6 maiores BURRICES da Classe Média Alta!

preview_player
Показать описание

Muita gente sonha em ficar rico e ascender de classe social. Mas, mesmo para quem já atingiu uma condição melhor, existem algumas armadilhas que podem comprometer sua saúde financeira. Pensando nisso, resolvi listar as 6 maiores burrices da classe média alta. E o que você pode fazer para não perder dinheiro.

Antes, porém, é preciso entender quanto ganha uma pessoa que integra a chamada classe média alta. E os números divergem muito.

Quanto ganha a classe média alta?
De acordo com o IBGE, se enquadram na Classe B as famílias com renda entre 10 e 20 salários mínimos. Já para o Instituto Locomotiva, a classe média alta engloba todas as famílias que tenham renda per capita (por indivíduo) acima de R$ 3.755,77 por mês.

Logo, para sermos mais realistas, vamos usar este número como base e conhecer as 6 burrices da classe média alta:

1. Gastar mais que deveria com os filhos
O primeiro grande erro da classe média é o de criar os filhos com proteção extrema e gastando um valor muito além da condição financeira da família. E isso acontece, com frequência, porque essas famílias têm acesso a algumas comodidades dos “ricos”. Um bom exemplo é a escola particular.

Lá, o filho acaba tendo contato com colegas mais ricos. E, como consequência, sente a necessidade de ter as mesmas coisas que os ricos têm. Para não cair nessa cilada, você deve ser realista e explicar, pro seu filho, que certas coisas simplesmente não dá pra comprar.

2. Pagar por serviços que poderia fazer sozinho
Outra burrice da classe média alta é gastar uma “fortuna” com pequenos serviços que a pessoa poderia, tranquilamente, fazer sozinha. Lavar as roupas, fazer comida, cortar a grama, dirigir o carro, brincar com o filho, passear com o cachorro e por aí vai.

Muita gente até tem um salário bom, mas chega a gastar mais de 30% de tudo que ganha pagando terceiros para fazer trabalhos triviais. Faça você mesmo e valorize o seu dinheiro.

3. Gastar dinheiro por status social
Muita gente gasta um dinheiro que não tem, apenas para parecer mais rico do que, de fato, é. É o tipo de gente que paga R$ 1,4 mil numa academia só pra fazer stories com gente famosa.

O mesmo acontece com o restaurante que você frequenta, o carro que você usa e a casa onde você mora. No fim das contas, esse tipo de “luxo” não leva ninguém a lugar algum. Pelo contrário: chega a ser deprimente e só serve pra te empobrecer.

4. Cair em golpes e pirâmides financeiras
É só você começar a ganhar mais dinheiro que passam a surgir, a todo momento, propostas de negócios mirabolantes para ganhar ainda mais dinheiro. É nessas horas que a classe média perde a razão e acaba caindo em todo tipo de golpe.

Não por acaso, são tão comuns as notícias de gente que perde dezenas e até centenas de milhares de reais em pirâmides financeiras. Por isso, quando a proposta chegar, não seja burro. Diga não!

5. Se endividar por ter acesso ao crédito
Todo mundo que passa a ter uma renda melhor e está com o nome limpo se torna uma possível presa de bancos e financeiras. Com tanta oferta de crédito, muita gente acaba se atolando em empréstimos e financiamentos.

Isso acontece, principalmente, com os servidores públicos devido às facilidades dos consignados. Mas, o fim pode ser trágico! Por isso, pense dez vezes antes de sair contraindo dívidas monstruosas e virar refém dos juros abusivos. Sua noite de sono vale muito mais.

6. Misturar dinheiro da família com dinheiro pessoal
Por fim, uma burrice comum à classe média alta é fazer confusão entre o dinheiro pessoal e o dinheiro da família. É preciso separar bem as coisas para que você não perca, ao mesmo tempo, o dinheiro e a paz entre os familiares.

Cuide bem do seu dinheiro
No fim das contas, há várias formas de se blindar das armadilhas financeiras da classe média alta. Não importa se você é funcionário, empresário, servidor público, herdeiro… o que importa é tratar bem o seu dinheiro e, claro, investir TODOS os meses e do jeito certo.

E você, já caiu em alguma dessas ciladas? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está remando no rumo certo 🐟🐟🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena

Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:

00:00 Quanto ganha a classe média alta no Brasil?
06:09 Criar os filhos gastando mais do que deveria
09:32 Pagar por serviços que você pode fazer
11:55 Gastar dinheiro pra manter status social
15:09 Não caia em golpes e pirâmides
17:38 Se endividar por ter acesso ao crédito
19:08 Misturar dinheiro da familia com dinheiro pessoal
20:09 Aprenda a investir na Bolsa de Valores
21:43 Voce pergunta e eu respondo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Me separei, aluguei outra casa, não tenho fogão e nem geladeira, tô lavando roupa na mão e tô feliz da vida. Sensação de libertação de uma companheira que não produzia nada e só consumia do que eu produzia... demorei 3 anos pra me dar conta que eu estava vivendo com um parasita... sempre gastando mais dinheiro do que ganhava e sempre deixando o excedente pra mim no meu cartão de crédito. Cansei. Fui embora, deixei tudo, dentro de casa e assumi algumas dívidas pra não ter dor de cabeça e cortar relação de vez. Daqui há quatro meses eu zeros essas dívidas e começo os meus aportes mensais... eu sei que eu tenho potencial pra isso e vou conseguir aportar uma boa grana por mês.

