Dores Após Cirurgias de Correção de Hérnia Inguinal – Dr. André Mansano Tratamento da Dor.

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, o Dr. André fala sobre as Dores Após Cirurgias de Correção de Hérnia Inguinal, que felizmente não são frequentes, mas também estão longe de serem raras.

Como ocorre a cirurgia de correção de hérnia?

Embora existam várias técnicas, na maioria das vezes realizamos uma incisão na região onde a hérnia ocorreu e fixamos uma "tela" para sustentá-la. Ela pode ser fixada com pontos ou com algum outro dispositivo médico.

Porém, nesta região existem dois nervos importantes: o Nervo Ilioinguinal e o Nervo Iliohipogástrico.

Ocasionalmente, os pontos dados podem pressionar o Nervo Ilioinguinal, ou a própria tela em si pode provocar essa compressão. Em casos mais raros, o próprio cirurgião pode cortar o nervo sem querer, ou então a manipulação dos tecidos pode provocar a formação de uma fibrose nessa região.

Fibroses são cicatrizes que ocorrem na região manipulada pela cirurgia e, dependendo da proximidade com o nervo, podem comprimi-lo ou dificultar a irrigação sanguínea no local, o que pode causar bastante dor.

Esses nervos são responsáveis pela sensibilidade da pele e dos músculos da região, da parte interna da coxa e da região do escroto nos homens e dos grandes lábios nas mulheres. Então, o acometimento desses nervos podem provocar dores nessas regiões, frequentemente do tipo queimação, e eventualmente formigamento e dormência.

Em casos mais graves, os pacientes referem uma sensação que nós chamamos de Alodinia, que é a dor ao simples toque na pele.

O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente, relacionando o tempo entre a realização da cirurgia e o início, a localização e as características da dor. Usualmente, nós fazemos um exame de ultrassonografia para detectar se há fibrose próxima à região desses nervos.

O tratamento, então, sempre vai desde aquilo que é mais simples para aquilo que é mais complexo, daquilo que oferece menos risco para aquilo que oferece mais risco.

Inicialmente, utilizamos medicamentos da classe dos anticonvulsivantes, que têm a propriedade de estabilizar neurônios que causam convulsão e também a propriedade de estabilizar neurônios que causam dor neuropática.

Os medicamentos mais utilizados são a Pregabalina, Gabapentina, Carbamazepina, Oxcarbazepina.

Quando os medicamentos não resolvem o problema, partimos para os procedimentos intervencionistas, dos quais as infiltrações guiadas por ultrassonografia são as mais comuns.

Neste procedimento, que não requer internação, localizamos a região dos nervos, e com a ajuda da ultrassonografia, guiamos agulhas ao redor dos nervos comprimidos. Injetamos substâncias anestésicas e anti-inflamatórias para diminuir a inflamação e tentar separar os nervos da região de fibrose que os comprime, chamando isso de hidrodissecção.

Nos casos em que as infiltrações não trazem alívio a longo prazo, evoluímos para a Crioablação.

Neste procedimento, colocamos agulhas guiadas pela ultrassonografia e, com o paciente sob sedação, colocamos um probe ligado a um gerador, criando uma bola de gelo na ponta do probe que congela o nervo, diminuindo os impulsos dolorosos.

Nos casos mais graves, nós podemos utilizar as técnicas chamadas de Neuromodulação.

Temos três exemplos principais: a estimulação medular, a estimulação dos gânglios da raiz dorsal e, mais recentemente, a estimulação do próprio nervo periférico, o próprio nervo que está lesionado.

Também não descartamos de forma alguma, nos casos muito mais graves, a necessidade de mais uma abordagem cirúrgica. Isso acontece principalmente quando há material cicatricial extremamente denso e espesso, que comprime o nervo. Nesses casos, é necessário avaliar a relação custo-benefício para uma tentativa de descompressão cirúrgica do nervo.

Você pode se interessar:
Saiba se você tem dor neuropática.

Dor neuropática tem cura?

