Carlos Gracie Jr: Jiu-Jitsu Esportivo Vs Defesa Pessoal

preview_player
Показать описание

Faixa-coral fundador da equipe Gracie Barra, Carlos Gracie Jr passa uma temporada em Santa Catarina, onde mata saudades do Brasil e dos amigos do Jiu-Jitsu.

O mestre, idealizador também da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), aproveitou a ocasião para dar sua parcela de opinião sobre um debate que movimenta as redes sociais e as conversas nas academias Gracie Barra há um tempinho: o Jiu-Jitsu esportivo que se espalha pelo mundo pode ser visto como uma vertente que se contrapõe às técnicas de defesa pessoal?

“Isso é um pouco de fantasia, uma forma de dividir o Jiu-Jitsu: o Jiu-Jitsu é uma coisa só”, começa Carlinhos Gracie, no vídeo esclarecedor a seguir. Veja e participe do debate.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Defesa pessoal, queda e chão! Um Jiu-Jitsu eficiente, que não requer força ou habilidades extraordinárias e pode ser praticado por todos. Foi esse Jiu-Jitsu que aprendi com o Mestre Carlinhos na Gracie Barra e me tornei Tri-Campeão Mundial na Faixa Preta. É esse o Jiu-Jitsu que passo para os meus alunos.

marciofeitosagb
Автор

Principais diferenças entre combate esportivo e combate real: 1. na academia, você luta um contra um, num ângulo de visão direcionado para frente; na rua, você luta contra mais de um adversário, e seu ângulo de visão é de 360 graus, pois tem de movimentar-se para todos os lados continuamente. 2. na academia, você luta contra um adversário normalmente desarmado, exceto se sua arte marcial é especializada em armas (Esgrima olímpica, Arnis filipino, Kenjutsu / Kendo, Silat malaio, Penchak indonésio, Kobudo, Ninjutsu, etc); na rua, você lutará contra vários adversários, quase sempre armados de facas, facões, pedaços de paus, correntes, canivetes, ou mesmo arma de fogo. 3. na academia, você tem um árbitro, um instrutor ou médico, para marcarem o tempo, observarem as regras da sua modalidade ou prestar primeiros socorros; na rua, não há nenhuma regra, tempo, nem ninguém para defender ou socorrer você. 4. na academia, você se encontra num ambiente seguro, o que torna seu psicológico adestrado para condições previsíveis; na rua, você é exposto a situações completamente caóticas, seu psicológico é posto na mais alta pressão, em situação de vida ou morte, e se ele não for treinado para isso, você corre sério risco de lesões graves, mutilações, hemorragias, até mesmo morrer. 5. na academia, o ambiente é normalmente fechado, ou delimitado, e você não se preocupa com esse aspecto; na rua, você tem que procurar o tempo todo por uma saída, por onde há uma rota de fuga, ou quais objetos do local podem ser usados como arma, para você focar numa coisa só: salvar sua vida e a de terceiros. Concluindo: o combate esportivo está longe de preparar para a realidade das ruas, somente artes marciais que treinam simulações de situações reais é que deixam o praticante mais preparado e, mesmo assim, ninguém está 100% preparado para todas as situações. Um detalhe importante, tomando em conta artes marciais que desenvolvem técnicas no chão: na rua, você não pode se enrolar no solo contra um agressor, porque poderá fatalmente ser atingido por trás, por outros agressores, com uma facada, uma garrafada na cabeça, uma pedrada, um chute, etc! Na rua, o pior lugar para lutar é no chão, a não ser contra um adversário só, nunca contra vários! Não se pode vender ilusões: NENHUMA ARTE MARCIAL SALVA, porque todas, sem exceção, têm pontos fortes e todas têm pontos fracos; se quisermos o melhor preparo, temos que praticar de tudo, tirar o melhor de cada arte marcial e ficar com o que funciona de cada uma, tirando fora o que não funciona. Esta é minha humilde opinião.

MrGourmax
Автор

Acho que o existe sim diferença entre o jiu jitsu moderno e o jiu jitsu ensinado pelo Hélio Gracie, o jiu jitsu de hoje foca posições de competição, por exemplo guarda delariva, berimbolo, e aí vai, não servem absolutamente nada pra defesa pessoal, quando eu entrei no jiu jitsu eu buscava aprender defesa pessoal, mas vi que não aprendi quase nada, somente posições para lutar em um tatame, ou seja competição, gostaria de ver um dia o jiu jitsu que Hélio Gracie ensinava sendo usado nas academias

lucianodecamargos
Автор

Concordo em gênero, número e grau com o Mestre Carlos Gracie Jr. O Jiu-Jitsu não é só uma luta de chão, "também" é luta de chão. Pra representarmos o BJJ, temos que conhecer todos os aspectos dessa Arte Marcial maravilhosa ou seja, defesa pessoal, lutar em pé e no chão, com e sem kimono. Ao Mestre Carlos Gracie Jr. só posso dizer OSS.