Libertem-se das pessoas que não te deixam evoluir na vida, tanto no pessoal quanto no profissional.

maxkiko
Автор

Eu sou um desses que fui criado como pobre e descobri que não era tão pobre assim, agradeço muito aos meus pais por terem me dado essa criação

guilhermemartins
Автор

A minha vó costumava falar "Quem quer ser rico sem poder fica pobre sem querer"

BatoceraPLUS
Автор

Esse vídeo simplesmente deveria virar uma palestra de educação familiar para a maioria das famílias desse país. Compartilhei com todos meus familiares, principalmente os irmãos sem noção e os sobrinhos gastadores. Um verdadeiro choque de realidade.

peposrodrigues
Автор

Já cometi muito desses erros vivendo um padrão que não era pra felizmente escontrei a solução para esse problema.
Me divorciei.

Blk_Wolf
Автор

“Daqui a pouco você vai pagar alguém pra transar com o seu marido/mulher” foi a melhor!

SuperRodrigoadv
Автор

Um dos problemas do cidadão classe média é que ele está a alguns milhares de reais de ser pobre e a muitos milhões de ser rico. Então, o medo de ser pobre o faz se aferrar a ideias comportamentos de manutenção de aparências

dimartealves
Автор

Eu fui essa criança que circulava em ambientes de pessoas com + dinheiro que eu, estudava numa escola de gente rica não sendo rica (sendo classe média).
E acho que foi uma ótima escolha dos meus pais!
Eles nunca me esconderam a nossa realidade, me davam o que dava pra ter e o que não dava eles me explicavam que não dava e pronto. Mas eu tive acesso a professores ótimos, passei numa excelente universidade pra estudar na carreira que eu queria de primeira, nunca tive dificuldade de achar emprego pq a universidade em que eu estudei é bem conceituada e me deu uma rede ampla de contatos…enfim, eu soube aproveitar a educação e as oportunidades que estudar em uma ótima escola oferece.
Investir em educação dos filhos eu acho essencial. É só o pai e a mãe terem maturidade de oferecer para a criança aquilo que eles podem dar.

amandafranco
Автор

Fala Raul... Blz? Eu e minha irmã nascemos na década de 80 e sempre estudamos em escola particular, mas meus pais sempre conversaram com a gente sobre o esforço que eles estavam fazendo para nos dar uma educação melhor e não poderíamos ter as mesmas condições financeiras dos nossos colegas de escola. Me lembro de levar angu frito na merenda enquanto os demais tinham seus biscoitos recheados. Isso não me fez senti menor do que ninguém na escola, mesmo sendo criança. Sabia que minha responsabilidade era maior e que dependia mais de mim do que dos outros. Não me fez ter uma juventude frustada, mas sim realista. Grande abraço na confiança.

thiegomn
Автор

Ótimo conteúdo, sou funcionário público, até entender que a vaidade é um sério problema na vida de qualquer pessoa, eu me lasquei muito . Vivia pra pagar prestação de carro zero, custei de lanchas pra passear com os amigos num gasto exorbitante, andar nas melhores baladas, relógios, cordões, roupas de marca, isso massageava meu ego. Tá em volta de belas mulheres, muitas delas sem conteúdo nenhum, bebedeira, fora a PA que eu já pagava . Daí veio a pandemia e lutei muito pela vida do meu pai, me entreguei a fé, me livrei dessas besteiras, n tinha mais cabeça pra nada, meu foco era meu pai, ajudei a trocar fraudas, dei banho, ensinei a andar e dirigir novamente e Deus o curou, foram 43 dias de luta, onde me livrei de vaidades, n podia usar relógios de marca, cordões no hospital, n mandei lavar carro, nem cortei o cabelo, só me dedicava a ele e isso mudou minha vida, logo em seguida, me casei com a pessoa q me acompanhou nesse processo e hj temos um lar equilibrado, vivendo um para o outro. Cuidado com a vaidade, DIZER NÃO é essencial . Espero ter ajudado nesse breve relato.

pheliperogerio
Автор

É por isso que a sociedade exalta demais o cidadão que passa no concurso público visando a estabilidade, sendo que esta não leva em consideração que a estabilidade financeira pode ser corroída com os descontos de consignado na folha salarial.

