A Tragédia Sobre o Creedence Clearwater Revival

preview_player
Показать описание

A história que você está prestes a conhecer é sobre a banda Creedence Clearwater Revival, uma das verdadeiras potências do rock and roll da era do rock clássico e indiscutivelmente uma das bandas mais influentes e amadas da história da música.

Alguns dos sucessos inesquecíveis incluem "Bad Moon Rising,," "Have You Ever Seen the Rain," e "Down on the Corner". Suas músicas são atemporais e continuam sendo ouvidas em rádios, trilhas sonoras de filmes e em todo o mundo, todos os dias.

Mas antes de seguirmos, não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo.

História

Creedence Clearwater Revival , comumente abreviado como CCR , foi foi formado em 1967, na Califórnia, e era composto por John Fogerty (vocais, guitarra), Tom Fogerty (guitarra rítmica), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria).
Eles ganharam reconhecimento mundial com uma série de hits que se tornaram parte essencial da trilha sonora do rock and roll. O som característico do CCR misturava elementos de rock, country, blues e folk, criando um som distintivo que cativou gerações de fãs.

A voz marcante de John Fogerty e sua habilidade como compositor são uma parte fundamental do legado duradouro da banda. Embora o Creedence Clearwater Revival tenha tido uma carreira relativamente curta, encerrando-se em 1972, sua música continua a ser apreciada e celebrada por fãs de todas as idades. A banda é frequentemente citada como uma das influências mais importantes no desenvolvimento do rock and roll e é lembrada como uma das melhores bandas de todos os tempos. John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook cruzaram seus destinos na Portola Junior High School, em El Cerrito, Califórnia.

Era uma época de sonhos e paixões musicais, e esses jovens talentosos decidiram se unir sob o nome "Doug Clifford". O trio fazia música instrumental e embalava os clássicos das jukeboxes com maestria. A vida artística do trio ganhou um brilho especial quando passaram a colaborar com Tom, o irmão mais velho de John, em gravações e apresentações. Era como se a harmonia da família se traduzisse na música que produziam juntos. A grande virada aconteceu quando Casey Kasem, que trabalhava na rádio KEWB de Oakland, se encantou com um dos singles da banda. Sua influência e apoio abriram portas para um futuro promissor. Em 1964, o destino sorriu para eles mais uma vez, quando assinaram contrato com a Fantasy Records, um respeitado selo independente de jazz de São Francisco.

A gravadora tomou essa decisão após ouvir uma incrível gravação de Vince Guaraldi intitulada "Cast Your Fate to the Wind", que eles lançaram com sucesso em todo o país. Era o início de uma jornada musical que marcaria a história da banda. Para o seu primeiro lançamento, Max Weiss, sócio proprietário da Fantasy, decidiu rebatizar a banda como The Golliwogs, uma homenagem ao personagem literário infantil Golliwog. Antes desse nome, Weiss já havia renomeado o grupo como Vision. Durante esse período, houve mudanças nos papéis dos membros da banda: Cook trocou o piano pelo baixo e Tom Fogerty deixou os vocais para assumir a guitarra base. Foi nesse momento que John se tornou o vocalista principal e o principal compositor da banda.

Nas palavras de Tom: "Eu sabia cantar, mas John tinha algo especial!". No ano de 1966, John Fogerty e Doug Clifford foram convocados para servir nas forças armadas dos EUA. Fogerty entrou para a Reserva do Exército dos Estados Unidos, enquanto Clifford ingressou na Reserva da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Com o tempo, John Fogerty assumiu a liderança da banda, tornando-se o vocalista principal e demonstrando suas habilidades como multi-instrumentista, tocando teclado, gaita, saxofone, além da guitarra solo.

