Por que a procura por Universidades Federais está caindo?

preview_player
Показать описание
Eu não sei se você tá sabendo, mas a busca por vagas em universidades públicas federais no ano passado caiu 60% em relação a 2015.

Esses números são preocupantes e existem alguns motivos por trás desse desinteresse nas universidades.

Primeiro, e o mais óbvio de todos, é a questão da pandemia, mas a gente tem também a crise econômica e o aumento nos custos com moradia e alimentação. 

Tudo isso pesa no bolso das famílias, e faz com que os jovens deixem os estudos de lado pra trabalhar.

Além disso, o corte de verbas, a má gestão e o sucateamento das universidades tá afetando a credibilidade desses espaços.

Outro motivo é que, em muitas carreiras, os recém formados não tão encontrando vagas no mercado de trabalho, e isso desmotiva as pessoas na busca por um diploma.

A gente obviamente precisa retornar com  os investimentos na educação, além de melhorar a gestão desses espaços, pra que no futuro a gente possa ter um cenário muito mais otimista.

Me conta nos comentários o que você pensa sobre isso!

CONHEÇA MINHAS REDES
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

SEJAM BEM-VINDOS AO MEU CANAL
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Meu nome é Paulo Jubilut, sou biólogo e estou aqui no YouTube desde 2011 trazendo o universo da biologia para as redes sociais. Nesse canal, você encontra vídeos frequentes sobre como a biologia se conecta com o seu dia-a-dia, e o melhor: de uma forma simples de entender.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estudo na UFU - Uberlândia MG. Campus grande e muitos blocos com muito espaço. As salas tem capacidade pra 54 alunos e está com ocupação de 15, máximo de 20 alunos, algumas salas estão até vazias. Tem uma boa infraestrutura, biblioteca gigante com computadores e tablets, internet banda larga, restaurantes, muitos laboratórios. O problema é nós alunos dar o sangue em um curso de 5 anos ou mais e depois o mercado de trabalho querer pagar super mal. Isso desanima. Muita gente indo pro mercado autônomo e esquecendo essa coisa de ter diploma.

marcobruno
Автор

Se formar em 5 faculdades pra no final trabalhar no caixa do supermercado, essa é a realidade dos brasileiros

danteeverton
Автор

Os professores da federal têm um ego nas alturas. Didática 0. Sou aluno de exatas da UFRJ e me arrependo amargamente desta escolha.

gentleman
Автор

Meu problema com a universidade federal, foi pq eles não permitem quem trabalha de continuar estudando. Devido às atividades que não levam em consideração o tempo de trabalho

gabrielfilipe
Автор

O curso demora 5 anos. Os alunos se formam em 6, 7 por causa das greves. Com o canudo na mão, salário de 1, 800 reais. Esse é o motivo ..todo mundo desmotivado com o cenário atual.

Lord_Morbidus
Автор

Teve algo que não foi citado e que me irrita profundamente. As universidades públicas normalmente preenchem todos os dias da semana com aulas, distribuídas de forma espaçada nos turnos matutino e vespertino. Já as universidades particulares organizam a grade curricular em um único turno, e se há necessidade de mais tempo, colocam como aula online ou aos sábados. Então, quem precisa estudar e trabalhar/estagiar, terá um preferência pela particular. Recentemente um amigo recebeu uma proposta excelente de emprego na qual não poderia ser recusada, mas para isso, teria que mudar o horário da grade, coisa que a universidade federal não oferecia, então, não pensou duas vezes, transferiu para uma particular que, coincidentemente, fica ao lado da pública. Outro caso, minha prima só conseguiu estagiar no final do curso de psicologia, sendo que tinha propostas desde a metade do curso, contudo a grade espaçada para atender as demandas dos professores não permitiu que ela estagiasse antes.

Katraka
Автор

O problema maior está na hora de procurar estágios. Nas federais a maioria dos cursos são integrais, as empresas querem "profissionais" que tenham disponibilidade de horário, coisa que um jovem universitário infelizmente não tem. E por isso que está mais difícil para alguém hoje querer estudar, as empresas querem mão de obra boa, com tempo disponível e barata. E por isso que eles opitam por jovens que estudam em particular ou EAD.

eli
Автор

Faltou falar da questão das vagas em empresas jubilut. Nosso mercado e nossas leis incentivam monopólios, não favorecem o crescimento dos empreendedores e de nada adianta ter empregados se não há empregadores... Todos esses motivos juntos são a razão da queda da procura...

domkakuzu
Автор

Em momentos de crise, econômica, a prioridade é se manter vivo.

matematica_do_zero
Автор

VAMOS SER REALISTAS
as pessoas não querem enfrentar 5/6 anos de estudos para enfrentar um mercado de trabalho mediocre com salário baixo e muita exigência.

