Recuperação Judicial VS Falência – Qual a diferença?

preview_player
Показать описание
💲Bem-vindos ao canal Economia Descomplicada.

🎯 Recuperação Judicial VS. Falência – Qual a diferença?

Recuperação Judicial:

Prevista na Lei 11.101/2005 a recuperação judicial é utilizada para evitar a falência da empresa. Dessa forma, são tomadas medidas para a reorganização econômica, administrativa e financeira da empresa, feitas com a intermediação da Justiça.

A empresa precisa passar por um processo de recuperação judicial quando está muito endividada e não consegue gerar lucro suficiente para cumprir suas obrigações, como pagar seus credores, impostos, fornecedores.

Sendo assim, a recuperação interessa não só ao devedor, mas também às outras partes envolvidas com a empresa, como credores e empregados.

Falência:

A falência também faz parte da Lei 11.101/2005. Nela, o devedor pode decretar falência quando os ativos da sua empresa não são suficientes para quitar as dívidas contraídas. É preciso que o empresário tenha cuidado na hora de tomar essa decisão, que não é fácil.

A falência pode ser decretada pelo próprio devedor; o cônjuge ou qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante (chamado de falência de espólio); o cotista ou o acionista do devedor na forma da Lei ou do ato constitutivo da sociedade (Contrato ou Estatuto Social) ou qualquer credor.

Nesse processo, são liquidados e vendidos os ativos da empresa, e passa-se a pagar as dívidas com os credores, conforme a ordem prevista em lei. Se houver sociedade, todos os membros têm obrigações com relação às dívidas, conforme sua participação na empresa.

No caso dos funcionários, todos que estão ligados à empresa no momento do pedido de fechamento por dívida, têm direito a seus créditos trabalhistas, inclusive o valor proporcional de férias, 13º salário e FGTS.

Conclui-se então que a diferença entre ambas, é que a recuperação judicial é uma possibilidade de evitar a falência, que é o último estágio, quando não há mais a possibilidade de recuperação da empresa.

🔎Referências:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu sou um CREDOR. Aquele que investe (CDB, CDI OU DEBENTURES) Em uma empresa de Capital Aberto. Mesmo que tenha investido supostamente (de 1 mil ATÉ 50 mil + ) em uma empresa de valor de 10 milhões. TENHO MUITA preocupação se a empresa vai FALIR. (E NÃO VOU RECEBER NADA POR FALENCIA) Como saber se vou perder meus 1 mil ou 5 mil investidos? Acho que isso ATINGE um publico maior de investidores.

DouglasRaione