A HISTÓRIA DA AVENIDA RIO BRANCO | EDUARDO BUENO

preview_player
Показать описание
Uma avenida inaugurou um novo Brasil: a Avenida Central. Aberta em 1906, depois de um bota-abaixo que desalojou cerca de quatro mil pessoas, a avenida trouxe progresso, luz e civilização ao Rio de Janeiro. E, como resultado, mandou milhares de pessoas para as favelas nos morros.
Acompanhe neste episódio sobre a Avenida Rio Branco, no Não Vai Cair no ENEM.

#AvenidaCentral #RiodeJaneiro

| COMPRE OS LIVROS DE EDUARDO BUENO |

• Coleção Brasilis - Eduardo Bueno - Sextante:
• A Viagem do Descobrimento - Eduardo Bueno - Sextante:
• Náufragos, Traficantes e Degredados - Eduardo Bueno - Sextante:
• Capitães do Brasil - Eduardo Bueno - Sextante:
• A coroa, a cruz e a espada - Eduardo Bueno - Sextante:

| INSCREVA-SE |

| TORNE-SE MEMBRO DO CANAL|

| PUBLICIDADE, PALESTRAS E PEÇA “NÃO VAI CAIR NO ENEM” |

| SIGA-NOS |

| BIBLIOGRAFIA DO EPISÓDIO A HISTÓRIA DA AVENIDA RIO BRANCO | EDUARDO BUENO|

• Álbum da Avenida Central - Marc Ferrez
• Avenida Rio Branco - Um Século Em Movimento - Eduardo Bueno
• O Rio de Janeiro do bota - abaixo - Antonio Bulhões.
• Pereira Passos: um Haussmann Tropical - Jaime Larry Benchimol
• Brasil, Uma história - Eduardo Bueno

Ficha técnica:
Roteiro: Eduardo Bueno
Produção: Letícia Pacheco
Fotografia: Beto Thomé
Som: Juny Santana
Edição: Laís Dantas e Nathalia Silva
Motion Graphics: Nathalia Silva
Pesquisa iconográfica e Direção de Conteúdo: Eduardo Bueno
Direção de Cena: Juny Santana e Paulo Pessanha
Formato: Marcelo Madureira e Vinícius Tamer

Produção Executiva: Flocks
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Passei pra desejar um "vive la france a todos"!!!

genebildoo
Автор

Puta merda, amo esses aspectos históricos ligados a urbanismo e arquitetura, parabéns!

DarkNoble
Автор

A destruição desses prédios históricos foi um crime que aconteceu em todo o país, mas no caso do Rio foi mais absurdo ainda.

E não vejo nenhuma contradição em alguém que ajudou a construir aquela cidade medonha chamada Brasília mandar derrubar o Palácio Monroe.

cahegm
Автор

Visitei a Escola Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional quando fui ao Rock in Rio ano passado, e certamente são edifícios que me impressionaram bastante.

samuelengel
Автор

Seria interessante um vídeo sobre a avenida paulista.

kelvinrodrigues
Автор

O pouco que consumi de informação sobre o Lúcio Costa é que ele foi um indivíduo que sacrificava tudo em prol do que ele achava que era bom. Isso é reflexo da escola da qual ele se identificava, por acaso, um dos projetos do Le Corbusier era de transformar o centro de Paris com arquitetura modernista, porque ele achava todas aqueles prédios clássicos horríveis, o que é toda a história que atrai turistas e que é de certa maneira a identidade da cidade. No caso do Lúcio, o tempo mostrou que suas concepções de funcionalidade e o que era bom, falsas, alguém que só idealizou uma experiência de usuário que não existiu de verdade. E no fim ficamos com uma cidade excludente e sem o Palácio Monroe.

barbaraliana
Автор

Gastei muita sola de sapato ( como office boy ); nos anos 70, naquela Avenida Rio Branco, entrando e sindo de bancos, altos edifícios, etc. Naquela época eu odiava tudo aquilo, hoje... sinto saudade!