Em 1967, Saul Zaentz comprou a Fantasy Records e ofereceu à banda a chance de gravar um álbum. Eles odiavam o nome "The Golliwogs" desde o início e, em janeiro de 1968, escolheram o novo nome Creedence Clearwater Revival (CCR) e começaram a tocar em clubes locais de São Francisco, como Deno and Carlo's, Avalon Ballroom e Fillmore West.
Mais tarde, naquele ano, fizeram uma turnê pelos EUA e se apresentaram em Nova York.
Com a versão do CCR da música "Susie Q" de de Dale Hawkins ganhou destaque nas rádios de todo os EUA e a invasão do CCR estava começando.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Herdei este bom gosto dos coroas do passado...que DEUS abençoe e guarde meu avô e pai que na década de 1970 ouviam bastante CCR, Deep Purple,
Jimmy Hendrix e Beatles...saudade do meu avô no seu mavecão V8 escutando Credence, enquanto íamos a praia em família. 😁Que saudade !!!

cafecomneyl
Автор

Tenho LP deles tenho 72 anos amo demais❤❤❤❤

edineiasutherland
Автор

Até os dias atuais, quem tem um pouco de conhecimento da história do Rock and roll curte demais CCR.

geraldoteixeira
Автор

Essa banda é surreal, inesquecível, sucesso eterno 😂😂😂

vannysouzzakruz
Автор

Nenhuma trilha sonora dos anos 70 é completa sem essa banda. Qdo eu era criança tocava em rádio AM. A voz de John Fogerty é unica.

Jeff_Sant_Anna
Автор

Aprendi a apreciar o Rock ouvindo os CCR, e tenho dois discos de Vinil ainda bem conservados.
Os sucessos do CCR pra mim e eterno.🎻🎸🎺🎷🎤🎧

rafaelarcanjo
Автор

UMA DAS MELHORES BANDAS QUE O MUNDO JÁ VIU.

nardogarcia
Автор

Escuto esses caras quase todos os dias, ccr semprr foi minha banda preferida.

antonioalbertoalmir
Автор

TOP DEMAIS !!! INESQUECIVEL BANDA !!! SOM QUE VAI FAZER SUCESSO E JAMAIS SERÁ ESQUECIDO !!! 🎉

fernandomino
Автор

Quem não viveu naquela época não tem o que falar. Antigamente tinha música, compositores e cantores. Antigamente o homem queria dançar ele chegava na mulher e perguntava: quer dançar? Ela respondia se queria ou não. Chamavam um não de: toco ou tábua. Quando alguem dançava bem todos queriam dançar com aquela pessoa, porque dançar com quem não sabe o ritmo da música se perdia.

vilmasoaresruiz
Автор

Tudo que é muito intenso não se sustenta por muito tempo! Parabéns a todos eles pelo grande legado deixado!

maurocezarostakio
Автор

Sou do tempo do início dos Beatles, jovem guarda no Brasil, Creedence Clearwater Revival e várias bandas de rock. Simpatizei bastante com o Creedence e este, foi o único conjunto de rock que gravei músicas em K-7, através de um LP (Long Play}. Até hoje, ouço este excelente e maravilhoso que foi o conjunto. Obrigado pelo documentário.

josevicentebittencourt
Автор

Ganância, vaidade e poder, munição que destrói qualquer império.

jorgelucas
Автор

Eu só descobri o Creendence por causa de um disco que meu pai ganhou quando comprou um toca disco da Aiko nos anos 80. Hoje tenho 58 anos e guardo com carinho essa relíquia.

lucianatargino
Автор

Marcou época! Foi maravilhoso ter vivido e escutado suas músicas. Saudades! 👊🎸🎼

gilbertomatter
Автор

QUANTAS MÚSICAS TOQUEI EM MEUS BAILES DE GARAGENS E DEPOIS EM SALÕES, LENTAS OU QUENTES EU AS AMO TODAS QUAL DELAS ERA A MELHOR...SEMPRE DISSE QUE TODAS FAZIAM O GOSTO NOS BAILES E DANÇAVAM AGARRADINHOS OU SOLTOS, ERAM BONS TEMPOS...

pascoalnadador
Автор

Quando ouvi pela primeira vez Have You Ever Seen the Rain e Hey Tonight, logo fiquei doidão. Estou doidão até hoje com essa banda.

rmr
Автор

Sou fã da banda, pra mim uma das melhores de todos os tempos!
Parabéns ao canal por trazer essa história fantástica, do inesquecível Creedence!!!

crhonorato
Автор

Tempo bom, tempo das festinhas "americanas". As meninas traziam os salgadinhos e os rapazes os runs para fazer os "cuba libres" e dançávamos abraçadinhos e quase não nos movíamos. Quantos romances surgiram assim...

marioceliomiranda
Автор

Uma das maiores bandas de todos os tempos! Cresci ouvindo a música desta incrível banda. Bons tempos. ❤❤❤

Luci