Acho correto que as pessoas estejam consciente que FAZER FACULDADE NÃO GARANTE UM UM BOM SALÁRIO.

O jovem precisa de novas perspectivas profissionais.

welberpadua
Автор

A maioria dos cursos nas universidades federais são em tempo integral. Se n tem respaldo financeiro n dá. Muitos desistem. A maioria vai p as particulares por isso: trabalho + estudo.

stbellini
Автор

“Primeiro e mais óbvio de todos, não tem emprego”

soutrouxa
Автор

Sou de universidade pública e me decepcionei grandemente!! Os professores são arrogantes, passam conteúdo de qualquer jeito e ganham extremamente bem (minha sala pesquisou naquele site de transparência quanto cada professor ganhava. Tem uma que ganha mais de 20k). Perdi as contas da quantidade de humilhações que passamos em aula.
Acho que o problema tbm é de dentro, dos próprios professores. Não adianta cobrar de governo se quem trabalha tá cagand0 pra isso.
Eu não quero mais ficar lá, estou pensando em sair

jessm
Автор

Pois é, nenhum jovem de 18 anos está sendo trouxa mais de querer ralar para fazer faculdade/mestrado/doutorado, ter que sacrificar seus finais de semana com a família por anos a fio para depois de formado oferecerem o mesmo salário mínimo de quem cursou só o ensino médio ou fundamental.
Eu me arrependo totalmente de ter feito faculdade, nunca consegui trabalho na área, e nas poucas entrevistas que me chamaram na área eram todas para salário mínimo mesmo sendo formada já. Deixei anos da minha juventude de passar enfiada nos livros todos os finais de semana para depois não receber retorno algum, longe da minha família nos finais de semana. Nesse meio tempo, minha mãezinha já se foi por causa de câncer. Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito um curso técnico que é rapido e ficaria tranquila em um trabalho simples de 8h de segunda-feira a sexta-feira para poder ter o final de semana com a família. Esse tempo nunca mais volta. Faculdade deveria cursar quem conseguiu engrenar na carreira já no curso técnico, aí a chance de dar errado mais tarde é menor.

amandav
Автор

Faltou dizer a quantidade de matérias inúteis onde 90% não vai ter utilidade e só vai ser descartada pela mente, coisas que esticam os estudos por anos, para mim a educação deveria ser o mais especialista possível e focada na necessidade do mercado, é horrível passar anos estudando para depois não trabalhar na área.

maygood
Автор

Concordo, Jubilut. Mas, nota-se também pouco interesse das universidades com as pessoas nessas condições. Já tive que abandonar sonhos porque só podia estudar pela noite. Ademais, existe uma diferença enorme entre a disponibilidade dos cursos nos turnos (tem curso que só tem pela manhã, pela tarde ou são integrais). Assim, o jovem se desanima ainda mais.

pedro
Автор

Isso aí, tô estudando engenharia civil pra virar uber.

jaoanimacoes
Автор

E muito estresse pra muitos anos e se arrepender depois. Faculdade adoece, não impulsiona ninguém não. (Essa e minha opinião).

Luisfernandoop.
Автор

Na vdd, às faculdades estão perdendo sentido. Como vc mesmo falou, recém formados estão com dificuldades para encontrar émprego na área. Então, surge a pergunta: para que gastar 4 anos da minha vida pra focar desempregado no final?? Não faz sentido.

kalebdasilvavitorino
Автор

Minha tia diz mesma coisa, formada em letras e fazendo doutorado e ganhado na escola seus 3mil… eu um mero alpinista Industrial com ensino médio completo ganhava 5500, agora tou na Europa… resumindo quem realmente era para ser valorizado no Brasil não é, começando pelos professores e policiais. Parabéns Jubi pelos vídeos

JuniorCosta-ofkv