robertoguimaraes
Автор

Para incrementar a atmosfera parisiense, Pereira Passos importou pardais da França, pássaros "mais elegantes". Só que aqueles bichos cinzentos, que não cantam, acabaram se revelando uma praga que praticamente acabou com as aves coloridas e canoras que viviam no Rio e se espalhou por boa parte do Brasil.
Quanto ao Palácio Monroe, durante a construção do metrô foi feito um desvio caríssimo para não abalar a estrutura do prédio. Mas logo depois da obra o "presidente" Ernesto Geisel autorizou a demolição. A curva mais cara do mundo na época não serviu para nada.

icalado
Автор

Vamos varrer o povo para longe!!

E aí vem a foto que é emblemática disso!!! Com prefake e tudo! Sensacional!!!

EletroRafaVideo
Автор

No departamento de cartografia da prefeitura do Rio existem documentos da construção da Avenida central com desenhos de todos os prédios construídos. Eu tive o prazer de conhecer estes documentos com o Dr. Reis, que deveria ser filho do arquiteto e engenheiro que participou da construção. Vale a pena conhecer, se já não surrupiaram estas preciosidades.

jacquescardeman
Автор

Quem conheceu e andou pela Avenida Rio Branco e arredores até os anos 50 sabe como era maravilhos. Naquela época, as pessoas passeavam tranquilas aos domingos no Centro. Tudo limpo, sem trombadinha, assaltos ou qq tipo de violência. Os logradouros eram lavados - isso mesmo: lavados! . Os homens de ternos e as mulheres na última moda, tudo bonito. O Rio era uma festa! " Agora, distante, só resta saudade: "Foi um Rio que passou em minha vida, que meu coração se deixou levar!" .

cgribl
Автор

É nessas horas que fico impressionado quando percebo como o universo da um jeito pra se equilibrar.
Enquanto tem gente enchendo a cabeça de merda, e uns inclusive pagando para terem a cabeça enchida de merda pelo Brasil Paralelo, aparece esse canal simples, elegante e maravilhoso, que felizmente leva história a sério. Pode-se dizer até que este é a alternativa saudável àquele lá.
Espero muito que esse canal cresça e apareça ainda mais.

Parabéns pelo trabalho, e sucesso!

Joaoxorubatsu
Автор

Que trilha sonora magnífica. Noel Rosa e Demônios da Garoa. Sou gaúcho de igrejinha, mas amo de coração cartola, noel rosa, nelson Gonçalves, Adoniram Barbosa... Sem se esquecer é claro de Noel Guarany e Jayme Caetano Braun.

amendoimegabrielwallauer
Автор

O Monroe foi derrubado por vingança pessoal do Geisel com o arquiteto que projetou o palácio, e seu nome não me recordo.

joseluizfariasantos
Автор

Eduardo Bueno é o tio cheio das curiosidades que eu nunca tive.

AlyssonAugusto
Автор

Fala sobre a exposição nacional de abertura dos portos de 1908

otavioalves
Автор

meu irmão boa noite sou de Salvador comecei a assistir seu canal depois dos contos de canudos, e depois disso fiquei sendo fã de seu canal se o senhor professor não acredetita em Deus eu falo mesmo assim Deus de abençoe.

santosreis
Автор

PQ ESSE VÍDEO NÃO ESTÁ NO EM ALTA????
CANAL MARAVILHOSO!

Lucas_Machado
Автор

Sobre a demolição do Palácio Monroe, posso informar que o Metrô já estava construído antes da demolição. Como estudante de engenharia na época visitei, junto com a minha turma, a obra, que exigiu técnicas modernas e caríssimas, justamente para preserva o palácio. Sabe-se lá porque, posteriormente o palácio foi demolido.

reynaldohenriques
Автор

achei até que ele estava falando sobre os jogos olimpicos 2016... naquela parte de enxotar os pobres, demolir casas humildes e tapar o sol com a peneira...

paschoaldefelippo