carlosliberi
Автор

Jiu-jitsu roots: trocassão, defesa, queda e finalização no chão.
Jiu-jitsu Nutela: berimbolo, chão e pontos

berglaura
Автор

Boa entrevista com o mestre Carlos Gracie jr! Apesar de ser um mero faixa azul e não ser um profundo conhecedor da arte, também acredito que o jiu jitsu é um só, e suas técnicas são, digamos, universais, aplicáveis a diferentes situações. Entretanto, existem algumas ações, sejam posições ou golpes, que se aplicam melhor quando o oponente (adversário, agressor) pode se utilizar de socos e chutes, dedos nos olhos, golpes baixos, etc, que não são permitidos na luta esportiva. No meu ponto de vista, isso cria estratégias diferentes para determinadas situações, e que acabaram por gerar essas duas classificações, o jiu jitsu de defesa pessoal e o esportivo. Portanto, talvez o que o pessoal queira dividir é o tipo de estratégia a ser aplicada em cada situação e não o jiu jitsu em si, para criar aulas mais específicas para cada caso. Não pretendo com essa opinião gerar nenhuma polêmica, só expressar um ponto de vista. Oss

ceagbarreto
Автор

O Jiu Jitsu não pode ser reduzido as regras competitivas. A competição é uma parte muito importante da modalidade mais o Jiu Jitsu é muito maior que as regras que o limitam em uma competição. A metodologia da Gracie Barra está ligada a raiz mais pura do Jiu Jitsu o que torna a pratica de nossos estudantes uma experiencia completa e altamente segura para atender os diversos objetivos de diferentes praticantes. Jiu Jitsu é a melhor defesa pessoal do mundo, não só contra um possível agressor mais contra o estilo de vida moderno onde o sedentarismo, má alimentação, doenças cronico degenerativas, estresse são inimigos reais e que precisamos combater todos os dias. Jiu Jitsu Gracie Barra é sua blindagem pessoal, encontre uma escola e faça uma aula experimental. Defenda-se de si mesmo. 

MarcianoJiuJitsu
Автор

Um monte de "campeão" por aí que quando leva um soco na cara desespera...

jamersonmatos
Автор

Acho que o Jiu Jitsu é, realmente, um só. Mas o pensamento de defesa pessoal é diferente do pensamento de competição. O exemplo dado pelo mestre, no qual se em uma situação na rua o outro também dominar técnicas de Jiu, você teria que usar mais de seu conhecimento para avançar na guarda é verdadeira. Mas, na rua, você faria isso se preocupando com socos e chutes, em uma competição você pode chamar pra guarda e usar a lapela por exemplo. Ou seja, pensamentos diferentes, sim. Mas de uma só arte. Concordo com a conclusão dele, mas não com as premissas.

CaquiNews
Автор

The problem is that the attacker on the street does NOT know jiu jitsu- so he reacts in a violent and unpredictable way. When he punches, if the jiu jitsu practitioner isn't 100% familiar with managing distance on the ground, he will get punched often- and hard. Rolling jiu jitsu is totally different because there is no respect given to distance. In fact, the distances are so different as to be 2 totally different elements all together. Hence the differentiation- sport jiu jitsu and self defense. The most troubling aspect is that Carliñhos knows this very well. He's a master of distance management. So curious that he doesn't teach it.

joeymcallister
Автор

O AMBIENTE DA NATUREZA AI ATRÁS É UMA VISÃO MARAVILHOSA... ESPETACULAR... TREINAR AO AR LIVRE... ÚTIL AO AGRADÁVEL...

fuzileiro
Автор

O legado transmitido ao mestre Carlos Gracie Jr faz com que com simples palavras ele consiga traduzir o que este esporte representa em seu contexto, tanto com kimono ou sem, tanto na defesa pessoal ou no esportivo, faz com que se unam para que o jiu jitsu tanto em pé quanto no chão, seja arte marcial mais completa do mundo. Parabéns mestre Carlos Gracie Jr pelas palavras. Ossss

fredericopimentel
Автор

1º) Jiu jitsu Old School estilo Rolls Gracie e Carlson Gracie: Treino iniciava em pé, aprendia defesa de golpes traumáticos, às vezes tinha treino de taparia e o enfoque era para situações reais (respeitando as devidas proporções).
2º) Jiu jitsu moderno/atualidade: Treino inicia sentado no chão ou já deitado, o atleta expõe o rosto a todo o tempo, não se aprende a defender-se de golpes traumáticos, na maior parte do tempo os lutadores ficam de perna pra cima, de cabeça pra baixo, dando pirueta e o enfoque são os campeonatos. Quer dizer que o Jiu jitsu não mudou? Tire suas próprias conclusões.

Anonimo-vkur
Автор

Infelizmente onde eu treino e sou faixa branca, não aprendo jiu-jitsu para cenários onde há socos, chutes, cabeçadas, movimentos aleatórios, levantar e jogar no chão, etc.
Acho que entendi o que ele explicou, mas esse video do Ryron e do Rener acho muito importante também.

ThiagoSilva-tiop
Автор

O problema é o procedimento de levar a luta para o chão. A técnica em si, é indiscutivelmente eficiente contra 1 adversário. Talvez até a melhor que já tenha existido.
Porém, por mais eficiente e devastadora que seja a ação de por exemplo, quebrar o braço do oponente, impossibilitando que ele siga com a agressão... em um cenário de rua, fazer isso no chão, te expõe completamente a pisões, chutes na cabeça, facadas vindas de terceiros, que vc não percebeu a presença (seja pela “visão de túnel”, seja por não conhecer o lugar)...
ao passo que um striker mediano, consegue trocar socos “fechado”, movimentando-se, com o objetivo de sair do meio da pancadaria, para se evadir do local.

ftft
Автор

Grande Mestre, tenho orgulho de treinar na maior e melhor escola de Jiu Jitsu do mundo. Oss...

gnemaciel
Автор

Entrevista Bacana.

Postem maia vídeos assim.

MarcusSobrinho
Автор

Pessoal ensina pontuação na primeira aula em 2024.

carlosputton
Автор

Que interessante! O vídeo mudou totalmente a minha perspectiva. Muito bem!

kemuma
Автор

Concordo o problema é a falta do currículo que o mestre Hélio passou. Por exemplo como desarmar. A maioria das academias já inicia no chão. E defesa pessoal não começa com um toque de mão no chão. A grande discussão acredito ser essa. Mas a visão do mestre também está correta. O que não está é o ensino a fora mesmo muitas GBS por ser tão grande a quantidade a dificuldade de acompanhar.

MultiPacato