Grande do Sul, coordena o zoneamento ambiental do Lago Guaíba para atividade de mineração de areia e integra as Câmaras Técnicas de Controle e Qualidade Ambiental e do Fundo Estadual do Meio Ambiente do CONSEMA.

Gervásio Paulus - Engenheiro Agrônomo, Mestrado em Agroecossistemas, trabalha na Emater-RS desde 1990, tendo sido Diretor Técnico da instituição no período de 2011 a 2014; atualmente trabalha no Escritório Central da Emater, na coordenação das áreas de Olericultura, Plantas Bioativas e Agroecologia.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Cassiana C. Montagner boa tarde. É possível disponibilizar o material apresentado?

cmaiores
Автор

Muito obrigada pela atenção e oportunidades. Assuntos relevantes no ponto de vista de saúde Pública e Ambiental. Bem como perda na polinização de algumas fruteiras, já que as abelhas tem um papel fundamental nos ecossistemas como polinizadoras.

angelicacintra