Ténéré 250 - Calibragem: o vídeo definitivo!

preview_player
Показать описание
Calibragem é um assunto polêmico.

A montadora recomenda a seguinte calibragem:
1 pessoa : 18 frente 22 atrás
2 pessoas: 22 frente 29 atrás

Especialistas discordam e recomendam a seguinte calibragem:

27 frente
32 atrás

Qual vai ser a sua escolha??
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não sou piloto de MotoGP, mas tenho Ténéré 250 há mais de 5 anos. Já andei em asfaltos bons e ruins, terra seca e lama (onde escorreguei 6 vezes, no chão! Tenho de memória...). Esta moto é guerreira, topa terra e lama pesadas.
Portanto, se a Yamaha informa 18 e 22 de calibragens é porque pensa que vc pode ser suficientemente doido e querer entrar com a moto na Transamazônica em período de chuvas, que é lama alta e poça de água profunda a cada 100m. Nestas condições malucas, onde o chassi da T250 aguenta, vc tem que deixar o pneu bem “mole”, senão vai deslizar muito e...claro, chão na certa!
Se vc for andar só em asfalto, lisinho, sem buraco, aí pode usar 30 e 32, que vai durar bem mais o pneu. Nisto o consultor tem razão. Mas, quem tem Ténéré 250 quer enfrentar, sem problemas, asfalto ruim, orla de praia deserta, estrada com muita poeira e muita lama. Para isto que serve a Ténéré... Lembre-se, Ténéré é o nome de uma região desértica (planície de pura areia) dentro do próprio Deserto do Saara. Êta, nóis lá... com a T250!!!

aurinocastro
Автор

Tive uma Lander durante 5 anos, como todos sabem, a base mecânica é a mesma da Ténéré 250, passei um tempo calibrando com maior pressão, percebi um aumento na trepidação, pois estava mais rígido os pneus, dentre várias outras experiências, achei 25 lbs na dianteira e 29 no pneu traseiro o equilíbrio entre o recomendado pela Yamaha e o que a proposta da moto sugere. Deixo aqui minha humilde opinião, como proprietário que usa diariamente a moto.

andreluizmarquesdasilva
Автор

Moro em zona rural, não carrego garupeiro... Não passo de 20 na dianteira e 25 na traseira, se passar disso parece que a moto vai desmanchar nas estradas de chão e calçamento poliedrico... Se passar disso é cada porrada nos amortecedores que direção da moto... Então vai de cada um e da região...

diogoalemar
Автор

Uma humilde opinião como usuário, que pode ajudar ou não, mas viajo com a minha esposa em estrada de asfalto com peso total de 200kg, somando o nosso peso, acessórios e bagagens. Por lógica, sabemos que podemos enfrentar obstáculos no caminho como, chuva, areia, as próprias faixas na estrada e, por esses motivos utilizo no máximo 28 na dianteira para não ficar tão dura, além do que, pode prejudicar a caixa de direção, já na traseira 36 devido ao peso maior com baú traseiro e os laterias. A moto fica excelente com uma pilotagem super segura, isso no meu caso. Temos que ter uma base de cálculo do peso sobre a moto, pois a calibragem depende disso, além do tipo de solo, obstáculos, condições climáticas, condução e outros fatores.

aramisbellizia
Автор

Cara essa teu cometário ai de calibragem ta exelente eu tanbém tinha muira duvidas, mas agora é 32 e 27, e é isso ai comprei um compressor e um calibrador e toda semana eu calibro os pneus da minha teneré e lubrifico a corrente valeu garoto.

joseferreira
Автор

Já viagei de Ténéré 250 Recife Chapada Diamantina em 2017, o os Pneus Melte originais racharam.

fredericosilva
Автор

Resumo...
Teneroza 250cc só com piloto andando em asfalto: 23lb na frente e 28lb atrás.
Média de 35km/l. Abraço

alairludken
Автор

Cara, se eu colocar mais de 20 na dianteira., eu desmonto a moto na minha cidade de paralelepípedos e terra... Demorei pra acertar, , , Asfaltos de cidades grandes eu ate concordo, tudo liso no asfalto certo?? Mas não procede em cidades de interior.

baependyecoadventure
Автор

Ta certo. Eu usava no meu par de levorin novos a calibragem conforme yamaha: 18, 22. Em pouquíssimo tempo, estavam cheio de rachaduras! Pasei a usar 25 a 27 na frente e 26 a 28 na traseira e acho muito bom.

diegofurlan
Автор

Trinta libras coloquei fica dando pancadas na caixa de direção, , , , 27 deve ser ideal !!!!

flaviocampos
Автор

Uso na minha Tenere 250cc:
Dianteira 29
Traseira 34

luizcarlosjunior
Автор

Um abraço Tanaka, sempre curto seu canal e muito bom, gostei da aula de calibragem do pneu da Ténéré parabéns.