eduardopontes
Автор

Eu gosto de assistir assim que acordo, mas hj decidi assistir antes, tô feliz recebi 9 reais de dividendos e investi meus 150 mensal tô feliz 😀

silvaesilva
Автор

Confesso que estou bem acima dessa média de valor para ser considerado classe média alta. Mas só agora tive noção disso, ou seja, estou longe de ter uma vida regada à ostentação. Eu e minha esposa, além de termos renda per capita mensal alta, temos ativos também. Mas com plena consciência de que estamos muito abaixo na "cadeia alimentar". E é justamente essa atitude que vai nos fazer chegar cada vez mais alto nessa pirâmide! Esse vídeo traduz muito bem o meu discurso! Volta e meia surgem pessoas dizendo: " fulano está rico, até comprou um carro zero " e eu só balanço a cabeça. Rico está muito acima de poder comprar um carro popular zero, mas nem perco meu tempo tentando explicar isso, vão achar que estou com inveja 🤣

loadeando
Автор

Perfeito!!!!
Eu vim da extrema pobreza, eu e meu esposo criamos nossas filhas dando o melhor que posso, não só melhor que as acham que devo.
Escolhi uma escola que posso pagar e sem status.
Porque pra mim a criança precisa estar em um colégio que tenha a realidade dela, do contrário a criança pode ate ter raiva dos pais por não conseguir ter os mesmos acessos dos colegas, por exemplo ir pra Disney todo ano, etc....
Elas são responsáveis por cuidar se parte das tarefas e quando começam a subir no salto eu digo: Minha filha, você é pobre! Ok?!
Quer ir pra Disney?!.já pago o inglês pra você se quiser ir ora Disney trabalha e quando for adulta você vai.
Dizem que isso é errado porque ela vai crescer se vendo como pobre, o que ela de fato! Então, pior.seria mentir e deixar elas empinar o nariz., não ver o buracos e pedras do caminho e cair.

Marcia
Автор

Ótimo conteúdo! Eu, enquanto assalariada, era econômica, equilibrada e sem dívidas. Foi só me tornar funcionária pública que minha vida financeira foi pro buraco! Lógico que a culpa não é do emprego estável, é da desinformação e às vezes burrice da pessoa!

danielemarcal
Автор

As classes médias e altas do Brasil têm dinheiro, mas são pobres de cultura, educação, empatia, respeito ao próximo. Eles têm preços, não valores.

vagnervarg
Автор

Eu fui criado em uma Família que aderiu o mundo da marketing multinível quando eu tinha uns 11 anos, a daquela época pra frente, o pensamento abundante, "pense e enriqueça" e toda a lavagem cerebral que os Marketeiros implatam no pobre cheio de sonhos, passou ser parte da personalidade da minha família no geral, todo mundo é falido, com muitas dívidas, mas precisam mostrar para a sociedade que são prósperos, fujam dessas parâmedes .l!!

tecno.logicamente
Автор

Meu pai era pedreiro, pessoa simples mas muito sabia, sempre me ensinou a tratar o dinheiro de maneira seria. Seus ensinamentos valeram ouro. O que você disse neste vídeo me fez lembrar muito o meu pai

lianapere
Автор

Olá Raul.
Tenho 60 anos e 3 filhos, 31, 30 e 25 anos, todos formados e trabalhando em suas áreas de formação, sempre estudaram em escolas e faculdades particulares.
Com certeza este foi o melhor vídeo que você é sua equipe já produziu, principalmente quando tratou da educação e orientação dos pais (do pai), quanto a convivência dos filhos em um meio que não é a realidade dele (filho), e que a única intensão é dar a melhor formação possível a ele(s).
Hoje tenho um patrimônio razoável que me gera renda passiva de aproximadamente 30mil mês.
Parabéns por seu canal, que com certeza vem auxiliando orientando muitas pessoas. 👏👏👏

arirodrigues
Автор

Tenho uma história interessante. Sou filho de um alto funcionário público e uma professora. Meu pai, muito jovem, com 25 anos passou em um concurso de auditor fiscal e progrediu na carreira. Isso fez cm que minha vida toda eu tivesse uma renda familiar próxima/ligeiramente superior ao teto do funcionalismo público (trazendo para hj, uma renda familiar de uns 40 mil). Como, quando eu nasci meus pais já tinham 30 anos, esse foi o ponto de partida da minha criação. A criação minha e da minha irmã foi ligeiramente abaixo na renda, nós dois estudamos em colégio particular (um bom colégio, mas não era o mais caro da cidade/bilíngue). Ambos nos formamos em universidades federal. Em resumo, meus pais se aposentaram cm aposentadoria integral e ainda amealharam algo como 5 a 6kk de patrimônio (metade disse ativo e a outra metade passivo). Eu e minha irmã já fomos para vários países, bons restaurantes, ganhamos carro quando passamos no vestibular, e muito devido a nossa criação/educação já estamos cada um dentro da alta classe média. (Eu tenho 33 e ela 36) Meu avô materno é um médio produtor rural relativamente bem sucedido (hj tem 83 anos). Infância muito muito pobre, então a história dele foi muito de poupar e reinvestir, muito trabalhador, conseguiu amealhar um patrimônio talvez 5x maior que o dos meus pais. Meu avô nunca andou de avião, nunca saiu do país, nunca teve um imóvel de luxo, acredito que ele nunca na vida dele tenha tido uma experiência de luxo (pelo mindset mesmo, de trabalhar, gastar pouco, reinvestir etc). Isso sempre me fez pensar no equilíbrio dessa jornada de investir, poupar vs aproveitar a vida, conhecer o mundo, adquirir cultura.

TheMetadefb