INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS | DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET E CRIMES

preview_player
Показать описание
⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).

⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.

=====================================

Discurso de ódio: o que caracteriza essa prática e como podemos combatê-la?

Será que as redes sociais estão preparadas para lidar com esse tipo de discurso?

O que fazer quando a liberdade de expressão fere os direitos humanos?

Hoje vou falar sobre a intolerância que leva ao discurso de ódio na internet, gerando crimes virtuais e a cultura do cancelamento.

O fato é que a internet transformou as relações entre os indivíduos e suas diversas maneiras de se relacionarem.

A verdade é que, na sociedade moderna, os indivíduos sentem uma enorme carência, que acaba virando uma autoafirmação, através da valorização do “eu” e das ideologias e pensamentos próprios.

Ao mesmo tempo em que a internet abre as possibilidades de liberdade de expressão, ela também acentua o risco de abuso dessas liberdades, através de calúnias, injúrias, difamações, discriminações, fraudes e ameaças, além de outros crimes.

Entre os crimes cibernéticos que tiveram maior crescimento nos últimos anos estão pornografia infantil, neonazismo, racismo e violência ou discriminação contra a mulher. A internet também possibilitou que as disseminações de ódio fossem proferidas de forma descarada e anônima.

No Brasil, tem estado cada vez mais presentes nas redes sociais os crimes de discurso de ódio, que são difamações coletivas em discursos agressivos que são proferidos contra minorias e que utilizam o argumento da “liberdade de expressão” para incitar discriminação, hostilidade e violência.

A maioria dos alvos desse discurso violento são atacados por características como etnia, gênero ou orientação sexual. Aquele que pratica o discurso de ódio se enxerga como “superior” e pensa que o grupo vitimizado é “inferior”. O discurso de ódio rebaixa a dignidade do grupo atingido e incita que outras pessoas também participem de atos de discriminação.

Atrelado a isso, surgiu também a “cultura do cancelamento”, uma onda que incentiva pessoas a enviar mensagens agressivas de repúdio a determinadas personalidades, em razão de supostamente terem tido alguma conduta considerada reprovável.

A cultura do cancelamento é uma modalidade de boicote que faz com que a Internet seja um tribunal onde nada passa despercebido e, na maioria das vezes, os “réus” não têm direito ao contraditório ou à ampla defesa.

Aproveite o vídeo!

=====================================

PESQUISAS COMUNS:

1 - Discurso de ódio: o que caracteriza essa prática e como combatê-la
2 - Discurso de ódio nas redes sociais e efeitos da cultura do cancelamento
3 - Análise sobre a propagação do ódio pela internet
4 - Consequências da intolerância nas redes sociais

#CintiaBrunelli
#Direito
#DignidadeHumana

=====================================

SOBRE O CANAL:

Cíntia Brunelli ajuda você a entender o mundo jurídico enquanto explica o Direito de forma simples. Este canal é voltado a alunos que cursam Direito, futuros estudantes universitários, concurseiros iniciantes ou mesmo interessados em aprender noções de direito para entender as notícias sobre o meio jurídico que rolam no Brasil.

Cíntia Brunelli - Direito - Concursos Públicos - Advocacia e Carreiras Jurídicas - Exame da Ordem (OAB) - Dicas para a faculdade

00:00​ Deixe seu Like!
01:00​ Ainda não é Inscrito? Inscreva-se :D
02:00​ Links Especiais na Descrição
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

boa tarde cintia!
eu apoio a dignidade humana!
vamos lutar contra esse crime!
obg pela aula!!

raphaeledt
Автор

Boa tarde!
Com certeza Dra Cintia "Eu apoio a dignidade humana".

victoralessandro