Автор

Está correto eu coloco 25 frente e 32 trás meus pneus demoram muito para se desgasta, e também a forma que vc conduz a moto também influência muito e olha que rodo de app.

adrianodaniel
Автор

Pessoal, em minha modesta opinião, não existe uma calibragem correta, mas a melhor para cada situação. Vai depender do seu peso e se anda na maior parte do tempo com garupa ou não.
Exemplo, um cara só anda na cidade de São Paulo, sozinho, para ir e voltar do trabalho e não pega as marginais. A pressão usada será bem diferente da que será usada no final de semana quando pegará estrada com garupa e bagagem ou se pegar uma trilhazinha ou estrada de terra batida. As pressões indicadas pelos fabricantes, em geral é para que, de forma conservadora, ou defensiva, cubra a maior variedade de condições possível.
O melhor é começando pelo manual do fabricante, ir tentando varias pressões e experimentando, primeiro o pneu traseiro, depois o dianteiro, sempre paulatinamente, nunca de uma vez.
Procure sempre calibrar no mesmo lugar para diminuir as diferenças e observe a situação de clima do dia. Considero a pressão minima na traseira quando parece que a moto balança numa determinada velocidade de teste e na frente quando se brecar< parece que a moto trava a roda e "pula" ao invés de arrastar. As duas situações são sintomas de que o pneu estava vazio demais e se deformou.
Geralmente se adicionarmos uma ou duas libras esse efeito acaba. Nessas condições estaremos com a situação de maior conforto e maciez em relação aos pneus para uso urbano...
Para as outras situações é só pegar um trajeto e ir fazendo as experiências e cada modelo de pneu vai ter diferença em relação a outro. Lembre-se que para cada situação, comece pelo indicado pelo fabricante.
Parece trabalhoso mas nos ensina muito sobre a moto que usamos.

gersonsalvatore
Автор

Tanaka, parabéns e obrigado pelo vídeo. Também li o comentário da galera, o que endossa que 'calibragem' é, de fato, um assunto polêmico! Rs. De algum modo, todos os comentários são valiosos e muito contribuem para um esperado consenso. Mas, a opinião de um especialista tem sempre um 'peso' maior. Neste sentido, a discordância entre a montadora Yamaha e o consultor da Pirelli, ambos especialistas, talvez resida no fato de que, ao sugerir uma calibragem de 27-32, o sr. Eládio não esteja considerando outros quesitos além da durabilidade dos pneus. Acho que todos concordam que mais importante que isso é o quesito 'segurança'. Afinal, não é preciso ser especialista para entender que pneus mais cheios implica menor atrito, o que equivale dizer "menor aderência" ao solo. A Yamaha logicamente conta com ampla equipe de especialistas, avalia vários quesitos e realiza diversos testes antes de indicar uma calibragem, ainda que mediana, se considerarmos diferentes condições de solo e pilotagem. No meu caso, que costumo andar sozinho e peso 110 kg (aproximadamente "7 arrobas", Rs.); que utilizo minha "Tenerosa" quase sempre em asfalto e sem buracos, quer chova ou faça sol; que ando meio 'hard' e gosto de deitar nas curvas, uso '22-29', calibragem indicada pelo fabricante para 02 pessoas, agregado ao bom senso mencionado em outros comentários. Uma calibragem '27-32' pode até fazer com que os pneus durem mais e reduzir o consumo de combustível. Mas, essa "economia" pode sair cara no momento em que eu lamber o chão... Pode custar, inclusive, minha própria vida! Se liguem nisso!

eumorsch
Автор

Quando eu tinha uma Tenere 250 só usava 30 na frente e 32 na traseira, o tempo todo. Nunca rachou nem estourou pneu. os meus originais duraram 18 mil km o traseiro e 32 mil km o dianteiro. Abraço Tanaka.

DiegoCMoficial
Автор

DEVE SER ÓTIMA NAS CURVAS, E DEFORMIDADES DAS PISTAS, UM PNEU QUE NÃO COPIA O SOLO, NÃO TEM ELASTICIDADE EM CURVAS PARA INCLINAÇÕES COMO DEVEM SER REALIZADAS...😎

FranSilva-xwio
Автор

Verdade Mariano, usamos tbem calibragem alta em carretas e o desgaste é menor qdo o pneu está mais cheio. Abraço, ,

cidohonorio
Автор

Olá Mário, sou Maurício Bezerra de cuiabá-mt, Leão solitário/Ando só, amigo vê se pode me ajudar, tenho usado a calibragem que vc recomenda, só tem um porém, estou com um pneu technic TeC 140/80/18. Aro 18x2.50 alumínio na traseira, e dianteiro pneu technic TeC 110/90/17.
Aro 17x2.15.
Gostaria que me ajudasse, tá correto ou tenho que alterar?
Obrigado!

mauriciobezerrasemrascunho
Автор

Concordo, já sabia desse erro da Yamaha, e vou usar esse 27/32 antes eu estava usando 29/32 batia um pouco pancadas secas!

humbertinhomoto-conversand