Tratamento da neuropatia diabética dolorosa

Acompanhe pelo Instagram:

Acesse o nosso Site:

Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:

Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo – SP.
__
#hernia #neuropatia #dorintensa
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vou deixar meu relato, pois me servi de muitos relatos. Fiz cirurgia hérnia inguinal bilateral com corte, mas minimamente invasiva uma técnica de corte muito pequeno com tela moderna tipo estend da Johnson. Anestesia local com sedação, foi dia 26 /09 / 24, hoje faz 20 dias, a cirurgia iniciou as 7h. E aí meio dia recebi alta. Não tive problema, exceto constipação, não constumava tomar água, então fiquei 3 dias com intestino preso, isso incomoda um pouco. Então recomendo tome água, hidrate bastante, alimentação saudável e dieta pra quem vai fazer cirurgia. Uma cueca apertada ajuda bastante na compreensão do escotro, claro que nos primeiros dia é bem desconfortável, mas é um cirurgia né, mas bem vencível no segundo dia a melhora foi substancial depois no quarto dia q soltei o intestino foi um alívio....kkk. Matei o banho 3 dias, não queria molhar o local, hoje estou praticamente vida normal sem atividade física é claro, mas serviço doméstico e de casa bem tranquilo, voltei a dirigir no 7 dia, carro automático, com cuidado, o ruim é entrar e descer não é dirigir, claro em ruas emburacadas o carro vai balançar, escada no início degrau por degrau, no terceiro dia já fazia quase tudo, mas em câmera lenta com cuidado pra não ter nenhuma intercorrência. Nem e bom ficar muito na cama o intestino não funciona, movimento devagarinho. Para soltar intestino tomei a medicação prescrita pelo médico e bastante água. Aprendi algumas coisas, mas a mais importante é que temos que tomar água sempre, tenho 70 kg. Então 30 ml por kilo já deu 2litros. É muito difícil acostumar era um camelo, mas estou mudando. Minha hérnia surgiu em julho de 2024, fiz particular paguei no cartão de crédito, deu tudo $ 8 mil, a clínica foi nota dez, tipo excelência, sou de Porto Alegre, tenho 65 anos, resolvi não esperar pelo SUS, como tinha condições fiz, mas o SUS TB é bom, mas o particular acho pra quem pode é melhor, operei o qto antes, usei cinta antes de operar por 4 semanas ajudou muito, depois q operei a clínica me fez usar um sunga justa por 4 dias, tenho alguma pequena queimação e um testículo um pouco dolorido, inchado nos primeiros dias a região abaixo dos cortes e agora quase zero. Tirei os pontos no 8 dia. Medicação foi aquela básica na primeira semana. Cuidei da alimentação nos primeiros dias, agora estou a vontade. Não tomo álcool e não fumo, sexo dei um tempo até pq já não sou mais aquela coisa toda...kkk desculpa o alongamento. Boa sorte a todos e façam sem medo é dois palitos.

LuisMachado-bj
Автор

Venho deixar meu relato aqui para tranquilizar quem procura por videos pra saber mais sobre a cirurgia, pois diz a mensma coisa e fiquei apavorado vendo os relatos, porem comigo surpreendemente estou super bem. Fiz a minha inguino escrotal na sexta-feira, hoje completa 5 dias e posso dizer que estou 60 % recuperado. So incomodo ao sentar e levantar. Nao senti dor alguma apos o efeito da anestesia passar. Somente mantive a dieta leve e muita água. Caminho de forma lenta, mas nao fico o tempo todo deitado. Em fim, cada organismo vai reagir de dorma diferente. Me deram 10 dias se afastamento, nesses videos vi que teve pessoas que pegaram 3 meses e ainda sentem incomodo. Por isso confiem em Deus e siga as recomendações que nao tem como dar errado. Ah a minha doi um corte acima da virilha, com 9 pontos que estão bem secos, nem o curativo se faz necessário, somente limpeza e manter arejado.

otaciliosilvabarbara
Автор

Amanhã 17/8/23 por essa hora 09:30 estarei operando 2 hernias inguinais.
Confio em Deus e nos profissionais que farão a cirurgia.
Conheço o Cirurgião e confio nele que é um homem de Deus.
Abraço

jlmbaez
Автор

FoI apresentado necessidade acompanhamento evidência de INGUINODINIA....e encaminhado para avaliação e conduta....

rogeriovieira
Автор

Parabens Doutor.
Muito boa explicação.
Agora estou mais tranquilo e sei que vou continuar com a dor, que começou agora, 10 dias pos operatório.
Mas pelo menos sei que não é fracasso da cirurgia

marcomartins
Автор

Eu fiz a minha bilateral
Estou no meu terceiro dia, nao doi nada quando estou deitado, mas meu amigo quando vc tenta se levantar ou tem tosse vc vai no céu e volta para a terra, Deus é mas, tem uns colegas que ficou com essa dor mas de 10 dias

Rodrigo-ilys
Автор

Estou no décimo quarto dia da minha cirurgia. A melhora vem aos poucos, no início o incomoda é o local onde é feito o corte . A minha foi aberta por isso o incomodo é maior, mas passa, tudo na vida passa . Boa sorte pra quem pretende operar e digo não é bicho de sete cabeça.

marcosmaciel
Автор

Dr. André, como está? Obrigado pela informação estarei realizando o procedimento essa semana aqui em Lisboa no hospital Santa Maria. Estou com uma hérnia inguinal há 11 meses, só agora criei coragem para procurar ajuda médica. Trabalho com natação e judô. Espero poder retornar aos treinos o mais rápido possível, já que tenho 47 anos.

racra
Автор

Fiz cirurgia 10.09.23 e tive uma boa recuperação. Na primeira semana de janeiro fiz um esforço e senti uma dor aguda e após o incômodo uma dor foi aumentando ate procurar ajuda nos pronto socorro....tenho retorno com cirurgião 05.01.24 e foi feito os ultrassonografia testículo da cirurgia e uma tomografia e nada foi constatado. Um dos técnicos suspeita que a tela deve estar precionando algum nervo.

rogeriovieira
Автор

Estou pedindo socorro mais vai dar tudo certo se Deus quiser eu voltar vencer Maia uma sirugia

renatoestrelaeestrela-jdmh
Автор

Fiz minha cirugia a 9 dias, após operatórios ruim doir muito passei 3 dias ruim, mais hoje graças a Deus tô melhor as dores diminuiu muito ja estou caminhando bem devagarzinho, minha hérnia foi hérnia inguinal direto.

alexdasilva
Автор

Fiz a minha hérnia inguinal direta a direita por corte com colocação da tela… fazem 19 dias… até hoje sinto dores… toda a região da virilha, e pênis esta super sensível, até o toque da roupa doi… retornei no médico de receitou pregabalina 75mg por 30 dias comecei a tomar ontem… fiquei tonto e muito sonolento… vou insistir na medicação e ver oq acontece… volto aqui pra relatar quando eu fizer 30 dias pós cirurgia

thalesizidio
Автор

Parabéns pela ajuda ao explicar muito bem!

raimundobrasil
Автор

Fiz a cirurgia a duas semanas, minhas dores e na perna direita do lado da hérnia, a dor é como se estivesse formigando e queimando, musculo do lado de fora da coxa, me passaram a gabapentina 300 mg uma x a noite antes se dormir, espero que passe essa dor, obrigado Dr pela aula

erickrodrigo
Автор

Gostei da explicação. Muito obrigado Dr.

antonioeustaquio
Автор

Parabéns pelo vídeo Dr. André. Em poucos minutos contou toda minha história após herniorrafia bilateral. Tenho diagnóstico de Inguinodinia / Alodinia, e estou a um ano e meio com fortes dores na pelve, queimação e muitos choques. Detalhe, houve lesão dos dois lados. Ainda não consegui tratamento adequado. Tive um orçamento extremamente caro e não consigo pagar, para tentar crioablação. Uma luta que esta impactando na qualidade de vida. Toda roupa com elástico foi extinta do guarda roupa. Tenho 56 anos e hoje uso suspensório e não posso fechar a roupa.

Andre_Luis_Conc
Автор

Parabéns DRT: quê Deus te ilumine sempre 💥, bom de aprender contigo!.

IsaiasPedrosadasilva
Автор

Muito obrigado pela explicação muito boa já faz um bom tempo Ms valeu

LuziaFlora-zr
Автор

Muito boa essa explicação, me deixou mais tranquilo.

moisesnunespereira
Автор

Fiz a cirurgia. Hernia inguinal do lado direito. Anestesia e hack. 12 horas de internação até alta. Em casa, bem dolorido o local pós cirugia.

gtvo